O período de quarentena pode ser um grande desafio, sobretudo para os casais. Quer já atravessassem uma fase de problemas antes, quer não haja grandes desentendimentos, a verdade é que passar dias inteiros na companhia um do outro pode trazer resultados negativos. Veja-se o caso da China, onde o número de divórcios aumentou bastante desde o aparecimento do coronavírus.

Mas há solução. De acordo com a terapeuta de casais e família, e terapeuta sexual clínica certificada, Lisa Thomas, “é normal sentir-se sobrecarregada, ao não ter os limites de privacidade normais” – e é importante aceitar este facto. Posto isto, a comunicação entre o casal, acerca o tempo e espaço individual de que cada um precisa, diariamente, é essencial.

Por exemplo, diga ao seu parceiro ‘preciso de uma hora, das 7 às 8 da manhã para dar uma volta antes de começar a trabalhar’“, sugere Thomas, acrescentando que a outra pessoa terá de ter os mesmos “direitos”. Porém, tudo se pode complicar quando há crianças envolvidas. Nesse caso, a terapeuta tem algumas dicas para facilitar a convivência em família.

Crianças

Os casais têm de se sentar, de se reunir e decidir como vão lidar com as crianças“, de modo a criar uma rotina e mantê-las calmas, diz. Lisa sugere também que, se necessário, os pais decidam um horário para “trocar” a responsabilidade de supervisionar as crianças, para que o outro membro do casal consiga descansar ou realizar outras tarefas importantes.

No caso de haver filhos mais velhos, também importa que lhes seja passada alguma responsabilidade de cuidar dos mais novos. “Olhem para isto como ‘modo de sobrevivência’, no qual manter todos saudáveis é a principal prioridade“, afirma, apelando ao bom senso, já que estar em isolamento é algo necessário.

Vida sexual

“Tenho aconselhado casais a falar acerca das expectativas que têm em relação ao sexo, sobretudo se não estiverem de acordo”, afirma a terapeuta, dando, em seguida, um exemplo prático:

Esta semana, fiz terapia com um casal e o homem estava tão feliz por não ter de viajar, e esperava que ele e a mulher pudessem desfrutar de rapidinhas durante o dia e fazer sexo todas as noites. A mulher sentia-se muito sobrecarregada com a responsabilidade de ter de tomar conta de três crianças que não estão a ir à escola, preparar as refeições para a família e estar disponível fisicamente para o marido, dia e noite. Ela estava exausta“.

Conclusão? Durante a consulta, ficou decidido que teriam sexo três noites por semana e o marido teria de respeitar os limites da companheira. Além disto, esta pediu para que este participasse mais no que toca a cuidar dos filhos e a preparar as refeições – e este ficou feliz por fazê-lo. Dias depois, revelaram à terapeuta ter notado uma grande diminuição na tensão existente no relacionamento.

Resumindo, falar abertamente com o outro sobre as expectativas que têm, partilhar sentimentos e chegar a acordos é, muito provavelmente, o modo mais eficaz de conseguir uma tranquila convivência durante a quarentena.

Estávamos à beira do divórcio. E agora?

Tendo em conta o modo drástico como tudo mudou, a terapeuta aconselha a que, para já, os processos legais fiquem em “pausa” e que o casal fale para que cada um consiga respeitar o espaço do outro, por exemplo, através da permanência em zonas diferentes da casa.

Discutir pode escalar para a violência, portanto esta não é solução. Conversem calmamente e, se não resultar, experimentem enviar mensagens ou e-mails um ao outro, de modo a não terem a necessidade de falar cara a cara“, sugere.

Caso nenhuma destas seja a solução ideal, Lisa aconselha a que procurem um terapeuta disponível para realizar consultas virtuais – a grande maioria tem aderido a este modo, dadas as circunstâncias -, para que consigam obter conselhos direcionados à respetiva relação.

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

Casais problemáticos partilham estas características

Pesquisas identificam padrão em relações com futuro incerto.

Comportamento

Advogada elege as 5 razões mais comuns para o divórcio

Curiosamente, a traição não é uma delas.

Comportamento

Atenção: isto é o que deve saber sobre o divórcio... antes de casar

Não queremos ser desmancha-prazeres, continuamos a acreditar no amor. Mas há questões em que não queremos sequer pensar quando estamos apaixonadas e que são importantes para não nos deixarmos ir às cegas onde nos leva o coração.

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel