Um novo estudo de psicologia focado em qual será a melhor forma de agradecer oferece algumas dicas preliminares para aqueles que procuram fortalecer os seus relacionamentos românticos.

Os psicólogos responsáveis por esta investigação, publicada na revista científica “Journal of Social and Personal Relationships”, concluíram que a melhor forma de expressar gratidão é elaborar por palavras o quanto a pessoa amada respondeu às suas necessidades. Por exemplo, algo como “Não teria chegado a esta reunião a tempo se não me tivesses dado boleia até ao escritório hoje” tende a gerar uma resposta mais positiva de um parceiro tanto em laboratório como no dia-a-dia.

Independentemente do tom ou da comunicação não verbal de quem está a falar, quanto mais um “obrigado” transmitir o quanto alguém foi valorizado e incluído nos objetivos do companheiro, “mais positivamente o benfeitor verá a gratidão e o afeto no relacionamento”. Por outro lado, destacar a extensão do sacrifício de alguém – algo do estilo “Eu sei que foi um incómodo para ti levares-me ao escritório na hora de ponta” – não é tão eficaz nesse sentido.

“Estas descobertas são consistentes com a noção de que os relacionamentos românticos são de natureza comunal e que dar e receber benefícios entre parceiros é algo baseado na capacidade de resposta às necessidades um do outro”, escrevem os autores. “Ou seja, os benfeitores ficam satisfeitos ao saber que o que eles fizeram atendeu às necessidades dos seus parceiros precisamente porque o seu comportamento foi motivado por uma preocupação com o bem-estar dos seus parceiros.”

Há muito que a gratidão é celebrada como uma virtude e, nas últimas duas décadas,  o acúmulo de evidências sugere que essa emoção positiva pode desempenhar um papel importante na sociedade humana. Entramos assim no território da teoria “find‐remind‐and‐bind”, que defende que as expressões de agradecimento são evolutivamente vantajosas, porque reforçam os laços entre os humanos.

Até mesmo os estudos sobre primatas indicam que ser ou estar grato é mais do que uma simples construção social. Trabalhos anteriores mostram que um chimpanzé tem uma probabilidade muito maior de partilhar comida com outro primata que o tenha ajudado no passado. Nós, humanos, não somos assim tão diferentes. Evidências correlacionais recentes sugerem que este tipo de reconhecimento é importante no crescimento pessoal e relacional, possivelmente mais do que outras emoções positivas, o que geralmente tem efeitos muito benéficos. 

Palavras-chave

A campanha BLACK FRIDAY já começou

Até 28 de novembro, usufrua de descontos fantásticos nas suas revistas favoritas. Aproveite já esta promoção com descontos até 67%. ASSINAR

Relacionados

Comportamento

Mais de 60% dos portugueses passou a sorrir menos depois do confinamento

Este é o resultado de um estudo recente desenvolvido pela Colgate, em conjunto com a Marktest.

Comportamento

3 formas de fazer com que os seus filhos parem de brigar

Um tema pertinente, especialmente depois de assistirmos ao vídeo viral destas duas irmãs brasileiras.

Comportamento

A atração física está diretamente relacionada com um fator muito pouco romântico

No que diz respeito à atração física, há um fator inesperado que entra em jogo.

Mais no portal

Beleza

8 tendências de beleza simples para quem detesta maquilhar-se no inverno

Sejamos sinceras: as temperaturas baixas dão uma certa preguiça.

É só uma sugestão

12 filmes que são (quase) imperdíveis no Natal

O advento começa no dia 28. Significa isto que já podemos entrar oficialmente no espírito natalício, certo? Para o fazer, recomendo 12 dos filmes que mais gosto de rever nesta altura do ano.

Saúde

O que acontece no corpo após um mês sem álcool?

Eis o que aconteceria se aceitasse o desafio de passar 30 dias sem ingerir nenhum tipo de bebida alcoólica.

Comportamento

5 coisas que os julgamentos que fazemos dos outros dizem sobre nós

De acordo com uma psicóloga.

BeYoga

BeYoga: "Surya Namaskar", a Saudação Ao Sol

A Saudação ao Sol é um ritual, uma oração que fazemos com o corpo para saudar ao Sol. Não só ao Sol físico, que gera a vida no nosso planeta, mas também ao nosso Sol interior, a nossa Luz.

Moda

Eis a inspiração de que precisa para apostar em visuais monocromáticos no inverno

Usar peças separadas da mesma cor forma looks inegavelmente elegantes — e aqui está a prova.

Comportamento

As mulheres usam estas técnicas específicas para terem mais prazer durante o sexo

Um estudo recente pretende disponibilizar uma linguagem clara e que empodere as mulheres para tornarem o ato sexual mais satisfatório.

Comportamento

O maior preditor da felicidade numa relação pode não ser o que pensa

Estudo teve resultados inesperados - e bastante esclarecedores.

Moda

Black Friday: 10 artigos Bershka que vale a pena aproveitar

Desde vestidos a sapatilhas.

Moda

A Zara aderiu à Black Friday com descontos generosos — eis o nosso top 10

A marca está a oferecer menos 40% em artigos selecionados.

Moda

Mango e H&M: compras que valem a pena nesta Black Friday

Em dias como este, em que há inúmeras promoções, é importante não comprar por impulso e pensar naquilo de que realmente precisa.