Independentemente do estado civil, a frustração sexual não é divertida — ou algo que devam ser ignorado. 

Satisfazer o desejo sexual pode e deve ser uma prioridade, uma vez que os especialistas o associam à qualidade de vida em geral. Portanto, se sente algum desequilíbrio a esse nível, deve começar por identificar o problema (e como resolvê-lo).

Mas, antes de mais, é importante definir o que é frustração sexual. Tal como o nome indica, faz referência a quaisquer sentimentos de insatisfação com o estado atual da vida íntima, explica a sexóloga Shamyra Howard ao site da revista “O, The Oprah Magazine”.

“Ocorre quando as experiências sexuais que quer não estão alinhada com as que tem”, acrescenta. “A maioria das pessoas — independentemente do género, da sexualidade ou do estado civil — vão sentir frustração sexual em algum momento da vida”.

Quais são os sintomas?

As pessoas sentem e exibem sintomas de frustração sexual de formas diferentes. Por exemplo, algumas perdem o interesse no sexo e recusam-no sistematicamente, explica Howard, enquanto outras podem procurá-lo mais (potencialmente com alguém que não é o parceiro) ou decidem masturbar-se quando, na verdade, preferiam ter sexo. Podem até surgir sintomas de depressão, e as oscilações de humor também são comuns.

Para ajudar a identificar como se sente, a sexóloga Jessica O’Reilly sugere um exercício à revista “O”: Questione-se sobre o porquê de fazer sexo. “Que benefícios retira, e como se sente antes, durante e depois?” pergunta. “Esses sentimentos são esmagadoramente positivos, neutros ou negativos?” Se as respostas estiverem mais entre os territórios neutro e negativo, talvez se sinta um pouco (ou muito) frustrada.

Como lidar?

Isto é algo que deve ser feito com muito cuidado e consideração, tanto por si como pelo seu parceiro. O primeiro passo deve ser identificar a causa da frustração, começando por excluir problemas de saúde e efeitos secundários de fármacos/suplementos.

De seguida, fale com o seu companheiro. “Muitas pessoas fazem sexo, mas raramente falam sobre isso. Crie uma linha de comunicação aberta para discutir o que funciona e o que gostaria de mudar“, aconselha a sexóloga Shamyra Howard.

A partir daí, talvez tenha de mudar a forma como vê o sexo. “A frustração muitas vezes resulta de cenários que não vão de encontro às expectativas, mas é importante sublinhar que quando tem um desenlace específico em mente, pode estar a sabotar-se”, diz O’Reilly. “Uma forma específica de evitar a frustração sexual é explorar o prazer pelo prazer, e não com foco num objetivo específico”.

Se é solteira em tempos de pandemia…

Com ou sem parceiro, não tem de ser abstinente. Se a sua frustração sexual se deve à falta de contacto íntimo, a solução passa (literalmente) pelo amor-próprio.

“Masturbe-se, saia em encontros românticos consigo mesma e dê valor a todas as coisas em si que quer que um parceiro valorize“, diz Howard. Jessica O’Reilly concorda: “Muitas vezes, queixamo-nos de que estamos sexualmente frustrados, como se lidar com os nossos sentimentos fosse a responsabilidade de outra pessoa”, acrescenta. “Cada um de nós é responsável pela própria realização sexual… Cabe-nos decidir o que funciona”.

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

9 coisas que acontecem ao corpo (e à mente) quando deixamos de fazer sexo

Do estado de espírito ao risco de doenças, a falta de sexo pode afetar ambos.

Comportamento

5 mitos e verdades sobre sexo oral... esclarecidos

Estas são as cinco coisas que todas as mulheres devem saber.

Comportamento

13 tipos de orgasmos que as mulheres podem ter

Em honra do Dia Nacional do Orgasmo, que se assinala a 31 de julho, exploramos este aspeto tão importante da sexualidade feminina.

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.