@martasyrko

Está a ver aquela cena clássica em que um marido infiel, mesmo depois de ter sido apanhado, diz à mulher que ela está a ver coisas que não existem? Ora bem, isso é um tipo de manipulação psicológica conhecido como gaslighting. Um termo emprestado do filme Meia-luz, ou Gaslight (1944), que conta a história de um homem que usa várias táticas para abalar e confundir a esposa, tentando levá-la a pensar que enlouqueceu. Isto porque ele descobre que ficará com a fortuna da mulher se ela for internada como doente mental.

A expressão em inglês ainda não tem tradução para a língua portuguesa, mas pode ser definida como uma forma de abuso psicológico, na qual o abusador mente, distorce a realidade e omite informações para fazer com que a vítima duvide da própria memória; dos próprios sentimentos e perceções e, como no filme, até mesmo da sua sanidade mental.

“Os ‘Gaslighters’ ganham controlo ou evitam enfrentar as consequências do seu comportamento ao esconderem e distorcerem informações”, explica a psicóloga Melanie Greenberg, num artigo para o site Psychology Today.

Se estes sinais lhe parecem familiares, é altura de dar alguns passos para se proteger. Para que não haja dúvidas, a especialista partilha 5 táticas de gaslighting bastante comuns:

  1. A outra pessoa mente sobre coisas que já sabe que são verdade. Como já mencionámos, esconder e distorcer informações é uma estratégia para evitar as consequências;

  2. A outra pessoa acusa-a dos comportamentos negativos que ela teve. Esta é uma tática de defesa chamada projeção, que envolve negar uma qualidade negativa em si mesmo e vê-la noutra pessoa, mesmo que isso não seja verdade;

  3. A outra pessoa diz-lhe que é louca, emocionalmente instável ou demasiado sensível, impugnando a sua saúde mental. Ela, por outro lado, afirma repetidamente que não tem nenhum problema.

  4. A outra pessoa sabota-a de formas subtis, numa tentativa de ganhar controlo ao focar-se nos seus defeitos. Se lhe contar quais são as suas inseguranças, ela irá usá-las como uma arma contra si;

  5. Quando a outra pessoa é confrontada sobre o comportamento que teve, muitas vezes, desvia o assunto e arranja distrações. Um contra-ataque que pode incluir dizer que a culpa é sua e que tem um problema.

 

Palavras-chave

Leia 6 meses GRÁTIS

Este verão assine a ACTIVA, CARAS, CARAS DECORAÇÃO, entre outras publicações do grupo Trust in News, por 1 ano e receba 6 meses de leitura grátis. Conheça todas as opções, incluindo as versões digitais. ASSINAR

Mais no portal

Moda

Esta tendência de swimwear improvável favorece peitos pequenos

Deixamos esta e outras sugestões para valorizar a área nas suas próximas idas à praia.

Saúde

4 bons motivos para começar a comer mais uvas

A sua saúde agradece.

Comportamento

Eis o que fazer quando se sente tentada a mentir

De acordo com uma psicóloga.

Imagem de Sucesso

Dicas para fazer as melhores compras em época de saldos

Este é o tema do novo episódio da rubrica Imagem de Sucesso.

Lifestyle

Estes casinos estão prestes a reabrir

Saiba quando os poderá visitar.

Mulheres Inspiradoras

Condessa D’Edla: a segunda mulher de D. Fernando II, que era artista e não agradava ao povo

A produção de capa da ACTIVA de agosto, protagonizada por Júlia Palha, foi fotografada num chalet conhecido como o "Chalet da Condessa”. Conheça a história desta mulher fascinante.

Saúde

Levantamento das restrições: um teste à eficácia da vacina para a COVID-19

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Laura Brum, virologista dos Laboratórios SYNLAB.

Moda

Estes básicos da H&M prometem 'fazer bonito' em qualquer ocasião

Estas sugestões são bonitas, intemporais e surpreendentemente acessíveis.

Celebridades

Este foi o visual de gala preferido de Kate Winslet

A atriz caracterizou o vestido como "uma escultura bordada".

Saúde

O DIU pode causar queda de cabelo?

Saiba se tem alguma relação.

Comportamento

Psicóloga explica como perceber as diferenças entre amor e luxúria

A luxúria pode levar ao amor, mas eles não são a mesma coisa.

Celebridades

Anna Faris casou-se em segredo

A atriz e Michael Barrett namoram desde 2017.