
Durante muito tempo, perpetuou-se a ideia de que os homens eram os únicos que conseguiam adormecer imediatamente após o sexo. No entanto, parece que as coisas não são bem assim.
Um estudo recente, publicado na revista científica “Evolutionary Behavioral Sciences”, contou com a participação de 296 estudantes universitários (128 mulheres e 98 homens) e concluiu que, afinal, elas relatavam uma maior probabilidade de adormecer após um encontro sexual ou momentos de intimidade a dois comparativamente ao sexo oposto.
“A sonolência pós-copulatória também foi aumentada pelo orgasmo em mulheres e homens. No entanto, com ou sem orgasmo, as mulheres eram mais propensas do que os homens a relatar adormecer após o sexo”, disseram os autores deste trabalho da State University of New York at Albany, nos Estados Unidos.
No que à masturbação diz respeito, não há evidências de diferenças sexuais nas suas propriedades sedativas. Estes resultados contrariam um estudo anterior sobre o tema, que não encontrou diferenças na qualidade ou latência do sono entre homens e mulheres quando o sexo com um parceiro envolvia um orgasmo.