@katie.one

Vários comportamentos podem causar dano a uma relação – e é por isso que o conceito de “personalidade tóxica” é tão difícil de definir. Porém, de acordo com a psicóloga Dianne Grande, há quatro principais padrões “perigosos” que podem predizer uma relação pouco saudável. Conheça-os e esteja atenta!

1. Comportamento agressivo frequente

Este é um dos mais óbvios. Inicialmente, a agressão pode até não ser dirigida ao parceiro(a). Porém, viver com uma pessoa tendencialmente agressiva, que tem uma postura constantemente irritada e impulsiva, pode tornar os dias stressantes e imprevisíveis. A longo prazo, pode mesmo deixar de ser seguro.

Esta agressividade pode também traduzir-se em ameaças. Por exemplo, se as discussões acabam sempre com a pessoa a ameaçar ir embora, ou mesmo se ficam dias seguidos sem sinais de resolução. Uma relação saudável não deve implicar receio de dizer ou fazer algo e receber uma reação intimidante em troca.

2. Falta de empatia ou remorso

É um mau sinal quando a pessoa que tem ao lado não consegue partilhar a tristeza do outro. Se não há empatia, dificilmente haverá uma ligação profunda e verdadeira. A pessoa deve ser capaz de dizer “consigo perceber porque é que te sentes assim em relação à situação”.

Um outro sinal pouco benéfico é quando o outro não é capaz de pedir desculpa ou mostrar remorso genuíno quando as suas ações magoaram a pessoa que tem ao lado, mesmo que não tenha tido má intenção. Podem também não mostrar qualquer tipo de culpa quando fizeram a outra pessoa sentir-se mal.

3. Manipulação e engano

Mentiras ou distorções frequentes da realidade podem ser sinais de uma personalidade tóxica. É um mau sinal quando a outra pessoa nos faz questionar a nossa própria sanidade, por exemplo, ao distorcer os factos de tal forma, a seu favor, que nos perguntamos se realmente o que aconteceu não terá mesmo sido assim e não como nos lembrávamos.

4. Problemas com regras

Quando o outro quer que tudo seja feito à sua maneira, sem qualquer respeito pelas preferências do parceiro. Este é um padrão controlador e perfeccionista. Pode também surgir sob outra forma: quando a pessoa não aceita cumprir regras, quando acredita que estas não se aplicam ao próprio comportamento, acreditando ser superior a elas. No extremo, pode mesmo traduzir-se em alguém que não respeita a lei e tem comportamentos criminosos.

Em resumo, se vive ou convive regularmente com alguém com grande parte destes traços, é aconselhável que fale com alguém de confiança ou com um profissional de saúde mental. Estes poderão dar-lhe a perspetiva necessária para que possa lidar com a situação da forma que for mais penéfica ao próprio bem-estar.

Palavras-chave

Mais no portal

Comportamento

O fenómeno que promete afetar o início de novas relações num mundo pós-pandemia

A sigla assemelha-se a um palavrão e os especialistas estimam que poderá dificultar novos relacionamentos.

Beleza

Nem imagina o impacto que uma fronha pode ter na pele do rosto

Parece um detalhe inofensivo, mas pode fazer toda a diferença na condição da tez.

Finanças de A a Z

Animais domésticos: como cuidar bem deles e ainda poupar dinheiro

Este é o tema do novo episódio da rubrica Finanças de A a Z.

Saúde

Entenda a relação entre o stress e a queda de cabelo

Um estudo recente da Universidade de Harvard debruçou-se sobre o tema e, para além disso, encontrou uma substância que poderá estimular o crescimento dos fios.

Moda

5 'looks' perfeitos para um casamento intimista (mas de sonho)

A estilista Elsa Barreto regressa ao segmento nupcial.

Moda

Saiba como escolher (sempre) o modelo perfeito de calças de ganga

Com tantas opções no mercado, é fácil ficarmos confusas.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.