Ele é brilhante! E ela… nem por isso. Isto segundo um estudo recente da Universidade de Nova Iorque, publicado na revista científica “Journal of Experimental Social Psychology”, que mediu percepções globais ligadas ao género.

Os resultados revelam que adultos e alunos do primeiro ciclo em 79 países vêem os homens como sendo brilhantes numa escala muito superior comparativamente às mulheres. Sem surpresas, as implicações desta realidade têm um grande impacto no campo profissional. “Os estereótipos que retratam o brilhantismo como uma característica masculina têm a probabilidade de travar a progressão das mulheres num espetro amplo de carreiras de prestígio”, diz Daniel Storage, autor principal deste trabalho.

“Perceber a prevalência e magnitude deste estereótipo de género e brilhantismo pode informar futuros esforços para aumentar a equidade de género no panorama profissional”, acrescenta Andrei Cimpian, coautor do estudo. Numa investigação anterior, o professor assistente de Psicologia na Universidade de Denver concluiu que as mulheres estão pouco representadas em carreiras que requerem altos níveis de perceção de genialidade como, por exemplo, na áreas das ciências e das tecnologias, porque não são vistas como detentoras de talento intelectual bruto ao mesmo nível que o dos homens.

Curiosamente, a maioria dos participantes afirmou que não acredita que os homens sejam mais inteligentes do que as mulheres. Contudo, as mentalidades revelam o contrário. A isto chama-se ‘estereótipo implícito’, ou seja, uma suposição automática sobre género e inteligência. Para identificá-la, os investigadores recorreram a um teste de associação implícita, no qual os inquiridos categorizaram imagens e palavras que passavam rapidamente, revelando assim as suas associações implícitas. Os resultados foram consistentes em cinco estudos.

Palavras-chave

Relacionados

Beleza e Saúde

O mundo é um lugar estranho, portanto experimentei fazer Reiki — e acabei em lágrimas

Aqui, a cura faz-se pelas mãos e, mesmo sem toques, é impossível não nos sentirmos tocados por esta experiência libertadora.

Inspirações

10 inventoras negras que tornaram as nossas vidas bem mais fáceis

Sem o espírito de inovação e de empreendedorismo de cada uma destas mulheres, estas 10 invenções poderiam nunca ter existido.

Inspirações

Sarah Nicole Landry: uma escritora que se libertou da prisão da imagem

Na página de Instagram desta influencer, não há estrias, peles flácidas ou 'furinhos' de celulite que fiquem por mostrar. Tudo em nome do amor-próprio.

Mais no portal

Moda

10 artigos da Zara que vão arrasar em qualquer destino de férias

Estes visuais prontos a usar prometem fazer furor nos seus dias de descanso.

Comportamento

Como lidar com a frustração sexual?

Existem várias causas para a insatisfação com a vida íntima, que pode afetar a qualidade de vida em geral.

Moda

Saiba como fazer uma mala de férias sem complicações

No episódio de hoje da rubrica Imagem de Sucesso, deixo algumas dicas para escolher os derradeiros essenciais de viagem.

Moda

Encontrámos as Havaianas perfeitas para dar brilho ao verão

Se é fã da famosa marca brasileira e gosta de dar um toque de brilho a tudo o que faz, vai delirar com esta novidade.

Lifestyle

6 dicas para viajar de carro tranquilamente com crianças

"Estou com fome! Quanto chegamos? Preciso de fazer xixi!" Viajar com crianças durante um longo período de tempo pode ser um verdadeiro pesadelo.

Beleza e Saúde

Afinal, o que é uma "depressão de baixo grau"?

Recentemente, Michelle Obama fez um desabafo sobre a sua saúde mental. Entenda o que se passa com a antiga Primeira-dama dos Estados Unidos.

Celebridades

Michelle Obama admite que sofre de uma "depressão de baixo grau"

A pandemia aliada a todo o clima de tensão que se vive nos Estados Unidos afetou a saúde mental da antiga Primeira-dama do país.

Celebridades

Daisy Coleman, de documentário da Netflix sobre abuso sexual, morre aos 23 anos

O caso da jovem, que se tornou uma defensora das vítimas de violação, é retratado numa série documental do serviço de streaming.

Lifestyle

Estes podem ser os motivos para continuarmos a ver filmes para adolescentes

Sim, tenho mais de 30 anos e por vezes vejo (e revejo) filmes com histórias para adolescentes. Mas sei que não sou a única!

Celebridades

O interior do frigorífico de Selena Gomez revela muito sobre a cantora

A estrela norte-americana mostrou o que armazena neste eletrodoméstico, bem como no congelador.

Beleza e Saúde

5 produtos de skincare que testei há um ano e agora fazem parte da minha rotina

O mais barato custa menos de 3 euros.

Moda

Criei 5 visuais diferentes com uma peça de roupa que todas temos no roupeiro

Por vezes - e falo por experiência própria -, só precisamos de um pouco de originalidade para não nos cansarmos daquilo que vestimos.

€2,95 por edição 20% desconto  

Assine já!

Papel