@wildssouls

Existem alimentos tóxicos, materiais tóxicos, produtos de limpeza, perfumes e cosméticos tóxicos. Então, não é surpresa que também existam pessoas tóxicas – e elas são igualmente prejudiciais para o nosso bem-estar.

Embora a maioria das coisas acima mencionadas venham com avisos de toxicidade, nas relações interpessoais só podemos confiar nos nossos instintos para identificar quem não nos faz bem. Literalmente. De acordo com um estudo publicado na revista científica “Journal of the American Medical Association”, conviver com uma pessoa tóxica aumenta o risco de doenças cardíacas, de diabetes e até mesmo de problemas no metabolismo.

Não existe um motivo específico para que um indivíduo tenha uma influência negativa sobre os outros, mas as  experiências de vida, ter uma família disfuncional e a falta de maturidade emocional são apontados como alguns fatores para que projetem sentimentos de insegurança em quem está ao seu redor. 

Quais são os sinais de alerta? Veja, abaixo, alguns padrões comportamentais típicos de pessoas negativas:

  1. Estão sempre certas: a culpa é sempre dos outros. Este tipo de comportamento reflete a incapacidade de admitir que cometeram erros ou passaram das medidas;

  2. Falta de limites: as pessoas tóxicas não sabem quando parar, mesmo quando alguém já deu a a entender que uma determinada atitude a incomoda. Elas desconsideram os limites alheios e esperam que os outros estejam sempre à disposição;

  3. Raramente pedem desculpa: mesmo sabendo que feriram os sentimentos de alguém, raramente pedem perdão. É claro que há exceções, mas a iniciativa costuma mascarar uma conduta manipuladora, para que consigam o que querem;

  4. Adoram fazer-se de vítimas: isto pode ser visto como uma jogada calculada para ter atenção e empatia. As pessoas tóxicas encontram sempre alguém para culpar pelos seus problemas e em quem projetar frustrações;

  5.  Nunca ouvem: quando uma pessoa negativa tem um problema, espera que os seus desabafos sejam ouvidos com atenção. No entanto, raramente se disponibilizam para ouvir os outros, parecendo desinteressados ou desligados emocionalmente da conversa;

  6. São más-línguas: estes indivíduos sentem um certo prazer em criticar outras pessoas e, por isso mesmo, falam constantemente mal de amigos, parentes e colegas de trabalho. Eles gostam de evidenciar as fraquezas alheias, de forma a aumentarem a própria autoestima. 

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS DECORAÇÃO, VISÃO JÚNIOR, VISÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Relacionados

Comportamento

Existem cinco tipos de vampiros emocionais - saiba como identificá-los para ter paz

Estas pessoas 'alimentam-se' da energia dos outros e é muito provável que já se tenha cruzado com uma delas na vida.

Comportamento

7 sinais de que está numa relação tóxica

Entenda também o impacto negativo que este tipo de relacionamentos pode ter na saúde mental e física.

Comportamento

Este truque simples pode transformar todas as suas relações a partir de agora

Quantas vezes já a tirara do sério e teve uma reação repentina da qual se arrependeu? Com tempo e prática, estes três passos podem corrigir isso.

Mais no portal

Moda

Ideias de looks casuais que exigem pouco esforço

Inspire-se nestas sugestões!

Saúde

O motivo para o corpo humano libertar vapor após treinos em climas húmidos

Sim, é possível, e a explicação é muito simples.

Mulheres Inspiradoras

“Somos brasileiras antes de sermos mulheres imigrantes”

Prostitutas que roubam maridos e falam “brasileiro”. Os estereótipos construídos ao redor da mulher brasileira são usados para justificar violência, negativas de direitos fundamentais e esvaziar as suas identidades. E estamos em 2021.

Beleza

Descobrimos o segredo por detrás da pele perfeita de Rita Ora na Met Gala

Veja os bastidores da preparação da cantora para um dos eventos mais badalados do ano.

Celebridades

Meghan é uma mulher alfa. Especialista em decifrar pessoas analisa novas fotos dos Sussex

Harry e Meghan são capa de uma edição especial da revista "Time", que destaca as pessoas mais influentes no mundo em 2021.

Comportamento

Alienação parental: saiba o que é e como identificá-la

De acordo com uma psicoterapeuta.

Celebridades

O significado secreto do anel que Meghan usa no dedo mindinho

Este foi um dos acessórios que a duquesa de Sussex elegeu para aparecer na capa de uma edição especial da revista "TIME".

Celebridades

Keke Palmer expõe o que se come na Met Gala: "É por isto que não vos mostram a comida"

Os fãs ficaram chocados com o catering do evento, onde cada bilhete custa 35 mil dólares e uma mesa pode chegar aos 300 mil.

Celebridades

Kendall Jenner revela como soube que a irmã Kylie está grávida

A empresária e o namorado, o rapper Travis Scott, preparam-se para serem pais pela segunda vez.

Moda

Evite descartar estes sapatos na transição entre estações

Caso contrário, poderá arrepender-se. Entenda porquê.

Mulheres Inspiradoras

Não perca, dia 21 de setembro, a próxima Conversa Corpo&Alma com Fátima Lopes

Na quinta conversa Activa Corpo & Alma, Fátima Lopes traz a sua experiência pessoal e fala sobre Equilíbrio, e Reorganizar a vida em tempo de recomeço.

Moda

O que vestir para ir jantar fora? Estas sugestões servem de inspiração

Aqui ficam 12 propostas.