@huaweimobile

Os hábitos de consumo mudaram drasticamente em 2020.

Os cidadãos europeus estão a diminuir os gastos financeiros, por conta da perda generalizada de empregos causada pela pandemia, e passam menos tempo em lojas físicas, de modo a cumprirem com as medidas de distanciamento social. Mas há mais: de acordo com uma investigação recente da Kaspersky, os consumidores estão também dispostos a assumir maiores riscos no que toca à partilha de informações pessoais, com o objetivo de poupar dinheiro neste Natal.

O estudo revela que 84% dos consumidores não se importam de partilhar dados pessoais com retalhistas, como endereços de email e números de telefone, de forma a obterem um grande desconto nas suas compras festivas. Apenas um quarto (25%) dos inquiridos está consciente dos esquemas que costumam acontecer com maior frequência durante as férias de Natal ou em períodos de saldos e não está disposto a correr riscos para obter grandes descontos. Aliás, menos de um quinto (17%) afirma que só fará compras em grandes marcas para evitar comprometer a sua segurança.

As descobertas da Kaspersky revelam também que apenas uma pequena parte dos consumidores está ciente dos problemas que podem surgir se não forem cautelosos enquanto fazem compras online – especialmente tendo em conta que o período festivo é um cenário favorável para ataques de phishing. Por exemplo, apenas um terço (33%) dos inquiridos afirma que não está disposto a fazer compras através de um website que parece ilegítimo e 29% acredita conhecer os potenciais riscos de segurança que podem advir de marcas desconhecidas que oferecem grandes descontos.

Enquanto fazem as suas compras online, os consumidores interessados em promoções devem permanecer atentos a potenciais esquemas de venda, que permanecerão durante toda a época festiva. Se algo parecer demasiado bom para ser verdade, então é porque provavelmente o é.

Para comprar com confiança neste Natal e evitar cair em fraudes, a Kaspersky recomenda:

  • Comprar apenas em lojas online legítimas. É sempre mais seguro escrever o endereço do site ou selecioná-lo a partir dos marcadores, em vez de clicar num link. Além disso, deve usar a barra de endereços do navegador para verificar se o website que está a visitar é genuíno e seguro.
  • Realizar as compras através de métodos de pagamento seguros. Pagar com cartões de crédito ou serviços de pagamento mais complexos, de modo a que as transações permaneçam protegidas.
  • Verificar os descontos. Se receber um desconto por email ou mensagem, verifique se o remetente e quaisquer ligações web são legítimas antes de clicar nelas.
  • Manter o seu software e as aplicações dos dispositivos atualizadas, e proteger todos os seus dispositivos com uma solução de segurança de confiança. As soluções de segurança informática com tecnologias anti-phishing baseadas no comportamento, tais como o Kaspersky Total Security, podem enviar notificações se estiver a tentar visitar uma página que contenha phishing.
  • Gerir as suas palavras-passe. Os gestores de palavras-passe podem ajudá-lo a fazer compras em várias lojas, armazenando em segurança as suas credenciais.

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

Quase 30% dos gamers escondem dos pais o tempo que passam a jogar

Conheça os motivos por trás desta omissão.

Comportamento

As mulheres tiveram a saúde mental mais prejudicada do que os homens durante a pandemia

A pandemia de coronavírus teve um grande impacto na saúde mental das mulheres em todo o mundo.

Comportamento

A maioria dos colaboradores já não quer voltar ao modelo de trabalho tradicional

Em vez de voltarem ao “business as usual”, os funcionários já estão a moldar o que será o futuro do trabalho, de acordo com as suas preferências.

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.