@heir

Diz-me com quem andas e… dir-te-ei o quão feliz és?

De acordo com um estudo publicado na revista científica “Personality and Social Psychology Bulletin”, as pessoas que não tencionam casar-se relatam ter vidas sexuais melhores do que os solteiros que desejam subir ao altar no futuro. Fortes crenças de felicidade sem matrimónio entre pessoas livres e desimpedidas também foram associadas a uma maior satisfação com a vida.

“Descobrimos que os indivíduos solteiros com uma maior satisfação sexual tendem a ter menos desejo de se casar, acreditam que pessoas solteiras podem ser felizes, têm menos vontade de ter um parceiro e ficam mais satisfeitos com a condição de solteiros”, escreveram Yoobin Park, Emily A. Impett, e Geoff MacDonald, os autores deste estudo de três partes.

Parte I

O primeiro estudo usou dados recolhidos do National Survey of Families and Households, um inquérito feito às famílias americanas sobre diferentes aspetos da vida familiar, entre 1992 e 1994. Os investigadores canadianos Yoobin Park, Emily A. Impett, e Geoff MacDonald, da Universidade de Toronto, analisaram as respostas de solteiros que nunca foram casados e de divorciados que viviam sozinhos sobre o desejo de casar, a satisfação sexual, a frequência das relações sexuais e a satisfação com a vida em geral.

A principal descoberta foi que a satisfação sexual estava negativamente correlacionada com a ideia de casamento. Isto sugere que os solteiros com vidas sexuais bastante satisfatórias têm menos probabilidade de mostrar interesse na ideia do casamento.

Parte II

O segundo estudo usou questionários do National Survey of Midlife Development nos Estados Unidos para avaliar a relação entre a satisfação sexual e a crença de que uma pessoa pode ser feliz sem ‘dar o nó’. O primeiro questionário foi realizado em 1995, sendo que 81% dos participantes completaram um segundo 10 anos depois. À semelhança do trabalho acima mencionado, os dados da amostra incluíram apenas solteiros que nunca foram casados ou divorciados sem um parceiro.

As pessoas solteiras com alta satisfação sexual tinham fortes crenças de alcançar a felicidade sem casamento. Ter amizades fortes também está ligado a essa crença. A satisfação sexual e uma vida sexual ativa foram consideradas preditores importantes em permanecer solteiro por 10 anos.

Parte III

A terceira e última análise incluiu solteiros que têm encontros casuais, de modo a investigar em que medida é que ter um parceiro influenciava a felicidade e a crença no casamento. O estudo em andamento há 10 anos, levado a cabo pelo German Family Panel, reúne dados sobre relacionamentos todos os anos de uma coorte de adolescentes, jovens adultos e adultos de meia-idade. As principais conclusões dizem que os indivíduos que relataram alta satisfação sexual enquanto solteiros se sentiam mais confortáveis em permanecer solteiros. Para além disso, os participantes tinham menos vontade de ter um parceiro se tivessem tido uma boa vida sexual no ano anterior.

“A nossa investigação demonstra que ter uma vida sexual satisfatória pode contribuir de forma única para o quão positivamente as pessoas solteiras veem o seu estado civil e, assim, lançar uma luz muito necessária sobre potenciais caminhos para o bem-estar das pessoas solteiras”, concluíram Yoobin Park, Emily A. Impett, e Geoff MacDonald.

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

Casais problemáticos partilham estas características

Pesquisas identificam padrão em relações com futuro incerto.

Comportamento

Será que namoramos sempre com a mesma pessoa em loop?

Dois psicólogos decidiram tentar perceber se temos mesmo um "tipo" e parece que, de acordo com a ciência, a resposta é positiva.

Comportamento

Muitos likes, pouca ação. Vários solteiros estão em "dating burnout"

Investigação revela que, nos tempos que correm, as pessoas passam mais tempo a dar likes do que a conversar com potenciais interesses amorosos.

Mais no portal

Imagem de Sucesso

As regras de estilo para escolher "looks" mais frescos sem descurar a elegância

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Diz Quem Sabe

Ervilha amarela: uma nova alternativa aos alimentos de origem animal?

Um artigo de opinião assinado pela nutricionista Ana Leonor Perdigão.

Diz Quem Sabe

Tudo o que precisa de saber sobre a reabilitação oncológica

Um artigo de opinião assinado pelo médico Énio Pestana, do Hospital CUF Cascais, sobre este tipo de cuidados.

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Saúde

O vegetarianismo melhora a vida sexual? Eis o que diz a Ciência

Não podemos subestimar o poder de uma dieta à base de plantas.

Mulheres Inspiradoras

Tem mesmo de conhecer estas ambientalistas portuguesas

Aqui ficam alguns exemplos de mulheres que renovam diariamente o compromisso de conservação e preservação ambiental.

Beleza

Conheça as grandes vantagens dos champôs sólidos

Preparámos também uma lista de produtos que pode incluir na sua rotina de cuidados capilares.

Nas Bancas

Como salvar as suas plantas

Na ACTIVA Verde, já em banca, os conselhos para escolher e cuidar das suas plantas.

Nas Bancas

Este casal mostra-nos como é viver "fora da rede"

Uma casa de madeira foi o início da mudança.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?

Comportamento

A sustentabilidade chegou ao sexo

Conheça quatro formas de ajudar a salvar o planeta entre quatro paredes.