Chegou setembro. O tão temido ou o tão adorado setembro. Esta designação depende de cada um, das suas memórias, das suas experiências passadas, e dos seus ‘mapas-múndi’. Na ‘linguagem das empresas’, este mês significa uma reentrada. Arrisco-me a dizer, como recrutadora que fui, que o mercado mexe mais em setembro do que em Janeiro.

Será que setembro também significa uma reentrada para nós, enquanto pessoas que já passaram por uma pandemia, por um possível desemprego, ou até um forte corte salarial neste ano 2020? Será que nesta fase das nossas vidas ainda conseguimos olhar para este mês com alguma esperança e alguma energia? Espero que sim. Sei que sim. Sei, porque desenvolvo projectos no âmbito do Coaching e da Mentoria com pessoas fantásticas que descobrem em si forças e brilhos que nunca pensaram ter. E, por isso, sei que consigo é igual. Antes de mais, peço-lhe que acredite em si, nas suas capacidades, e no enorme poder e capacidade que o ser humano tem de se reinventar.

A verdade é que setembro nos obriga a encarar o desconforto e o ser humano geralmente foge desse facto. Gostamos de evoluir, de crescer, mas não gostamos da consequência disso, e daquilo que esse crescimento e evolução envolvem.

Arrisco-me a dizer que setembro é o mês dos balanços e da entrada em acção, caso as conclusões desses balanços não sejam satisfatórias. Sugiro (euforicamente, confesso!) que reflitamos sobre as seguintes questões: a pessoa que sou hoje está de acordo com a pessoa que desejo ser? Estou no caminho certo? O que me diz a minha intuição? O que posso fazer já, que me ajude a chegar mais forte a este final de Setembro? Onde quero chegar relativamente ao meu percurso profissional? E no âmbito pessoal?

Como lidar então com o regresso às rotinas (possíveis, dadas as circunstâncias em que nos encontramos)? Existe um princípio que elaborei especialmente para si: o Princípio dos “5 mais”.

Seja mais e não menos. Pense positivo e não negativo. Espere o melhor, e dê sempre o seu melhor. Quando assim é, está tudo bem!

Próximas acções de formação:

Academia online de desenvolvimento pessoal e profissional – RISING ACADEMY, já a aceitar inscrições. Mais informação aqui.

Palavras-chave

Relacionados

Sucesso Pessoal e Profissional

5 hábitos que transformam sonhos em objetivos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, partilho algumas táticas para passar do sonho à ação, convertendo-o em objetivo.

Sucesso Pessoal e Profissional

Como ser feliz para sempre em apenas quatro passos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, falo sobre como podemos tomar as rédeas da nossa própria felicidade.

Sucesso Pessoal e Profissional

Gestão de tempo descomplicada

Na estreia da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, decidi falar sobre a gestão de tempo. Um tema que tem grande impacto sobre as mulheres.

Mais no portal

Comportamento

O fenómeno que promete afetar o início de novas relações num mundo pós-pandemia

A sigla assemelha-se a um palavrão e os especialistas estimam que poderá dificultar novos relacionamentos.

Beleza

Nem imagina o impacto que uma fronha pode ter na pele do rosto

Parece um detalhe inofensivo, mas pode fazer toda a diferença na condição da tez.

Finanças de A a Z

Animais domésticos: como cuidar bem deles e ainda poupar dinheiro

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Saúde

Entenda a relação entre o stress e a queda de cabelo

Um estudo recente da Universidade de Harvard debruçou-se sobre o tema e, para além disso, encontrou uma substância que poderá estimular o crescimento dos fios.

Moda

5 'looks' perfeitos para um casamento intimista (mas de sonho)

A estilista Elsa Barreto regressa ao segmento nupcial.

Moda

Saiba como escolher (sempre) o modelo perfeito de calças de ganga

Com tantas opções no mercado, é fácil ficarmos confusas.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.