Um novo estudo de psicologia focado em qual será a melhor forma de agradecer oferece algumas dicas preliminares para aqueles que procuram fortalecer os seus relacionamentos românticos.

Os psicólogos responsáveis por esta investigação, publicada na revista científica “Journal of Social and Personal Relationships”, concluíram que a melhor forma de expressar gratidão é elaborar por palavras o quanto a pessoa amada respondeu às suas necessidades. Por exemplo, algo como “Não teria chegado a esta reunião a tempo se não me tivesses dado boleia até ao escritório hoje” tende a gerar uma resposta mais positiva de um parceiro tanto em laboratório como no dia-a-dia.

Independentemente do tom ou da comunicação não verbal de quem está a falar, quanto mais um “obrigado” transmitir o quanto alguém foi valorizado e incluído nos objetivos do companheiro, “mais positivamente o benfeitor verá a gratidão e o afeto no relacionamento”. Por outro lado, destacar a extensão do sacrifício de alguém – algo do estilo “Eu sei que foi um incómodo para ti levares-me ao escritório na hora de ponta” – não é tão eficaz nesse sentido.

“Estas descobertas são consistentes com a noção de que os relacionamentos românticos são de natureza comunal e que dar e receber benefícios entre parceiros é algo baseado na capacidade de resposta às necessidades um do outro”, escrevem os autores. “Ou seja, os benfeitores ficam satisfeitos ao saber que o que eles fizeram atendeu às necessidades dos seus parceiros precisamente porque o seu comportamento foi motivado por uma preocupação com o bem-estar dos seus parceiros.”

Há muito que a gratidão é celebrada como uma virtude e, nas últimas duas décadas,  o acúmulo de evidências sugere que essa emoção positiva pode desempenhar um papel importante na sociedade humana. Entramos assim no território da teoria “find‐remind‐and‐bind”, que defende que as expressões de agradecimento são evolutivamente vantajosas, porque reforçam os laços entre os humanos.

Até mesmo os estudos sobre primatas indicam que ser ou estar grato é mais do que uma simples construção social. Trabalhos anteriores mostram que um chimpanzé tem uma probabilidade muito maior de partilhar comida com outro primata que o tenha ajudado no passado. Nós, humanos, não somos assim tão diferentes. Evidências correlacionais recentes sugerem que este tipo de reconhecimento é importante no crescimento pessoal e relacional, possivelmente mais do que outras emoções positivas, o que geralmente tem efeitos muito benéficos. 

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

Mais de 60% dos portugueses passou a sorrir menos depois do confinamento

Este é o resultado de um estudo recente desenvolvido pela Colgate, em conjunto com a Marktest.

Comportamento

3 formas de fazer com que os seus filhos parem de brigar

Um tema pertinente, especialmente depois de assistirmos ao vídeo viral destas duas irmãs brasileiras.

Comportamento

A razão científica surpreendente por trás da atração física

No que diz respeito à atração física, há um fator inesperado que entra em jogo.

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.

Beleza

Beleza: as novidades que estão na ordem do dia

Os produtos que temos de experimentar