Noam Shpancer, psicólogo, escreveu um texto para a Psychology Today, no qual fala acerca do traço de personalidade que mais se associa à longevidade. Para tal, baseou-se no modelo dos “Grandes Cinco”, que organiza diferentes tipos de personalidade em cinco padrões: neuroticismo, abertura, amabilidade, extroversão e conscienciosidade.

Ora e o interessante é que cada um destes padrões pode funcionar como forma de tentar prever o futuro, já que cada um se associa a diferentes tipos de comportamentos. “Nos últimos 30 anos, acumulou-se evidência que sugere que aspetos da personalidade predizem a longevidade“, escreve Noam. E parece que um destes cinco tem, aqui, um grande destaque.

Falamos da conscienciosidade. De acordo com o autor, vários estudos demonstraram que esta característica surge de mãos dadas com mais anos de vida. “Níveis mais elevados de conscienciosidade foram significativa e positivamente associados à longevidade“, concluiu uma análise de Margaret Kern e Howard Friedman, da University of California, em 2008.

Já mais recentemente, em 2020, Nicholas Turiano e alguns colegas da West Virginia University, juntaram dados de 44702 participantes de 12 diferentes estudos, concluindo que “emergiu um padrão consistente de elevados níveis de conscienciosidade a prever um reduzido risco de morte“. O motivo? Estas pessoas têm menos tendência a tomar riscos – seja atividades radicais ou hábitos pouco saudáveis, como fumar.

Mas não só. Já este ano, 2021, Páraic Ó Súilleabháin, junto a colegas da University of Limerick, descobriu que este traço se associa a maior longevidade porque tem um impacto na nossa imunidade. Os investigadores olharam para dois marcadores biológicos – Interleucina-6 e Proteína c-reativa -, ligados à morbidade relacionada com a idade. Naqueles com maior conscienciosidade, foram detetados menores níveis de Interleucina.

Palavras-chave

Mais no portal

Beauty Spot

As melhores técnicas e produtos para fazer sardas falsas

A rubrica Beauty Spot desta semana é dedicada a esta tendência divertida, que combina na perfeição com visuais mais naturais de maquilhagem.

É só uma sugestão

Falar de Livros: "D.A.D. - Desempregado, Artista, Dona de Casa" é um retrato humorista da vida de um pai

Um livro de Alexandre Esgaio publicado pela Suma de Letras.

Moda

Olivia Wilde elege sobretudo acessível para se proteger do frio em Londres

Não sabíamos que precisávamos de um sobretudo azul... até vermos um dos visuais mais recentes da atriz.

Comportamento

3 formas de manter a conta bancária emocional do seu relacionamento com saldo positivo

Este conceito está diretamente relacionado com a forma como os casais gerem discussões de conflito.

#ActivaEmCasa

Braços e pernas: cinco exercícios para maior definição muscular

Aqui fica mais um circuito de treino completamente gratuito, preparado e exemplificado por Susana Carromeu, coach do CrossFit Cais.

Beleza

Cabelo: Os produtos que temos de experimentar

Conhece as novidades mais recentes? Para fortalecer, dar brilhou ou obter o styling perfeito.

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.