@papayalovin

Já é tarde e sente-se exausta depois de um longo dia de trabalho. É possível que tenha visto um ou dois episódios da sua série favorita, lido um capítulo do livro que está na sua mesinha de cabeceira e completado a rotina noturna de skincare com muito esforço. Está na cama e sabe que deve dormir, mas continua a fazer scroll. Há uma parte de si que não está satisfeita.

O cenário é-lhe familiar? Isto tem um nome: “bedtime revenge procrastination” (qualquer coisa como “procrastinação de vingança na hora de ir dormir”, em tradução livre). Um fenómeno em que o sono é sacrificado para que as pessoas possam dedicar algum tempo à vida pessoal.

Conhecida na China como “bàofùxìng áoyè”, a teoria espalhou-se rapidamente na rede social Twitter em junho de 2020, quando a jornalista Daphne K Lee fez uma publicação no Twitter sobre o assunto: “as pessoas que não têm muito controle sobre sua vida diurna recusam-se a ir dormir cedo, para ganharem alguma sensação de liberdade durante a noite”.

Não se sabe ao certo qual é a origem do termo. A menção mais antiga encontrada pela reportagem de Lee foi num blogue, nomeadamente num post de novembro de 2018, mas é possível que haja menções anteriores. O autor (um homem da província de Guangdong) escreveu que, durante um dia de trabalho, “pertencia a outras pessoas” e só conseguia “encontrar-se” quando chegava a casa e se deitava.

A expressão é popular no país asiático, mas o fenómeno que descreve será bem mais amplo, especialmente em tempos de pandemia. Estudos indicam que funcionários exaustos de todo o mundo estarão a adiar o sono para reivindicarem um pouco de tempo para si, mesmo sabendo que isso pode prejudicar sua saúde. A solução? Fazer pausas estruturadas de 15 minutos, por exemplo, enquanto ainda está claro lá fora. Permita-se ver televisão, explorar as redes sociais ou dedicar-se a qualquer atividade de lazer, aconselham as psicólogas Chel’sea Ryan e Aliza Shapiro, em declarações ao site da revista Glamour.

As especialistas sublinham ainda que, para evitar o scroll exagerado à noite, é importante não ter medo dos seus pensamentos. Por isso mesmo, recomendam a meditação, nem que seja só durante cinco minutos. Parar ativamente e perguntar-se como está ao longo do dia irá ajudar no sentido de evitar ‘despejar’ sentimentos negativos — e as subsequentes horas de scrolling — num momento que deveria ser de descanso.

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

"Doomscrolling". Pelo bem da sua saúde mental, está na hora de parar

Parece o título de um filme de ação dos anos 1980, mas é um termo bem atual e faz referência a uma consequência da pandemia.

Diz Quem Sabe

Não há melhor remédio do que dormir (naturalmente) bem

Um artigo de opinião de Margarida Mendes, neuropsicóloga na Clínica de Santo António do Grupo Lusíadas Saúde

Comportamento

As mulheres perdem três horas de sono por noite por causa dos parceiros

De acordo com um estudo britânico, que analisou dois mil casais, essas horas equivalem a 45 dias por ano.

Mais no portal

Beleza

De que é feita a beleza?

Cláudia Semedo, Fernanda Velez, Mafalda Sena, três caras que representam a diversidade feminina e as causas que defendem fizeram com que fossem escolhidas para representar a Lancôme em Portugal. Mas o que é que as torna tão bonitas? Fomos saber quais os seus segredos de beleza.  As respostas pode encontrá-las na edição de julho da ACTIVA, já nas bancas, e no nosso vídeo de bastidores.

Lifestyle

Os anos 70 estão de volta à decoração de interiores

Inspire-se nestes detalhes.

Comportamento

Este é dos fatores mais importantes para o sucesso no trabalho

E não se trata de ser apaixonado pelo que faz.

Saúde

É possível apanhar um escaldão à sombra?

Confira a explicação de um médico.

Celebridades

Ex-namorada de Miley Cyrus está grávida

Kaitlynn Carter espera o primeiro filho aos 32 anos.

Celebridades

Kim Kardashian pensou em deixar Kris Humphries sozinho no altar

Os dois casaram-se em 2011, mas não sem antes a socialite enfrentar várias dúvidas.

Moda

A Parfois tem os mules de que precisamos

Em ráfia e com uma corrente a dar um apontamento original.

Beleza

Sabe como usar um Gua Sha?

Incorpore este produto na sua rotina de beleza.

Saúde

Cientistas revelam 4 factos que podem transformar a gravidez

De acordo com diferentes estudos.

Saúde

11 alimentos ricos em vitamina D

Apesar de o sol ser a melhor forma de a obtermos, há alguns alimentos que podem ajudar.

Celebridades

Alex Rodriguez perdeu a esperança de se reconciliar com Jennifer Lopez

O atleta perece já ter aceite o fim da relação.