@mafaldacastro

Alguma vez contou quantas interações positivas ou negativas tem com o seu parceiro? Embora possa parecer uma coisa estranha para monitorizar, este componente pode ser essencial para ter um relacionamento feliz e estável.

Graças a uma vida dedicada ao estudo de casais, o Dr. John Gottman descobriu que, em conversas de conflito, os pares bem-sucedidos tinham cinco segundos de tempo juntos num estado emocional positivo (ou neutro) por cada segundo num estado emocional negativo. O psicólogo e cofundador do Instituto Gottman chamou-lhe o a proporção mágica de 5:1. Ou seja, são necessárias cinco interações positivas por cada interação negativa.

Segundo o trabalho do especialista, fora das discussões de conflito, os casais bem-sucedidos têm uma proporção de positivo para negativo ainda maior: —20:1. Por outro lado, uma proporção abaixo de 5:1 dentro do conflito tornou-se um dos muitos potenciais preditores de divórcio encontrados no processo de investigação.

Exemplos de interações que podem resultar num estado emocional negativo

  • Usar os Quatro Cavaleiros do Apocalipse: crítica, desprezo, atitude defensiva e empatar;
  • Atacar o seu parceiro quando está irritada, em vez de fazer uma pausa para ‘esfriar a cabeça’;
  • Levantar a voz durante um conflito;
  • Negligenciar fazer algo que o seu parceiro lhe pediu; 
  • Rejeitar tentativas de conexão;
  • Não ouvir o seu parceiro quando ele fala, durante um conflito;
  • Esquecer-se de marcos e eventos importantes para o seu parceiro.

Em geral, para cada uma das situações acima mencionadas, precisaria de de cinco interações positivas para equilibrar a proporção. Num artigo publicado no site do Instituto Gottman, a terapeuta de casais Kari Rusnak diz que é importante ter uma espécie de diário do relacionamento, de modo a poder tirar notas (nem que seja no telemóvel). 

“Escolha pelo menos três dias da semana para monitorizar as interações com o seu parceiro. Se tiverem um conflito, preste atenção à comunicação nesses momentos. Foi tudo negativo ou viu alturas em que se sentiu ouvida e compreendida? No final da semana, calcule a sua proporção”.

Como posso ter mais interações positivas?

Se quer melhorar o rácio, ou simplesmente pretende mantê-lo elevado, a Dra. Rusnak deixa algumas dicas:

  • Valorização de ações. Diga ao seu parceiro três coisas que gosta nele todos os dias;
  • Mostre afeto com frequência. Pode ser físico ou verbal, como dar-lhe a mão ou dizer “amo-te”;
  • Seja uma ouvinte ativo. Certifique-se de que está a ouvir para perceber, e não só para responder. Faça perguntas, resuma e mantenha contacto visual;
  • Demonstre validação. Frases como “Isso faz sentido” ou “Consigo perceber por que motivo sentes isso” pode fazer toda a diferença;
  • Divirtam-se juntos. Arranje tempo para saídas semanais ou crie um ritual diário de conexão como, por exemplo, tomarem café juntos ou saírem para um passeio;
  • Responda positivamente a tentativas de conexão. Esteja atenta a quando o seu parceiro está a tentar criar uma ligação. Por exemplo, se ele lhe perguntar como correu o seu dia, diga mais do que “Bem”. Partilhe detalhes e mostre interesse no dia dele;
  • Pratique empatia. Especialmente durante conflitos, é importante tentar perceber e partilhar os sentimentos do seu parceiro.

Depois de incorporar mais interações positivas, que vão manter o relacionamento no estado emocional desejado, volte a pegar no diário e a fazer um rastreamento. Um pouco todos os dias (o Dr. Gottman chama-lhe “pequenas coisas com frequência”) pode deixá-la mais próxima da proporção mágica de 5 para 1 ajudar a fazer a diferença na satisfação com o relacionamento.

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