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Precisa de ter uma conversa difícil com alguém na sua vida? Isso causa-lhe ansiedade? Existem estratégias de comunicação que mantêm a discussão aberta e produtiva, independentemente do assunto, explica a psicóloga Loren Soeiro, num artigo para o site Psychology Today.

A especialista entra em detalhes sobre o que fazer — e não fazer — na próxima vez que uma situação do género surgir. Aqui ficam sete dicas:

  1. Tenha um objetivo em mente. Seja clara e específica na sua mente sobre o que deseja alcançar; não entre na conversa apenas com um vago sentimento negativo e a intenção de exteriorizá-lo;

  2. Use um estilo de comunicação que não culpa o outro. Um ótimo modelo para isto é a frase “Quando fazes X, eu sinto Y”. Ou seja, explique à outra pessoa que os seus sentimentos surgem por conta de ações dela;

  3. Os assuntos sérios raramente são culpa de uma só pessoa. Reconheça a sua parte de responsabilidade no conflito sobre o qual deseja conversar, especialmente se é isto que exige à outra pessoa;

  4. Aceite críticas, se forem sobre o assunto. Se quer resolver um problema, não presuma que a outra pessoa é a única que tem de mudar. Contudo, não seja redirecionada para um exame das suas próprias falhas; mantenha a conversa focada no problema que levantou em primeiro lugar;

  5. Solicitações num rumo positivo. Descreva as mudanças que gostaria de fazer, em vez de simplesmente fazer queixas sobre o problema que detetou;

  6. Não sinta a necessidade de ter uma vitória total. Não espere uma mudança imediata de comportamento ou uma admissão total de culpa. Poderá ter de aceitar que está ‘menos certa’ do que pensa que está; 

  7. Não se esqueça de ouvir o outro lado. Certifique-se de que faz uma pausa em tentar expressar os seus pontos de vista para conseguir ouvir e entender o que a outra pessoa está a dizer, do ponto de vista dela.

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