Independentemente do estado civil, a frustração sexual não é divertida — ou algo que devam ser ignorado. 

Satisfazer o desejo sexual pode e deve ser uma prioridade, uma vez que os especialistas o associam à qualidade de vida em geral. Portanto, se sente algum desequilíbrio a esse nível, deve começar por identificar o problema (e como resolvê-lo).

Mas, antes de mais, é importante definir o que é frustração sexual. Tal como o nome indica, faz referência a quaisquer sentimentos de insatisfação com o estado atual da vida íntima, explica a sexóloga Shamyra Howard ao site da revista “O, The Oprah Magazine”.

“Ocorre quando as experiências sexuais que quer não estão alinhada com as que tem”, acrescenta. “A maioria das pessoas — independentemente do género, da sexualidade ou do estado civil — vão sentir frustração sexual em algum momento da vida”.

Quais são os sintomas?

As pessoas sentem e exibem sintomas de frustração sexual de formas diferentes. Por exemplo, algumas perdem o interesse no sexo e recusam-no sistematicamente, explica Howard, enquanto outras podem procurá-lo mais (potencialmente com alguém que não é o parceiro) ou decidem masturbar-se quando, na verdade, preferiam ter sexo. Podem até surgir sintomas de depressão, e as oscilações de humor também são comuns.

Para ajudar a identificar como se sente, a sexóloga Jessica O’Reilly sugere um exercício à revista “O”: Questione-se sobre o porquê de fazer sexo. “Que benefícios retira, e como se sente antes, durante e depois?” pergunta. “Esses sentimentos são esmagadoramente positivos, neutros ou negativos?” Se as respostas estiverem mais entre os territórios neutro e negativo, talvez se sinta um pouco (ou muito) frustrada.

Como lidar?

Isto é algo que deve ser feito com muito cuidado e consideração, tanto por si como pelo seu parceiro. O primeiro passo deve ser identificar a causa da frustração, começando por excluir problemas de saúde e efeitos secundários de fármacos/suplementos.

De seguida, fale com o seu companheiro. “Muitas pessoas fazem sexo, mas raramente falam sobre isso. Crie uma linha de comunicação aberta para discutir o que funciona e o que gostaria de mudar“, aconselha a sexóloga Shamyra Howard.

A partir daí, talvez tenha de mudar a forma como vê o sexo. “A frustração muitas vezes resulta de cenários que não vão de encontro às expectativas, mas é importante sublinhar que quando tem um desenlace específico em mente, pode estar a sabotar-se”, diz O’Reilly. “Uma forma específica de evitar a frustração sexual é explorar o prazer pelo prazer, e não com foco num objetivo específico”.

Se é solteira em tempos de pandemia…

Com ou sem parceiro, não tem de ser abstinente. Se a sua frustração sexual se deve à falta de contacto íntimo, a solução passa (literalmente) pelo amor-próprio.

“Masturbe-se, saia em encontros românticos consigo mesma e dê valor a todas as coisas em si que quer que um parceiro valorize“, diz Howard. Jessica O’Reilly concorda: “Muitas vezes, queixamo-nos de que estamos sexualmente frustrados, como se lidar com os nossos sentimentos fosse a responsabilidade de outra pessoa”, acrescenta. “Cada um de nós é responsável pela própria realização sexual… Cabe-nos decidir o que funciona”.

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

9 coisas que acontecem ao corpo (e à mente) quando deixamos de fazer sexo

Do estado de espírito ao risco de doenças, a falta de sexo pode afetar ambos.

Comportamento

5 mitos e verdades sobre sexo oral... esclarecidos

Estas são as cinco coisas que todas as mulheres devem saber.

Comportamento

13 tipos de orgasmos que as mulheres podem ter

Em honra do Dia Nacional do Orgasmo, que se assinala a 31 de julho, exploramos este aspeto tão importante da sexualidade feminina.

Mais no portal

Beleza e Saúde

Com esta solução, acabaram-se as idas ao cabeleireiro

Testei dois produtos cujos resultados são dignos de profissional. E quem não quer ter um "cabeleireiro" na própria casa?

Beleza e Saúde

10 formas de fortalecer a nossa saúde em menos de um minuto

Confira estas dicas eficazes (e rápidas) que devem fazer parte da sua rotina.

Lifestyle

Chegou uma nova padaria virtual com pão artesanal

O pão é feito com farinhas de moleiro através de massa-mãe e fermentação longa.

Moda

Silhuetas 'oversize e gráficos' estampados em destaque na nova coleção Billie EilishXBerska

A coleção que os fãs da cantora não vão querer perder.

Celebridades

Gigi Hadid anuncia nascimento da filha com fotografia ternurenta

A modelo revelou ainda quando deu à luz.

Beleza e Saúde

11 sinais de que está com deficiência de vitamina B12

Fadiga? Irritabilidade? Conheça estes e outros sintomas que o seu organismo pode apresentar.

Celebridades

Emily Ratajkowski acusa fotógrafo de a assediar quando tinha 20 anos

Desde que a modelo revelou a história ao mundo, uma outra celebridade diz ter vivido um episódio semelhante com a mesma pessoa.

Lifestyle

Clube do Livro Finanças de A a Z: "A Poupança no Feminino"

No novo episódio da rubrica Finanças de A a Z estreio um espaço mensal onde vou deixar algumas sugestões de livros úteis para a educação financeira de miúdos e graúdos.

Lifestyle

Livro da semana: "A Quinta" inspira-se nos sacrifícios que mulheres fazem pelos que mais amam

Um livro de Joanne Ramos, publicado pelas Edições Saída de Emergência.

Moda

Nova marca de moda sustentável chega ao Porto

A aposta é na seda e no tingimento natural.

Inspirações

Alba Batista e a beleza interior: "reflete-se no olhar"

A atriz é a estrela da produção de capa da ACTIVA de setembro.

Beleza e Saúde

Nutrição: 5 mitos que podem estar a arruinar a sua saúde

Saiba como adotar uma dieta mais "descomplicada".