@nycbambi

À medida que um dos anos mais estranhos e complicados de sempre se aproxima do fim, falta ultrapassar uma última barreira: a quadra festiva. Sim, barreira, porque com as medidas restritivas em vigor neste período, a distância física daqueles que amamos pesa (ainda) mais.

Embora saibamos que este é um esforço individual em nome de um bem coletivo, isso não a situação mais fácil. Prova disso é que, neste momento, muitas pessoas estão a debater-se com sentimentos de solidão e rejeição. Se é o seu caso, em primeiro lugar, saiba que isto é normal e não está sozinha. Para além disso, pode recorrer a determinadas ferramentas para melhorar o seu estado de espírito. Aqui ficam os conselhos das psiquiatras Carlin Barnes e Marketa Wills, ambas formadas em Harvard, que prometem ajudar nesse sentido:

Faça um plano

Isto pode fazer a diferença, especialmente em dias que normalmente passaria com entes queridos. “Envolva-se em atos de voluntariado ou de serviço comunitário para ajudar os outros”, sugere a Dra. Barnes, em declarações ao site Byrdie. Também pode planear chamadas no Zoom com aqueles que lhe são mais próximos ou até mesmo um dia dedicado ao “self-care”, com direito a tudo o que a faz sentir-se bem como, por exemplo, uma aula de ioga, ler um bom livro e/ou tomar um banho de espuma. O importante é traçar um plano e segui-lo à risca.

Reconheça os sentimentos de rejeição 

O facto de ter consciência das circunstâncias especiais que vivemos não torna a experiência de ouvir alguém dizer que não se sente seguro na sua companhia mais agradável. “Reconheça que está magoada. É sempre bom permitir-se expressar a sua dor”, afirma a Dra. Wills. “Depois desafie-se a ver o copo meio cheio. Foque-se no tempo extra que terá para descansar, desfrutar de tempo de qualidade consigo mesma, ou com o núcleo familiar, e dedicar energia a passatempos relaxantes. Mantenha o foco na segurança – na sua e na da sua família – e faça o seu melhor para não levar nada a peito”.

Invista em hábitos que afastam a tristeza

É ótimo encontrar formas específicas de lidar com a quadra natalícia. No entanto, tendo em conta que ainda temos alguns meses de inverno pela frente, é uma boa ideia investir nos autocuidados a longo prazo. “Os dias mais curtos e as noites mais longas podem levar ao transtorno afetivo sazonal, portanto certifique-se de que sai à rua e apanha sol, para obter a dose diária de vitamina D”, sugere a Dra. Carlin Barnes. “Muitas pessoas bebem mais álcool durante as festas mas se tem andado particularmente triste, evite esse tipo de bebidas, que atuam como um depressor adicional”.

Outra sugestão da especialista? Afaste-se das redes sociais. “As pessoas publicam os pontos altos das suas decorações perfeitas; da árvore perfeita com montes de prendas”, explica, sublinhando que este não é necessariamente um retrato fiel da realidade.

Acima de tudo, a Dra. Marketa Wills diz que deve desprender-se da ideia de uma “época festiva perfeita”, porque isso não vai acontecer este ano. “Tire essa pressão dos ombros”.

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

As resoluções de Ano Novo para 2021 são bem diferentes das tradicionais

As pessoas já não querem inscrever-se no ginásio ou perder peso. Saiba quais são as novas prioridades.

Comportamento

5 lições que aprendemos com a pandemia

Novos valores, novos modelos de trabalho, novos hábitos... muitas coisas mudaram para todos nós ao longo de 2020.

Comportamento

A maioria dos colaboradores já não quer voltar ao modelo de trabalho tradicional

Em vez de voltarem ao “business as usual”, os funcionários já estão a moldar o que será o futuro do trabalho, de acordo com as suas preferências.

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.