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Compreender o seu parceiro requer a capacidade de ouvir. Ouvir mesmo. Os casais são aconselhados a ouvir as queixas um do outro sem se sentirem atacados e, por melhor que pareça, muitas vezes não é realista.

Quando algo que dizemos (ou não dizemos) fere os sentimentos do nosso companheiro, há um forte impulso para interromper com: “Essa não era a minha intenção” ou “Estás a interpretar-me mal”, mesmo antes de ele acabar de falar. Quando o ouvinte reage antes de ouvir a explicação completa, ambos acabam a sentir-se incompreendidos.

Sim, é importante reclamar sem culpa e declarar uma necessidade positiva de ajudar a evitar que o ouvinte responda defensivamente. Dito isto, nas relações saudáveis, também é primordial que o ouvinte aprenda a acalmar-se. Aliás, esta até pode ser uma forma de manter a conexão com a cara-metade durante o desentendimento.

Aqui ficam seis dicas do Dr. Kyle Benson, um dos especialistas do Instituto Gottman, para ouvir sem ficar na defensiva:

  1. Contenha-se. Olhe para dentro e veja o que está a dizer a si mesma sobre o significado do conflito e como ele pode afetá-la. Isto também significa considerar que a reclamação de seu parceiro pode ser verdadeira. Às vezes, agarramo-nos a um autorretrato distorcido. 

  2. Esteja atenta ao amor e respeito. Durante conversas difíceis, é útil concentrar-se no afeto e respeito que sente pelo seu parceiro. Quando se acalma, aprende a separar o seu relacionamento da raiva e da mágoa que está a sentir por causa desse problema específico.

  3. Abrande e respire. Concentre-se em relaxar o corpo. Contudo, ao fazer isso, não se perca na atividade nem pare de ouvir.

  4. Peça uma reformulação. Se o seu parceiro disser algo que seja um gatilho, peça-lhe que o diga de uma forma diferente. Isto pode fazer toda a diferença quando se sente na defensiva.

  5. Não leve a reclamação do seu parceiro a peito. Isto parece impossível, especialmente se a reclamação for sobre algo que fez ou não fez. Se se sentir na defensiva, tente perceber porquê. A reclamação do seu parceiro é sobre as necessidades dele, não as suas, então acalme as suas defesas para que possa apoiá-lo.

  6. Carregue no botão de pausa. Se notar que está a ter dificuldades em concentrar-se como ouvinte, peça ao seu parceiro para fazer uma pausa na conversa. Essa é uma maneira proativa de se acalmar e evita que ‘a tampa salte’ do seu cérebro emocional.

 

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