Chegou setembro. O tão temido ou o tão adorado setembro. Esta designação depende de cada um, das suas memórias, das suas experiências passadas, e dos seus ‘mapas-múndi’. Na ‘linguagem das empresas’, este mês significa uma reentrada. Arrisco-me a dizer, como recrutadora que fui, que o mercado mexe mais em setembro do que em Janeiro.

Será que setembro também significa uma reentrada para nós, enquanto pessoas que já passaram por uma pandemia, por um possível desemprego, ou até um forte corte salarial neste ano 2020? Será que nesta fase das nossas vidas ainda conseguimos olhar para este mês com alguma esperança e alguma energia? Espero que sim. Sei que sim. Sei, porque desenvolvo projectos no âmbito do Coaching e da Mentoria com pessoas fantásticas que descobrem em si forças e brilhos que nunca pensaram ter. E, por isso, sei que consigo é igual. Antes de mais, peço-lhe que acredite em si, nas suas capacidades, e no enorme poder e capacidade que o ser humano tem de se reinventar.

A verdade é que setembro nos obriga a encarar o desconforto e o ser humano geralmente foge desse facto. Gostamos de evoluir, de crescer, mas não gostamos da consequência disso, e daquilo que esse crescimento e evolução envolvem.

Arrisco-me a dizer que setembro é o mês dos balanços e da entrada em acção, caso as conclusões desses balanços não sejam satisfatórias. Sugiro (euforicamente, confesso!) que reflitamos sobre as seguintes questões: a pessoa que sou hoje está de acordo com a pessoa que desejo ser? Estou no caminho certo? O que me diz a minha intuição? O que posso fazer já, que me ajude a chegar mais forte a este final de Setembro? Onde quero chegar relativamente ao meu percurso profissional? E no âmbito pessoal?

Como lidar então com o regresso às rotinas (possíveis, dadas as circunstâncias em que nos encontramos)? Existe um princípio que elaborei especialmente para si: o Princípio dos “5 mais”.

Seja mais e não menos. Pense positivo e não negativo. Espere o melhor, e dê sempre o seu melhor. Quando assim é, está tudo bem!

Próximas acções de formação:

Academia online de desenvolvimento pessoal e profissional – RISING ACADEMY, já a aceitar inscrições. Mais informação aqui.

Palavras-chave

Relacionados

Sucesso Pessoal e Profissional

5 hábitos que transformam sonhos em objetivos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, partilho algumas táticas para passar do sonho à ação, convertendo-o em objetivo.

Sucesso Pessoal e Profissional

Como ser feliz para sempre em apenas quatro passos

Neste artigo da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, falo sobre como podemos tomar as rédeas da nossa própria felicidade.

Sucesso Pessoal e Profissional

Gestão de tempo descomplicada

Na estreia da rubrica Sucesso Pessoal e Profissional, decidi falar sobre a gestão de tempo. Um tema que tem grande impacto sobre as mulheres.

Mais no portal

Moda

Hoje, temos todos lugares marcados na primeira fila do desfile de Elisabetta Franchi

Uma apresentação digital imperdível da coleção FW21/22.

Imagem de Sucesso

Renove o closet com estas propostas de peças clássicas - e cheias de estilo

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, mostro alguns exemplos de artigos de movas que nunca irão falhar-vos.

Saúde

Afinal, o que significam as áreas desbotadas no tecido das cuecas?

É uma coisa perfeitamente normal e tem uma explicação muito simples.

Fora da Caixa

Estas lojas online são verdadeiros paraísos para quem tem caracóis

Encontro tudo o que preciso (e muito mais) para cuidar do meu afro nestas plataformas.

Moda

Tons pastel: não há dúvidas de que o lilás é a sensação do momento

Aqui ficam três sugestões de visuais que incorporam a cor romântica.

Saúde

Não escovar os dentes pode causar estes problemas de saúde inesperados

Pelo bem da saúde em geral, este é um hábito que não deve ser descurado.

Comportamento

Isto é melhor do que qualquer pedido de desculpas

Num relacionamento, durante uma discussão de conflito, existem seis passos que ajudam os casais a evitar que a negatividade fique fora de controlo

Moda

A elegância de uma camisa branca em 20 combinações infalíveis

Esta é bem capaz de ser a peça mais versátil do seu guarda-roupa.

Pera Doce

'Querido diário': fui vegan durante duas semanas e agora não quero outra coisa

Durante duas semanas, fiz-me à cozinha, usei ingredientes que me eram completamente estranhos e não meti nem uma fatia de queijo na boca. Isto foi o registo da experiência.

Saúde

4 hábitos saudáveis que podem prejudicar a saúde oral

Não escolhemos uma fotografia de alguém a beber um sumo verde por acaso.

Beleza

Revelado o produto de beleza que Angelina Jolie tem sempre na mala

A atriz é fã de um óleo facial aquoso conhecido pelas propriedades hidratantes e antienvelhecimento.

Comportamento

Comportamentos gordofóbicos variam consoante o biótipo das mulheres

Se duas mulheres tiverem o mesmo peso e altura, a localização da gordura corporal altera o nível de preconceito de que são alvo.