@thesimplefolk_

É bem capaz de ser um dos momentos mais constrangedoras na jornada da parentalidade: quando o seu filho (ou filha) de sete anos faz inocentemente uma pergunta sobre sexo. Especialmente se for sobre a sua vida sexual.

Embora possa sentir-se tentada a criar uma manobra de distração e fugir para outra divisão da casa, é melhor manter-se calma e com uma cara (e atitude) séria. Quem o diz é a Dra. Stacy Friedman, sexóloga clínica e coach sexual certificada, em declarações ao portal Real Simple.

“Eu acredito em ser franco sobre sexo e educar as crianças de acordo com o que elas se sentem à vontade para ouvir e o que querem saber”, diz a especialista. “Deve parecer sempre que é um assunto seguro para ser discutido”.

Ainda assim, nem sempre é fácil saber o que dizer quando um filho ou filha entra na cozinha com um brinquedo sexual na mão. Por isso mesmo, a Dra. Friedman explica como lidar com cinco dúvidas dos mais novos sobre sexo sem ‘morrer de vergonha’.

“Porque é que tu e o pai fizeram tanto barulho ontem à noite?”

Dê uma resposta que transmita algo positivo. “É uma boa oportunidade para dizer que estava a ‘desfrutar de tempo privado com o pai, no qual trocamos carinhos, nos rimos e amamos'”, diz a Dra. Stacy. “É importante para os filhos perceberem que, tal como eles precisam de tempo para si mesmos, acontece o mesmo com a mãe e o pai”.

“O que é isto [brinquedo sexual]?”

Respire fundo e mantenha-se calma, porque não vai querer que a criança pense que fez algo errado. “Ao mesmo tempo, é importante que ela perceba que o brinquedo é para adultos”, sublinha a especialista. “Pode dizer-lhe que é uma ferramenta que usa para massagens ou que ‘é um brinquedo para adultos, assim como existem brinquedos infantis’ e depois mude de assunto. Quanto menos importância der ao ocorrido, menor será a reação do outro lado”.

“As pessoas só fazem sexo para terem bebés, certo?”

A honestidade é importante no que diz respeito a falar com os mais novos sobre sexo. “Ao responder a esta pergunta, sugiro que dê uma resposta mínima como, por exemplo, ‘o sexo foi feito para ser agradável e pode ser partilhado de uma forma divertida e amorosa, além de fazer bebés'”, aconselha a sexóloga clínica. “Depois pergunte à criança se ela ficou esclarecida. Se ela quiser mais informação, dê uma explicação mais longa, mas sempre com atenção à linguagem corporal ou reações dele ou dela os filhos avisam quando a informação é suficiente e é melhor seguirmos o ritmo deles”.

“Fizeste sexo com mais alguém antes de conheceres o pai?”

A forma como responde a esta pergunta resume-se a uma decisão pessoal. “Eu acredito que é importante que as crianças saibam que é capaz de cuidar e confiar em mais de uma pessoa na sua vida, e que já se sentiu ligada a alguém que não era o pai”, explica a coach. “Elas podem saber que o sexo é agradável e pode acontecer com outras pessoas, mas também devem ter certeza de que o pai é a sua pessoa favorita — apaixonou-se e queria ter uma família com ele”.

“O sexo dói?”

O seu objetivo é educar com honestidade e sem medo, diz a Dra. Stacy, especialmente se esta pergunta vier de uma filha adolescente, que pode ter dúvidas sobre como será a primeira vez. Portanto, a especialista recomenda a honestidade compassiva: “Sim, às vezes pode doer na primeira vez, mas quando estás num relacionamento amoroso, o sexo pode ser realmente maravilhoso”.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Moda

As 12 peças de vestuário Parfois que vai querer usar este outono

Desde coletes a casacos.

Saúde

7 sinais físicos que indicam que está mais stressado do que pensa

Esteja atento ao que o seu corpo lhe diz.

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.