Se é a única solteira do seu grupo de amigos ou, pior, já chegou àquela fase em que toda a gente lhe pergunta quando vai casar-se e/ou ter filhos, temos boas notícias: estar descomprometida pode ser benéfico física e emocionalmente.

Em que aspetos? Saiba mais detalhes, abaixo.

1. As pessoas solteiras são mais saudáveis

O último American Time Use Survey sugere que as pessoas solteiras têm maiores probabilidades de viverem mais tempo do que aquelas que não o são. Já uma investigação publicada na revista científica “Journal of Marriage and Family” mostra que as mulheres solteiras tendem a fazer exercício durante cerca de cinco horas e 25 minutos por quinzena, enquanto as casadas treinam durante quatro horas no mesmo período de tempo.

Os solteiros também tendem a ter Índices de Massa Corporal mais baixos, diz um estudo da Universidade de Basel, na Suíça, e do Max Planck Institute for Human Development, na Alemanha. Os investigadores concluíram que os descomprometidos pesam, em média, menos 2 kg do que os comprometidos.

 2. As pessoas solteiras são mais resilientes

Se já “levou uma tampa”, então está bem familiarizada com o conceito de resiliência. Isto de acordo com estudos americanos, que indicam que existe uma ciência por trás disto: por exemplo, os soldados feridos em serviço tinham menores probabilidades de ter sintomas de stress pós-traumático se fossem solteiros. 

As investigações indicam que as pessoas solteiras são mais bem-sucedidas em superar lesões ou doenças, e também são menos propensas a ter problemas emocionais ou físicos, quando comparadas a pessoas casadas ou divorciadas. 

3. As pessoas solteiras criam ligações mais fortes

Uma pesquisa realizada em 2015, resultado de uma parceria entre a Faculdade Boston e a Universidade de Massachusetts, mostrou que quem é solteiro tem ligações mais próximas com familiares e amigos. Estas relações são muito importantes, uma vez que ajudam na prevenção da saúde mental.  Há quem diga que ter um amigo em quem confiar e com quem conversar é mais benéfico do que ter um parceiro fixo. 

4.Maior proveito do tempo livre

Segundo o psicoterapeuta Amy Morin, não estar numa relação amorosa faz com que as pessoas se tornem mais produtivas e mais criativas. O especialista recorda que estar sozinho não significa ser-se solitário e enaltece o facto de estas pessoas conseguirem ter mais tempo livre de qualidade. Isto promove o autoconhecimento e o desenvolvimento de passatempos, o que poderia não acontecer quando o foco está numa outra pessoa.

5. As pessoas solteiras são mais felizes

Um estudo que envolve mil pessoas solteiras e três mil pessoas casadas concluiu que os solteiros tinham maiores probabilidades de relatar que sua vida teve evoluiu, bem como aprendizagem e desenvolvimento. Isto pode resumir-se ao tempo pessoal extra para explorarem quem são, aquilo que querem e o que lhes dá alegria. Aliás, um dos estudos mais recentes sugere que as mulheres solteiras e sem filhos são o subgrupo mais feliz da população.

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

Cabelos: Risco ao meio ou de lado? A melhor opção para cada formato de rosto

A forma como reparte o cabelo pode mudar muito o seu visual - num cenário ideal, sempre para melhor. Saiba como valorizar o seu rosto.

Comportamento

5 formas de ultrapassar momentos menos bons

De acordo com vários especialistas.

Beleza e Saúde

O resultado de uma semana sem qualquer tipo de exercício físico

Para qualquer adepto de um estilo de vida ativo, estar parado é um verdadeiro desafio. E foi assim que encarei esta semana.

Lifestyle

Saiba como fazer a deliciosa salada de espinafres de Julie Deffense

Simples e deliciosa.

Beleza e Saúde

Chiara Ferragni mostra-nos como o azul com glitter resulta sempre para fazer os nossos olhos brilhar

A influencer criou novamente uma coleção com a Lancôme, em que o glitter é a aposta.

Moda

O vídeo que nos fala de Paris, de mulheres e do que acontece quando se trocam duas malas

Esta produção é uma viagem ao mundo das mulheres parisienses com toda a emoção e “joie de vivre” da cidade de Paris.

Beleza e Saúde

Não vai acreditar com que idade Halle Berry teve o primeiro orgasmo

A confissão da atriz veio surpreender o público.

Moda

Esta é a prova de que o 'nightwear' pode ser usado o dia todo

Seda, cetim ou caxemira?

Beleza e Saúde

Quando deve anunciar a gravidez?

A norma é que se ultrapasse a meta das 12 semanas. Mas será que é mesmo preciso?