@katie.one

Vários comportamentos podem causar dano a uma relação – e é por isso que o conceito de “personalidade tóxica” é tão difícil de definir. Porém, de acordo com a psicóloga Dianne Grande, há quatro principais padrões “perigosos” que podem predizer uma relação pouco saudável. Conheça-os e esteja atenta!

1. Comportamento agressivo frequente

Este é um dos mais óbvios. Inicialmente, a agressão pode até não ser dirigida ao parceiro(a). Porém, viver com uma pessoa tendencialmente agressiva, que tem uma postura constantemente irritada e impulsiva, pode tornar os dias stressantes e imprevisíveis. A longo prazo, pode mesmo deixar de ser seguro.

Esta agressividade pode também traduzir-se em ameaças. Por exemplo, se as discussões acabam sempre com a pessoa a ameaçar ir embora, ou mesmo se ficam dias seguidos sem sinais de resolução. Uma relação saudável não deve implicar receio de dizer ou fazer algo e receber uma reação intimidante em troca.

2. Falta de empatia ou remorso

É um mau sinal quando a pessoa que tem ao lado não consegue partilhar a tristeza do outro. Se não há empatia, dificilmente haverá uma ligação profunda e verdadeira. A pessoa deve ser capaz de dizer “consigo perceber porque é que te sentes assim em relação à situação”.

Um outro sinal pouco benéfico é quando o outro não é capaz de pedir desculpa ou mostrar remorso genuíno quando as suas ações magoaram a pessoa que tem ao lado, mesmo que não tenha tido má intenção. Podem também não mostrar qualquer tipo de culpa quando fizeram a outra pessoa sentir-se mal.

3. Manipulação e engano

Mentiras ou distorções frequentes da realidade podem ser sinais de uma personalidade tóxica. É um mau sinal quando a outra pessoa nos faz questionar a nossa própria sanidade, por exemplo, ao distorcer os factos de tal forma, a seu favor, que nos perguntamos se realmente o que aconteceu não terá mesmo sido assim e não como nos lembrávamos.

4. Problemas com regras

Quando o outro quer que tudo seja feito à sua maneira, sem qualquer respeito pelas preferências do parceiro. Este é um padrão controlador e perfeccionista. Pode também surgir sob outra forma: quando a pessoa não aceita cumprir regras, quando acredita que estas não se aplicam ao próprio comportamento, acreditando ser superior a elas. No extremo, pode mesmo traduzir-se em alguém que não respeita a lei e tem comportamentos criminosos.

Em resumo, se vive ou convive regularmente com alguém com grande parte destes traços, é aconselhável que fale com alguém de confiança ou com um profissional de saúde mental. Estes poderão dar-lhe a perspetiva necessária para que possa lidar com a situação da forma que for mais penéfica ao próprio bem-estar.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Lifestyle

Sem gordura ou lactose e com 25g de proteína: eis as novidades Mimosa

A marca renovou a gama Proteína. Conheça as novidades!

Beleza

5 dicas para prevenir o acne na idade adulta

Não deixe que as borbulhas se tornem um problema.

Celebridades

Quatro meses após ser pai, Jason Derulo separa-se da namorada

O artista estaria numa relação com Jena Frumes desde março de 2020.

Saúde

Estes alimentos são ricos em vitamina C

Inclua-os na sua dieta.

Saúde

Covid-19: o que muda a partir de 1 de outubro?

Conheça as novas medidas.

Moda

Natura lança coleção de outono/ inverno

Fique a par das novidades.

Comportamento

Homens têm 16% mais tendência que as mulheres a achar a traição aceitável

Revela um estudo da BBC.

Lifestyle

Quando a paixão pela cozinha e pela preservação do meio ambiente se unem... isto é o que acontece

Conheça a história por detrás da IBAU!

Moda

As 12 peças de vestuário Parfois que vai querer usar este outono

Desde coletes a casacos.

Saúde

7 sinais físicos que indicam que está mais stressado do que pensa

Esteja atento ao que o seu corpo lhe diz.

Moda

Carolina Patrocínio mostra as peças da nova Puma Studio Collection

Peças pensadas para total liberdade de movimentos e que podem ser conjugadas entre si.

Moda

Ponchos em burel: tradição e design de mãos dadas para este outono

Os ponchos (165€) reavivam padrões clássicos com cores esbatidas, tons terra e outros mais coloridos para animar os dias mais cinzentos.