Um novo estudo realizado pela Kaspersky Safe Kids revela como é o entretenimento online entre as crianças, uma atividade que tem crescido devido à pandemia.

A partir de uma análise a pesquisas anónimas realizadas pelos utilizadores da app Kaspersky Safe Kids, de 20 de dezembro de 2020 a 10 de janeiro de 2021, a empresa descobriu de que forma os mais jovens estão a lidar com a falta de atividades fora de casa. Os dados anónimos, voluntariamente disponibilizados pelos próprios utilizadores, integram pesquisas feitas através do Bing, Google, Mail.ru, Yahoo!, Yandex e YouTube, ambas feitas em smartphones e computadores.

Os sites de vídeos e áudio são aqueles que os mais novos visitam com maior frequência (40%), o que equivale a uma subida de 2,6% face ao número médio registado entre junho de 2019 e maio de 2020. Para além disso, as pesquisas mais populares estão relacionadas com o YouTube (21%), gaming (15%), sites de tradução (11%), plataformas de comunicação (10%) e música (9%).

No YouTube, os videojogos (37%) são os conteúdos mais pesquisados pelas crianças. Em primeiro lugar, surgem canais de streamers que jogam diferentes jogos (39%) e canais relacionados principalmente com o jogo Minecraft (19%). Além destes, jogos como “Among Us”, “Brawl Stars” e “Gacha Life”, que permitem a criação de vídeo stories, também estão entre os conteúdos mais procurados nesta plataforma.

A segunda categoria com maior expressão no YouTube (21%) está relacionada com bloggers ou canais específicos. Por exemplo, conteúdos “do-it-yourself” (DIY) tornaram-se bastante populares entre as crianças, principalmente aqueles partilhados pelos canais que aparecem a liderar o top 3: 5-Minute Crafts, 123 GO! e Troom Troom.

Para além de artistas e bloggers, os mais novos também pesquisam outras celebridades. Donald Trump é o primeiro da lista, seguido de personalidades como a atriz Emma Watson e Elon Musk. Durante este período, o Tik Tok também continua a suscitar o interesse das novas gerações, tendo registado 800 milhões de utilizadores ativos por mês em mais de 150 países. Entre as pesquisas nesta rede surgem temas como “TikTok mashup” ou “como alterar o modo restrito no TikTok”, bem como contas de TikTokers específicos.

As medidas restritivas impostas por todo o mundo mostram que este segmento da população está mais conectado do que nunca e, por isso, a Kaspersky oferece várias recomendações aos pais para garantirem uma experiência segura e positiva aos seus filhos nos seus dispositivos.

Gestão da conta segundo as normas do país

A idade legal para criar uma conta num sistema operativo móvel varia, mesmo que para alguns países europeus seja a partir dos 14 anos. A opção para os menores de idade é criar uma conta vinculada às contas dos pais. Desta forma, não se encontram a violar os términos do serviço e mantêm o controlo da conta, ao mesmo tempo que os mais pequenos podem aceder a todos os serviços permitidos. Por razões de segurança, os pais também poderão receber notificações de segurança quando alguém entra na conta a partir de um dispositivo desconhecido ou tenta recuperar a palavra-passe.

Criação de um grupo familiar

Ao criar uma conta familiar, é possível gerir as compras dos seus filhos e partilhar jogos, livros e programas de televisão. Assim, os conteúdos mantêm-se diversificados e adaptados aos interesses das crianças, mas, ao mesmo tempo, é possível prevenir/bloquear conteúdo explícito e apps inapropriadas. A utilização fica alinhada com as restrições de idade para jogos e vídeos, mediante o controlo parental.

Controlar a utilização da Internet

“Um grande poder exige uma grande responsabilidade” – por isso, há que aprender a fazer um uso responsável dos recursos. Deste modo, as liberdades e ferramentas que a Internet proporciona também têm os seus malefícios. De qualquer modo, é possível mitigar estes riscos, através do uso de limitações e bloqueios apropriados.

Proteção dos smartphones contra problemas de segurança

Um maior controlo e um comportamento adequado são sempre boas medidas a adotar, mas não devemos deixar de utilizar um software robusto de segurança, juntamente com a instalação de uma aplicação de controlo parental. Uma solução versátil de controlo parental não só ajuda a controlar o telefone e a atividade no computador de uma criança, como também protege contra vários riscos de segurança e ciberameaças.

Assegurar proteção no mundo real

É importante manter as crianças no mundo real e garantir que não passam a maioria do seu tempo online. E quando as crianças estão fora de casa, é possível saber onde estão, através de uma solução de controlo parental. Um localizador GPS permite encontrar a localização dos mais pequenos num mapa online, em tempo real. Funcionalidades como a localização de zonas seguras e notificações, juntamente com alertas de bateria baixa, podem proporcionar uma segurança adicional

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

Quase 30% dos gamers escondem dos pais o tempo que passam a jogar

Conheça os motivos por trás desta omissão.

Diz Quem Sabe

Dicas úteis para um confinamento mais tranquilo com crianças em casa

Aqui ficam algumas sugestões da Dra. Carla Chambel, especialista em imunoalergologia, para tornar este tempo conturbado mais fácil para todos.

Diz Quem Sabe

Se os brinquedos dos seus filhos falassem, o que diriam?

"Ter muitos brinquedos não é mau. Mas ter muitos brinquedos disponíveis de uma só vez poderá provocar excesso de estimulação e superexcitação". Um artigo de opinião assinado pela coach infantil e parental Sara Nunes.

Mais no portal

Comportamento

O fenómeno que promete afetar o início de novas relações num mundo pós-pandemia

A sigla assemelha-se a um palavrão e os especialistas estimam que poderá dificultar novos relacionamentos.

Beleza

Nem imagina o impacto que uma fronha pode ter na pele do rosto

Parece um detalhe inofensivo, mas pode fazer toda a diferença na condição da tez.

Finanças de A a Z

Animais domésticos: como cuidar bem deles e ainda poupar dinheiro

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Saúde

Entenda a relação entre o stress e a queda de cabelo

Um estudo recente da Universidade de Harvard debruçou-se sobre o tema e, para além disso, encontrou uma substância que poderá estimular o crescimento dos fios.

Moda

5 'looks' perfeitos para um casamento intimista (mas de sonho)

A estilista Elsa Barreto regressa ao segmento nupcial.

Moda

Saiba como escolher (sempre) o modelo perfeito de calças de ganga

Com tantas opções no mercado, é fácil ficarmos confusas.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.