@dressingleeloo

Compreender o seu parceiro requer a capacidade de ouvir. Ouvir mesmo. Os casais são aconselhados a ouvir as queixas um do outro sem se sentirem atacados e, por melhor que pareça, muitas vezes não é realista.

Quando algo que dizemos (ou não dizemos) fere os sentimentos do nosso companheiro, há um forte impulso para interromper com: “Essa não era a minha intenção” ou “Estás a interpretar-me mal”, mesmo antes de ele acabar de falar. Quando o ouvinte reage antes de ouvir a explicação completa, ambos acabam a sentir-se incompreendidos.

Sim, é importante reclamar sem culpa e declarar uma necessidade positiva de ajudar a evitar que o ouvinte responda defensivamente. Dito isto, nas relações saudáveis, também é primordial que o ouvinte aprenda a acalmar-se. Aliás, esta até pode ser uma forma de manter a conexão com a cara-metade durante o desentendimento.

Aqui ficam seis dicas do Dr. Kyle Benson, um dos especialistas do Instituto Gottman, para ouvir sem ficar na defensiva:

  1. Contenha-se. Olhe para dentro e veja o que está a dizer a si mesma sobre o significado do conflito e como ele pode afetá-la. Isto também significa considerar que a reclamação de seu parceiro pode ser verdadeira. Às vezes, agarramo-nos a um autorretrato distorcido. 

  2. Esteja atenta ao amor e respeito. Durante conversas difíceis, é útil concentrar-se no afeto e respeito que sente pelo seu parceiro. Quando se acalma, aprende a separar o seu relacionamento da raiva e da mágoa que está a sentir por causa desse problema específico.

  3. Abrande e respire. Concentre-se em relaxar o corpo. Contudo, ao fazer isso, não se perca na atividade nem pare de ouvir.

  4. Peça uma reformulação. Se o seu parceiro disser algo que seja um gatilho, peça-lhe que o diga de uma forma diferente. Isto pode fazer toda a diferença quando se sente na defensiva.

  5. Não leve a reclamação do seu parceiro a peito. Isto parece impossível, especialmente se a reclamação for sobre algo que fez ou não fez. Se se sentir na defensiva, tente perceber porquê. A reclamação do seu parceiro é sobre as necessidades dele, não as suas, então acalme as suas defesas para que possa apoiá-lo.

  6. Carregue no botão de pausa. Se notar que está a ter dificuldades em concentrar-se como ouvinte, peça ao seu parceiro para fazer uma pausa na conversa. Essa é uma maneira proativa de se acalmar e evita que ‘a tampa salte’ do seu cérebro emocional.

 

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS, CARAS DECORAÇÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Relacionados

Comportamento

Saiba como estar alinhada com o seu parceiro no estilo de parentalidade

Até mesmo os relacionamentos mais fortes ficam desgastados na transição para a esta nova fase. Mas há um exercício simples que pode ajudar.

Comportamento

Este exercício pode ajudar a desbloquear a intimidade emocional

Um fator crucial e que é a base de qualquer relacionamento saudável.

Comportamento

A conversa diária que beneficia qualquer casamento

Ou relacionamentos a longo prazo. O importante é que criem espaço para este diálogo.

Mais no portal

Moda

10 ideias de estilo que aprendemos com Karlie Kloss

Para copiar durante o ano todo!

BeYoga

Beyoga: respiração e movimento

Quando aliamos, de forma consciente, a respiração ao movimento os benefícios físicos e mentais são imediatos. Ganhe energia ao tornar a mente presente e o corpo alinhado, desfrute de bem-estar, harmonia e serenidade. Pratique Yoga e transporte este estado de união e plenitude para o seu dia-a-dia.

Saúde

Dúvidas na gravidez? Sofia Arruda esclarece

Numa sessão online gratuita.

Moda

Desigual lança nova coleção com inspiração mediterrânica

Uma série de peças perfeitas para o verão!

Beleza

O bálsamo perfeito para realçar o bronzeado

Num jantar após uma ida à praia, por exemplo.

Comportamento

As cinco etapas da resolução de conflitos

A forma como entra numa conversa difícil ditará se o conflito será destrutivo ou criativo, diz uma psicóloga.

Fashion Tips

5 maneiras diferentes de usar lenços para valorizar visuais de verão

O novo episódio da rubrica Fashion Tips mostra a versatilidade deste acessório na estação mais quente do ano.

Pera Doce

Vista espantosa e menu vegetariano: estive no 'céu' e voltei

Num palácio oitocentista, transformado em boutique hotel, o restaurante SUBA junta à sua oferta de menus de degustação a opção vegetariana.

Moda

Goop e Puma aliam-se para criar coleção de edição limitada com peças para usar muitas vezes

Cores neutras, linhas minimais e materiais premium.

Moda

Dama de Copas lança coleção de biquínis para todos os tipos de corpo

Escolha o tamanho certo.

Lifestyle

H&M Home: 10 artigos para aproveitar nos saldos

Dê um novo ar à sua casa.

Lifestyle

Vem aí o SoundFlower Fest - um evento que junta música, sustentabilidade e liberdade

O SoundFlower vem devolver a música à margem do Tejo, na bonita paisagem de Valada, Cartaxo, nos dias 11 e 12 de Setembro de 2021