@matildadjerf

Os vampiros são personagens da crença popular que, estando mortas, saem à noite das sepulturas para sugar o sangue dos vivos. Estamos bem conscientes de que estas criaturas não passam dos planos do imaginário e da ficção, contudo existem outras bem reais, cujo alimento de eleição é a energia alheia. 

Estou a falar de vampiros emocionais, ou seja, pessoas que têm a capacidade de drenar o otimismo e a serenidade de quem os rodeia. Os mais malévolos podem fazê-la acreditar que não é digna de amor, por exemplo. Outros causam danos com pequenas observações anticlimáticas: “Ganhaste uns quilinhos!” ou “Sofres de hipersensibilidade” são alguns exemplos de comentários que, de um momento para o outro, abalam a autoestima.

Para proteger a sua energia, é importante manter distância deste tipo de pessoas. Por isso mesmo, a revista americana “Psychology Today” reuniu algumas estratégias para identificá-las e fazer-lhes frente. 

O Narcisista

Têm como como máxima as palavras “Eu primeiro”. Tudo gira em torno deles. Estas pessoas têm um senso grandioso de auto-importância e de que têm direito às coisas, usurpam a atenção e desejam ser admiradas. Aliás, são perigosas exatamente porque lhes falta empatia e têm uma capacidade limitada de amor incondicional. Se as coisas não forem feitas à maneira delas, tornam-se punitivas, retraídas ou frias.

Saiba como pode proteger-se: Mantenha as expectativas realistas. Estamos a falar de indivíduos emocionalmente limitados, portanto não espere que sejam altruístas ou que amem sem amarras. Além disso, não permita que sua autoestima dependa deles e, se possível, não lhes entregue os seus sentimentos mais profundos ‘de bandeja’. Para comunicar de uma forma bem-sucedida, a verdade é que terá de mostrar como algo poderá beneficiá-los.

A Vítima

Estes vampiros usam e abusam da atitude de coitadinhos. O mundo está contra eles e é a razão da sua infelicidade. Quando confrontados com soluções para os problemas, dizem: “Sim, mas…”. Eventualmente, poderá dar por si a fazer uma triagem das chamadas que recebe ou a evitá-los propositadamente. Como amiga, até pode querer ajudar, mas a energia pesada destas pessoas chega a ser avassaladora.

Saiba como pode proteger-se: Estabeleça limites com gentileza, mas firmes. “Adoro-te, mas só posso ouvir-te durante alguns minutos, a não ser que queiras falar de soluções” é um bom exemplo disso.

O Controlador

Como o nome indica, são pessoas que tentam controlar os outros, incluindo a maneira de ser e como se sentem, de uma forma obsessiva. Têm uma opinião sobre tudo e tentam ganhar o controlo ao invalidarem as emoções alheias, especialmente quando estas não se enquadram no seu ‘livro de regras’. Muitas vezes, iniciam frases com um clássico “Sabes do que precisas?” e, de seguida, passam a dar opiniões não solicitadas. Quem está do outro lado sente-se dominado, rebaixado ou deprimido.

Saiba como pode proteger-se: O segredo para o sucesso é nunca tentar controlar um controlador. Seja saudavelmente assertiva, mas não lhes diga o que fazer. “Valorizo o teu conselho, mas acho que tenho de superar isto sozinha” é uma boa forma de fazê-lo. Seja confiante e não se faça de vítima.

O Falador Constante

Estas pessoas não estão interessadas nos seus sentimentos. Aliás, na verdade, só se preocupam com elas próprias. Até pode esperar por uma janela de oportunidade para expor o seu ponto de vista, mas ela nunca estará aberta.

Saiba como pode proteger-se: Estes indivíduos não respondem a dicas não verbais. Por mais difícil que seja, terá de falar e interrompê-los. Aí, terá a hipótese de participar na conversa ou, simplesmente, de dá-la como terminada.

Rei do Drama

Está a ver aquelas pessoas que têm um talento para transformar pequenos incidentes em dramas de outro mundo? É exatamente isso. Também pode ser aquele funcionário que chega sempre atrasado. Numa semana teve febre e “quase morreu”. Na semana seguinte, teve o carro rebocado (outra vez). Resultado: sempre que sai do escritório, sente-se cansada e usada.

Saiba como pode proteger-se: Um rei do drama não pode extrair energia da equanimidade. Mantenha-se calma e respire fundo. Isto vai útil para que não dê por si ‘emaranhada’ nesses momentos histriónicos. Estabeleça limites com gentileza, mas firmes.

Resumindo…

Faça uma lista das pessoas que lhe transmitem uma boa energia e daquelas que a sugam. Tente passar mais tempo com o primeiro grupo e estabeleça limites na forma de lidar com o segundo. Isto vai melhorar a sua qualidade de vida.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Comportamento

Esta 'proporção mágica' pode ser a chave para um relacionamento feliz

Esta relação entre grandezas vai mudar a forma como olha para conflitos e fará com que se foque mai nos aspetos positivos.

Comportamento

Existem cinco tipos de casais - e parece que apenas três deles são felizes

Veja que características têm os casais que conseguem gerir conflitos de uma forma saudável.

Comportamento

A existência deste sentimento entre um casal é o maior preditor de divórcio

De acordo com um especialista, existem quatro padrões de comunicação negativos. Um deles é particularmente destrutivo.

Mais no portal

#VozActiva

Vera Kolodzig: "É cada vez mais importante vivermos em compaixão"

No Voz ACTIVA deste mês, a nossa protagonista de capa Vera Kolodzig fala sobre a missão de inspirar as pessoas a viverem de uma maneira mais positiva.

Nas Bancas

ACTIVA de outubro: as mulheres que são forças de mudança

A edição deste mês, com Vera Kolodzig na capa, já está nas bancas!

Celebridades

Kate regressa ao trabalho com abordagem fresca à tendência da alfaiataria

Depois de uma pausa de verão, a duquesa de Cambridge retomou os deveres oficiais com uma visita a oficias da Força Aérea Real.

Celebridades

Sofia Vergara celebra o trigésimo aniversário do filho com festa animada

A atriz foi mãe aos 19 anos e Manolo Gonzalez Vergara é o seu único filho.

Celebridades

O motivo para Morgan Freeman usar uma luva na mão esquerda

Muitos pensam que o ator teve a mão amputada ou que se trata de uma afirmação de moda, mas não é o caso.

Celebridades

Os artistas lusófonos que já se apresentaram na plataforma internacional ColorsxStudios

Carolina Deslandes fez manchetes recentemente ao apresentar o novo single "Eco", que homenageia a fadista Amália através do refrão de "Grito", neste palco global.

Saúde

Vírus que ataca plantas de feijão-frade pode proteger os pulmões do cancro metástico

A técnica preveniu, ou pelo menos minimizou, a disseminação de tumores malignos e melanoma em ratos-domésticos.

Moda

Como usar cabedal com estilo e elegância

Com o aproximar da nova temporada, é altura de tirar estas peças da gaveta.

Beleza

Cabelos: conheça as tendências fortes da nova temporada

Dos cortes aos penteados, estas são algumas das apostas fortes para os meses de outono e inverno.

Comportamento

Psicóloga recomenda estratégia de 7 passos para deixar um parceiro controlador

Neste tipo de dinâmica, uma pessoa domina ou participa na intimidação do parceiro. Pode acontecer a qualquer pessoa.

Moda

Ideias de looks casuais que exigem pouco esforço

Inspire-se nestas sugestões!

Beleza

Cabelos espetados nunca mais! Este acessório veio acabar com o problema da eletricidade estática no nosso cabelo

Há um novo acessório para secador de cabelo que elimina o encrespamento