@sarashakeel

Num artigo para a Psychology Today, a psicóloga Michelle P. Maidenberg falou sobre a perda do sobrinho, com apenas 16 anos, e como tal a fez olhar para a vida de outra forma. Formulou então 22 questões para nos ajudar a perceber se estamos a tirar o maior partido de cada dia – isto é, a viver no presente -, tendo em conta a rapidez com que pode mudar. Ei-las:

“Tem tirado tempo para…”:

  1. Partilhar com entes queridos como se sente em relação a eles
  2. Arriscar e desafiar os seus medos e preocupações
  3. Melhorar características com as quais se sinta frustrado ou desapontado
  4. Expor-se através de experiências comportamentais, trabalhando para ultrapassar obstáculos
  5. Aceitar-se a si mesmo, aos outros e circunstâncias que não pode controlar
  6. Abordar o seu mundo como uma vítima ou guerreiro/ sobrevivente
  7. Avaliar o que gosta em si, nos outros e nas circunstâncias
  8. Perguntar-se qual o propósito da sua vida
  9. Identificar quando se compara com os outros, em vez de se focar nas suas necessidades e objetivos
  10. Praticar auto-compaixão quando vive emoções negativas ou desconfortáveis
  11. Aceitar emoções, tanto positivas como negativas
  12. Exercitar formas saudáveis de lidar com certas situações – e reconhecer quando não o faz
  13. Elevar a sua resiliência, recuperando após experiências adversas, desafiantes ou inesperadas
  14. Reconhecer as suas conquistas, independentemente de serem grandes ou pequenas
  15. Estipular quais os seus valores-base, já que são como guias para a sua vida e toma de decisões
  16. Reconhecer quais os seus “gatilhos”, para garantir que reage a partir do que sente e não a partir dos seus pensamentos
  17. Perguntar-se se está disponível para mudar e investir tempo e esforço nessa mudança
  18. Avaliar como e com quem tem passado tempo e se é nessa linha que quer que seja a sua vida
  19. Avaliar se está a viver a sua melhor vida e, se não, o que tem de mudar
  20. Observar o quão rígido ou flexível é nos seus pensamentos, e o quanto é guiado por “devo” ou “tenho de”
  21. Estar presente, simplesmente – reparar e conectar-se com outros e consigo de forma intencional
  22. Pensar sobre se morresse amanhã, pelo que gostaria de ser lembrado e como quer que seja a sua vida-

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