@barbarabrigido

Aprender a lidar com pressões externas e com a tensão é crucial para a “saúde” de um relacionamento a longo prazo.

De acordo com o Instituto Gottman, que analisa relacionamentos há mais de 40 anos, uma forma simples e eficaz de os casais fazerem isto é reunirem-se no fim do dia e falarem sobre como este correu, com recurso a uma Conversa Redutora de Stress. Infelizmente, por vezes, esse diálogo tem o efeito oposto. Em vez de reduzir o stress, a tensão escala entre os parceiros, porque ambos sentem que não estão a ser ouvidos. 

Kyle Benson, investigador do Laboratório do Amor no Instituto Gottman, sugere explorar “4 Acordos” para trazer à tona as expectativas silenciosas e colocar as partes envolvidas em sintonia. Continue a ler para saber quais são:

Concordar no timing

Algumas pessoas querem falar mal entram em casa. Outras precisam de descomprimir sozinhas antes de estarem prontas para interagir. Quando esta expectativa não é dita, pode criar tensão e fazer com que ambos os parceiros se sintam perdidos. Por isso mesmo, é importante que cheguem a um acordo em relação a um timing que vá ao encontro das necessidades dos dois. Pode ser, por exemplo, todas as noites, às 19H, ou antes de irem dormir.

 

Dedique a sua presença por 20-30 minutos

Alguns casais têm dificuldades porque não passam tempo suficiente na presença um do outro para permitirem que o amor seja cultivado. Tire tempo para se conectar verdadeiramente durante esta conversa.

Não falem sobre o casamento

Esta conversa dá espaço a ambos para falarem sobre o que vos vai na mente, para além do casamento. Esta não é a altura para trazer conflitos existentes à tona. Em vez disso, vejam-na como uma oportunidade para se apoiarem noutras áreas da vida. Para além disso, é uma forma de escuta ativa, na qual respondem aos desabafos um do outro com empatia e sem julgamento. Como essas questões não têm nada a ver com a relação, é muito mais fácil expressar apoio e compreensão com os receios e motivos de stress do seu parceiro.

Todas as emoções são bem-vindas

Este diálogo é uma oportunidade para desabafarem sobre problemas ou coisas que vos irritam, quer sejam grandes ou pequenas. Se o seu parceiro partilhar tristeza, medo ou raiva e causar algum desconforto, este pode ser o momento ideal para explorar os porquês. Muitas vezes, esse desconforto está enraizado em restrições de infância contra a expressão de emoções “negativas”.

Permita que este também seja um espaço seguro para celebração. Se teve uma vitória recente no trabalho ou na parentalidade, mencione-a. Além de partilhar frustrações, um relacionamento é sobre partilhar e saborear as vitórias da vida juntos. É isso que a torna significativa.

Palavras-chave

Relacionados

Comportamento

A pandemia está a prejudicar a vida sexual dos portugueses

A Sociedade Portuguesa de Sexologia, a Ordem dos Psicólogos e a Associação de Planeamento Familiar tomaram uma posição em conjunto.

Comportamento

A importância dos pequenos gestos nos relacionamentos amorosos

Especialmente em tempos de pandemia.

Comportamento

Este fator é determinante para o sucesso de uma relação

Nem só de personalidades que combinam vive o 'match' perfeito. Veja o que diz a ciência.

Mais no portal

Moda

Fomos espreitar as propostas da Primark e estes são os nossos 10 acessórios preferidos

Os acessórios must-have para os dias de calor

Moda

Quem disse que não há lugar para fatos num armário de primavera?

Dos tons neutros aos mais vibrantes; das silhuetas justas às oversized, é impossível resistir a estes 10 conjuntos coordenados.

Beleza

Cabelos: três tendências inspiradas nas Deusas do Olimpo

Confira as sugestões Jean Louis David.

Lifestyle

Aos fins de semana, há 'brunch' na Doca de Santo

Com vista para o Tejo.

Moda

Uns ténis para quem não tem medo de brilhar debaixo dos holofotes

Os novos ténis da marca Puma em colaboração com Dua Lipa

Celebridades

Harry aterra no Reino Unido sem Meghan e reencontra-se com o irmão

A propósito do funeral do avô, Philip.

Moda

Estas cinco combinações de cores são a definição de luxo

Quer dar mais cor ao seu guarda-roupa? Então, inspire-se nestes visuais que encontram equilíbrio em apostas inesperadas.

Moda

Parfois: 10 artigos imperdíveis em promoção

Confira as sugestões que selecionámos.

Saúde

Um beijo, três consequências para a saúde oral

O Dia do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril, e Portugal não foge aos festejos. Aqui ficam três consequências (boas e más) deste gesto de carinho na saúde oral.

Body Shaper

A receita caseira que combate três grandes preocupações estéticas das mulheres

No novo episódio da rubrica Body Shaper, partilho uma massagem que ajuda a eliminar a celulite, a má circulação e a retenção de líquidos.

Saúde

CDC declara racismo ameaça à saúde pública

A agência americana focou-se no impacto deste a nível físico e emocional.