A pandemia COVID-19 veio alterar radicalmente o quotidiano dos portugueses, tanto no trabalho como em casa, o que tem levado a uma pressão psicológica que é necessária controlar de forma a manter a mente sã.

De acordo com Vera de Melo, psicóloga presente na plataforma Doctorino, “com o isolamento e afastamento social, assistiu-se a um aumento e agravamento de sintomas como ansiedade, stress, angústia e medo.  Como tal, é essencial adotar certas atitudes, pensamentos e modos de vida que ajudem a ultrapassar esta situação, que promovam a resiliência psicológica e diminuam a probabilidade de desenvolver problemas de saúde mental na sequência desta crise. O truque é: viver um dia de cada vez e ser feliz todos os dias.”

Para manter um estado mental são durante e no pós-pandemia, a psicóloga dá cinco conselhos:

1. Aceitar que nada é permanente salvo a mudança

Há muito tempo, na Grécia Antiga, já Heráclito havia dito que nada é permanente salvo a mudança. No entanto, esta ideia é difícil de entrar nas nossas vidas e ainda mais nas nossas mentes. Mas um inimigo invisível desprovido de vida entrou de repente nas nossas rotinas e tudo que dávamos como estável alterou-se e finalmente acreditamos na inevitabilidade da mudança. Não dê nada por garantido e tenha a humildade de agradecer o que tem e a ousadia de querer chegar mais além. Tenha em mente que nada é permanente;

2. Ser paciente

Aprenda a tolerar a incerteza. Aceite que o que era para já, passou a ser para “um destes dias”. Assuma que, ainda que não tenha o controlo sobre certas coisas, tem sempre o controlo da forma como vai reagir à ausência desse controlo. A paciência traz a calma para ver tudo com maior nitidez, para saber reagir, de forma acertada, racional e responsável. Ative-a, traz consigo a serenidade, inteligência e prudência. Lembre-se que não estamos numa corrida de 100 metros, mas sim numa maratona.

3. Seja perseverante

A perseverança na nova realidade permitirá enfrentar cada desafio, de forma a que o desistir não faça parte das suas intenções. Para começar defina uma meta clara. Sem meta, não há ação, e sem propósito, não há motivação. A positividade, o sentimento de eficácia e a segurança em si próprio são ingredientes básicos para alcançar conquistas. Pratique uma abordagem positiva. Pode, no entanto, parar para refletir e ter novas perspetivas, mas evite ficar estagnado, preso na teia do desanimo e descrença.

4. Aceitar a Vulnerabilidade: Um grito de coragem

Alguém que admite a sua vulnerabilidade não tem receio de se expor, de se expressar de forma genuína, sincera, de correr riscos. A pessoa “despe-se” e revela a sua verdadeira essência. Sente-se mais forte, mais confiante em si mesma, com mais experiência, mas sobretudo maior capacidade de enfrentar dificuldades futuras. Desenvolve uma autoimagem de maior capacidade e força para lidar com futuras adversidades.

5. Foco nas soluções, não nos problemas

Tudo aquilo em que se foca aumenta de importância. Parece uma verdade básica, mas se assim fosse rapidamente nos focaríamos nas coisas certas, neste caso, nas soluções e não nos problemas. Foque-se no que realmente é importante.

Lançada no início do ano, a Doctorino é uma plataforma que permite e a marcação rápida e simples de consultas médicas, tendo, até ao momento, disponíveis cerca de 1300 profissionais especializados nas mais variadas áreas tais como clínica geral, dermatologia, fisioterapia, ginecologia-obstetrícia, terapia da fala, psiquiatria, pediatria, oftalmologia, nutrição, entre outros. Para já, é possível marcar consultas nas grandes cidades do país como Lisboa e Porto.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

#CartaBranca

Inteligência Emocional: as 11 questões que mudaram o meu dia

E que, a partir de agora, farão parte de uma rotina que não tinha até então.

Sucesso Pessoal e Profissional

Como ser feliz para sempre em apenas quatro passos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, falo sobre como podemos tomar as rédeas da nossa própria felicidade.

Diz Quem Sabe

Não se esqueça de se amar primeiro

Uma lição de autoestima inspirada numa famosa série. “Porque Carry Bradshaw teria sido uma ótima Coach!”.

Mais no portal

#VozActiva

Vera Kolodzig: "É cada vez mais importante vivermos em compaixão"

No Voz ACTIVA deste mês, a nossa protagonista de capa Vera Kolodzig fala sobre a missão de inspirar as pessoas a viverem de uma maneira mais positiva.

Nas Bancas

ACTIVA de outubro: as mulheres que são forças de mudança

A edição deste mês, com Vera Kolodzig na capa, já está nas bancas!

Celebridades

Kate regressa ao trabalho com abordagem fresca à tendência da alfaiataria

Depois de uma pausa de verão, a duquesa de Cambridge retomou os deveres oficiais com uma visita a oficias da Força Aérea Real.

Celebridades

Sofia Vergara celebra o trigésimo aniversário do filho com festa animada

A atriz foi mãe aos 19 anos e Manolo Gonzalez Vergara é o seu único filho.

Celebridades

O motivo para Morgan Freeman usar uma luva na mão esquerda

Muitos pensam que o ator teve a mão amputada ou que se trata de uma afirmação de moda, mas não é o caso.

Celebridades

Os artistas lusófonos que já se apresentaram na plataforma internacional ColorsxStudios

Carolina Deslandes fez manchetes recentemente ao apresentar o novo single "Eco", que homenageia a fadista Amália através do refrão de "Grito", neste palco global.

Saúde

Vírus que ataca plantas de feijão-frade pode proteger os pulmões do cancro metástico

A técnica preveniu, ou pelo menos minimizou, a disseminação de tumores malignos e melanoma em ratos-domésticos.

Moda

Como usar cabedal com estilo e elegância

Com o aproximar da nova temporada, é altura de tirar estas peças da gaveta.

Beleza

Cabelos: conheça as tendências fortes da nova temporada

Dos cortes aos penteados, estas são algumas das apostas fortes para os meses de outono e inverno.

Comportamento

Psicóloga recomenda estratégia de 7 passos para deixar um parceiro controlador

Neste tipo de dinâmica, uma pessoa domina ou participa na intimidação do parceiro. Pode acontecer a qualquer pessoa.

Moda

Ideias de looks casuais que exigem pouco esforço

Inspire-se nestas sugestões!

Beleza

Cabelos espetados nunca mais! Este acessório veio acabar com o problema da eletricidade estática no nosso cabelo

Há um novo acessório para secador de cabelo que elimina o encrespamento