iStock-1147404656 (1).jpg

iStock

A libido é algo difícil de medir. Isto porque muitos fatores, incluindo a saúde mental e estado da relação, determinam a nossa vontade de ter sexo (ou falta dela). Mas será que a alimentação também entra em jogo? 

“Do ponto de vista da medicina baseada em evidências, a maioria do que temos não é sólido,” afirma Dolores Lamb, vice-presidente de investigação de urologia no Centro Médico Weill Cornell, em Nova Iorque, e investigadora de motivação sexual e de alimentos afrodisíacos, à revista ‘Prevention’.

Seguir a dieta mediterrânica é a única forma cientificamente comprovada de fortalecer o desejo sexual através da comida, acrescenta o ginecologista Michael Krychman, que exerce na Califórnia e é também autor de um estudo recente sobre afrodisíacos naturais. O especialista faz referência a trabalhos que associam a dieta mediterrânica à função erétil melhorada nos homens e à libido mais forte nas mulheres – benefícios que, provavelmente, se prendem com o elo entre esta dieta e a melhoria da saúde, no geral.

Ainda assim, alguns estudos sugerem que certos alimentos têm mesmo poderes afrodisíacos. Embora não tenham o mesmo efeito do que outras formas comprovadas de aumentar a libido como, por exemplo, dedicar mais tempo nos preliminares, acrescentá-los à sua alimentação pode ter benefícios entre os lençóis.

Conheça alguns deles, abaixo.

Ostras

aphrodisiac-foods-oysters-1532452691.jpg

As ostras são associadas ao aumento do desejo sexual desde os tempos da Roma Antiga. E a história tem um fundo de verdade. Para começar, são ricas em zinco, que é essencial para o bom funcionamento do sistema reprodutor masculino, como indica um estudo publicado na revista ‘Scientific Reports’ (2016). Para além disso, uma investigação levada a cabo por George Fisher, professor de química na Universidade de Barry, na Florida, sugere que as ostras e outros moluscos bivalves contêm aminoácidos – especificamente ácido aspártico – que podem aumentar a função sexual. Trabalhos complementares concluem que este aminoácido pode aumentar a testosterona nos homens.

Dolores Lamb acrescenta que as ostras também têm um apelo que se prende com a textura, porque o seu aspeto molhado e escorregadio podem incentivar o desejo de beijar ou de experimentar sensações semelhantes.

Malagueta

aphrodisiac-foods-hot-peppers-1532452918.jpg

A capsaicina, o químico que dá às malaguetas a sua característica picante, foi associada à melhoria da saúde vascular e ao aumento da testosterona nos homens. Indiretamente, ambos podem melhorar o desejo e a função sexual.

Lamb diz que a experiência sensorial de comer pimenta – pela forma que desencadeia a liberação de substâncias químicas ligadas ao prazer, como as endorfinas – também pode contribuir para um aumento da libido.

Grão-de-bico

indian-cuisine-roasted-chickpeas-with-lime-and-royalty-free-image-936322850-1552055113.jpg

O grão-de-bico é rico em vitamina B6, que é essencial para um desejo sexual saudável e para aumentar a libido, diz Jessica Swift, dietista registada que exerce em Washington, D.C. Também pode a regular a produção de testosterona (vital para o desejo sexual) e dopamina (uma hormona que nos faz sentir bem).

Abacate

theyre-high-in-the-healthy-kind-of-fats-royalty-free-image-694087276-1552058440.jpg

Os abacates são ricos em ácidos gordos, nomeadamente Ómega-3 e vitamina E, um nutriente essencial para a produção de hormonas e para a resposta sexual. Apenas um terço de um abacate contribui com cerca de 20 vitaminas e minerais que promovem uma boa saúde, no geral.

Gengibre

ginger-root-1532453837.jpg

iStock

Vários estudos associam uma variedade de gengibre africano à melhoria da função sexual e do desejo nos homens. Um desses estudos, publicado em 2010, concluiu que o gengibre pode ativar uma família de enzimas – conhecidas coletivamente como óxido nítrico sintase – que apoiam a função sexual. Outro estudo, este da África do Sul, associou o gengibre ao aumento da excitação e estimulação sexual em ratos.

Mas os benefícios do gengibre para a saúde não ficam por aí. A raiz também está ligada ao alivio das dores musculares e menstruais, redução do risco de doenças cardíacas e prevenção da obesidade e da diabetes.

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

Afinal, quanto tempo deve durar o sexo?

A resposta pode surpreendê-la.

Beleza e Saúde

7 motivos pelos quais não consegue ter um orgasmo

Se não é o seu caso, com certeza já ouviu as queixas de alguma amiga, certo? Entenda por que algumas mulheres sentem esta dificuldade.

Comportamento

Vânia Beliz: "a falta de desejo sexual continua a queixa mais frequente das mulheres"

Estivemos à conversa com a sexóloga sobre as principais preocupações e dúvidas que mais levam a procurar ajuda profissional. Velhos e novos problemas que continuam a dar que falar.

Mais no portal

Inspirações

Caixa Solidária. Nuno Botelho criou movimento viral para ajudar quem mais precisa

Uma iniciativa que faz toda a diferença, principalmente em tempos de pandemia.

Beleza e Saúde

7 batons vermelhos que combinam na perfeição com o outono

Um clássico intemporal de beleza que faz tanto sentido na nova temporada.

Moda

Estas botas para o inverno são um investimento que rende durante o ano todo

Com estas sugestões, está garantido que terá estilo terá o melhor do estilo e do conforto a seus pés.

Comportamento

A ciência diz que esta é a melhor forma de expressar gratidão a alguém que amamos

De acordo com um estudo recente de psicologia, um simples "obrigado" ou destacar o sacrifício de alguém não geram as reações mais positivas.

Inspirações

Conheça Celmira Macedo: a professora que criou um alfabeto inclusivo

EKUI é o nome desta metodologia de desenho universal para aprender e comunicar.

Moda

Este tipo de roupa interior 'enfadonho' nunca foi tão popular

As necessidades das mulheres estão a mudar e, agora, dá-se mais valor ao conforto e à praticidade, bem como a um estilo casual.

Celebridades

Grávida, Emily Ratajkowski afirma: "Só vamos saber o género quando o nosso filho tiver 18 anos"

Entenda a linha de raciocínio da modelo, que espera o primeiro filho com o ator e produtor Sebastian Bear-McClard.

Beleza e Saúde

"Isto são os 40". Conheça os exercícios que esculpem o corpo de Kim Kardashian

A socialite quebrou a Internet com estas fotografias que provam que os 40 são os novos 20.

Beleza e Saúde

5 dicas para ultrapassar a quebra de energia pós-almoço

Saiba como acabar com aqueles momentos de moleza extrema que, normalmente, se seguem à hora de almoço.

Beleza e Saúde

A maquilhagem certa para valorizar cada formato de olhos

Na rubrica Beauty Spot desta semana. explico como identificar o seu tipo de olhos e, de seguida, os truques de maquilhagem que o valorizam.

Beleza e Saúde

Anti-queda: o que há de novo no combate a este problema

Nesta época do ano, a queda de cabelo é um problema comum a muitas mulheres.

Moda

12 botins que permitem mil e uma combinações nos seus visuais de inverno

Para combinar com vestidos estampados e românticos, calções ou calças 'flare' (entre muitas outras opções de estilo).