No mês em que se celebra o Dia Mundial do Sorriso, a Colgate quis saber o estado do otimismo em Portugal. Para tal, desenvolveu um estudo para aferir como a população está a lidar com os tempos que correm e relembrar que, muitas vezes, um sorriso pode ser a resposta para o desafio.

De acordo com o trabalho acima referido, levado a cabo em parceria com a Marktest, 87% dos inquiridos afirma ser uma pessoa otimista e mais de 90% diz encarar os problemas com coragem. Quando questionados sobre que áreas da sua vida lhes causam mais stress, mais de metade (52%) não hesita em apontar a saúde, a sua ou a de familiares e amigos, como a principal fonte. Já 48% aponta o trabalho ou o desemprego. Por estes motivos, não é de estranhar que, a maioria dos entrevistados afirme já ter sofrido de stress (54%) ou ansiedade (55%).

No que toca a (voltar a) ser otimista, a família assume um papel primordial para mais de metade (51%) dos participantes. Quando o assunto é a quem  pedem ajuda nos momentos em que não se sentem otimistas, mais uma vez, é a família (companheiro/a) e os amigos que assumem o papel de catalisador para 45% e 34% dos entrevistados, respetivamente. Talvez, por isso, não seja surpreendente que estar com a família/amigos seja a situação que mais faz sorrir a grande maioria (79%); e que uma viagem de família/amigos seja o momento mais feliz de recordar para 42%.

Com mais de metade (52%) dos entrevistados a dedicar entre 9 a 12 horas diárias às suas tarefas (trabalho, escola, casa, família, outros), e quase metade (48%) a investir apenas entre 1-3 horas em si e no seu bem-estar, é compreensível que mais de dois terços (68%) passe algum tempo a pensar naquilo que gostaria de fazer, sendo que quase todos (95%) concordam que pensar positivamente os irá ajudar a ultrapassar as adversidades.

Assim, 49% dos inquiridos sentem-se zangados menos de 2 vezes por semana, por razões relacionadas com comportamentos de familiares e amigos (71%), e 26% celebram várias vezes ao dia as situações positivas que lhes acontecem. Para 41%, a melhor forma de ultrapassar as adversidades é encarar o problema numa perspetiva diferente.

Dependendo do problema, a maioria (58%) diz ter aprendido a sorrir nas adversidades, apesar de 62% adiantar ter passado a sorrir menos depois do confinamento. Contudo, para mais de 80% dos participantes, a pandemia e o confinamento fizeram com que começassem a valorizar mais as pequenas coisas da vida, nomeadamente o tempo passado com a família e amigos (34%).

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Comportamento

3 formas de fazer com que os seus filhos parem de brigar

Um tema pertinente, especialmente depois de assistirmos ao vídeo viral destas duas irmãs brasileiras.

Comportamento

A atração física está diretamente relacionada com um fator muito pouco romântico

No que diz respeito à atração física, há um fator inesperado que entra em jogo.

#CartaBranca

Meditei durante 5 dias - eis como correu

Uma experiência que promete vários benefícios, mas que também exige bastante foco e concentração. Será que é um hábito a manter?

Mais no portal

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Beleza

15 manicures para experimentar no outono

Confira estas sugestões!

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.

Beleza

O que há de novo na beleza: pele acneica, menopausa, antimanchas e muito mais

Os produtos que os ajudam a cuidar melhor da saúde do nosso rosto.

Beleza

Conhece os diferentes tipos de eyeliner?

Saiba como os usar.