Quem nunca desistiu de alguma resolução de Ano Novo que atire a primeira pedra. Seja algum objetivo mais geral, como ser mas saudável, seja algo mais específico e pessoal, todos já deixámos algo para o ano seguinte, por qualquer motivo.

Ora, para que tal não aconteça em 2021, aprender um truque mental descoberto por um recente estudo pode ser a solução. Investigadores da Universidade de Rochester garantem que as resoluções devem ser sobre algo além de nós próprios.

Mas comecemos pelo início. O estudo, publicado no Journal of Personality & Social Psychology, analisou o modo como o desejo de se relacionar afeta o bem-estar das pessoas. Foram observados três tipos: aqueles que estavam desengajados de relacionamentos, aqueles que desejavam relações interpessoais e aqueles que desejavam relações em comunidade.

Os resultados mostraram que as pessoas do último tipo tinham o maior nível de bem-estar geral, enquanto que as do primeiro tinham o menor. E o que é que tudo isto tem a ver com as resoluções de Ano Novo? Aparentemente, tudo.

Isto porque os resultados podem funcionar também neste tópico, no sentido em que, se os objetivos para o ano forem apenas pessoais, focados na própria pessoa, é mais provável que esta desista. Pelo contrário, se envolverem outros, haverá uma maior motivação.

Um exemplo? Se queremos fazer mais exercício, em vez de apenas formularmos esta resolução desta forma, podemos acrescentar-lhe um motivo além de nós mesmos, como “quero fazer mais exercício para conseguir brincar mais com os meus filhos“. E quem diz “brincar com os filhos”, diz qualquer outro objetivo relacionado com alguém que ama.

Envolver mais pessoas nos seus objetivos, não só lhe traz uma maior motivação, como também uma maior sensação de bem-estar quando os atinge. Além disso, ter terceiros no pensamento adiciona, automaticamente, alguma responsabilidade. Pronta para colocar em prática este novo modo de pensar?

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza e Saúde

COVID-19: usar duas máscaras protege-nos mais?

Algumas pessoas adotaram este método. Mas será que é necessário?

Lifestyle

Assine 9 revistas por apenas €9,90 por mês e garanta boa informação, em sua casa

Beleza e Saúde

Esperam-se menos nascimentos em 2021

Entenda o motivo.

Imagem de Sucesso

O fator essencial para construir uma Imagem de Sucesso em 2021

No novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso, explico-vos como podem comunicar de forma assertiva através da vossa imagem e, assim, conquistar objetivos no novo ano.

Comportamento

Este truque curioso pode aliviar o stress durante o confinamento

Só precisa de um telemóvel ou computador - e deixá-lo fazer magia.

Moda

A psicologia por trás das cores românticas que vão estar em alta na primavera

Não só explicamos a origem da popularidade, como deixamos algumas sugestões de visuais para os dias mais quentes.

Beleza e Saúde

Pode haver uma inesperada cura para a acne

Pelo menos, para um dos tipos do problema. Saiba qual.

Moda

Revelado o próximo nome da alta-costura que irá colaborar com a H&M

Todos os anos, a gigante sueca lança uma coleção de edição limitada, que é fruto da colaboração com um estilista ou marca de renome.

Beleza e Saúde

3 acessórios para o cabelo que as mulheres nórdicas adoram

Estas sugestões são perfeitas para ter sempre no nécessaire e transformam qualquer visual num instante.

Beleza e Saúde

Saiba como manter um estilo de vida saudável em regime de teletrabalho

Aqui ficam seis sugestões para continuar a cuidar da sua saúde física e mental no novo confinamento.

15 Perguntas A...

Tânia Ribas de Oliveira: "O meu estilo é casual, confortável e descontraído"

Lançámos questionários com 15 perguntas a várias celebridades sobre temas como, por exemplo, estilo pessoal e rotinas de beleza. A apresentadora da RTP foi a primeira a aceitar o desafio.