@papayalovin

Já é tarde e sente-se exausta depois de um longo dia de trabalho. É possível que tenha visto um ou dois episódios da sua série favorita, lido um capítulo do livro que está na sua mesinha de cabeceira e completado a rotina noturna de skincare com muito esforço. Está na cama e sabe que deve dormir, mas continua a fazer scroll. Há uma parte de si que não está satisfeita.

O cenário é-lhe familiar? Isto tem um nome: “bedtime revenge procrastination” (qualquer coisa como “procrastinação de vingança na hora de ir dormir”, em tradução livre). Um fenómeno em que o sono é sacrificado para que as pessoas possam dedicar algum tempo à vida pessoal.

Conhecida na China como “bàofùxìng áoyè”, a teoria espalhou-se rapidamente na rede social Twitter em junho de 2020, quando a jornalista Daphne K Lee fez uma publicação no Twitter sobre o assunto: “as pessoas que não têm muito controle sobre sua vida diurna recusam-se a ir dormir cedo, para ganharem alguma sensação de liberdade durante a noite”.

Não se sabe ao certo qual é a origem do termo. A menção mais antiga encontrada pela reportagem de Lee foi num blogue, nomeadamente num post de novembro de 2018, mas é possível que haja menções anteriores. O autor (um homem da província de Guangdong) escreveu que, durante um dia de trabalho, “pertencia a outras pessoas” e só conseguia “encontrar-se” quando chegava a casa e se deitava.

A expressão é popular no país asiático, mas o fenómeno que descreve será bem mais amplo, especialmente em tempos de pandemia. Estudos indicam que funcionários exaustos de todo o mundo estarão a adiar o sono para reivindicarem um pouco de tempo para si, mesmo sabendo que isso pode prejudicar sua saúde. A solução? Fazer pausas estruturadas de 15 minutos, por exemplo, enquanto ainda está claro lá fora. Permita-se ver televisão, explorar as redes sociais ou dedicar-se a qualquer atividade de lazer, aconselham as psicólogas Chel’sea Ryan e Aliza Shapiro, em declarações ao site da revista Glamour.

As especialistas sublinham ainda que, para evitar o scroll exagerado à noite, é importante não ter medo dos seus pensamentos. Por isso mesmo, recomendam a meditação, nem que seja só durante cinco minutos. Parar ativamente e perguntar-se como está ao longo do dia irá ajudar no sentido de evitar ‘despejar’ sentimentos negativos — e as subsequentes horas de scrolling — num momento que deveria ser de descanso.

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