@lisadanielle__

O trabalho de investigação do Dr. John Gottman, um renomado psicólogo americano, no sentido de explorar e identificar os melhores métodos para criar uma criança emocionalmente inteligente revelou quatro estilos de parentalidade, sendo que cada um afeta as crianças de uma maneira diferente.

Esta pesquisa levou o cofundador do Instituto Gottman, que estuda relações interpessoais há mais de quatro décadas, a concluir que o segredo dos bons pais é compreender a origem emocional do comportamento problemático. De acordo com o especialista, a capacidade de uma criança de compreender e regular as próprias emoções tem imensos benefícios, que vão da autoconfiança à uma saúde física melhor.

Com isso em mente, o Dr. Gottman usou o blogue do instituto que ajudou a criar para partilhar as características de cada estilo de parentalidade, bem como os efeitos duradouros que eles podem ter nos mais novos.

Pais Indiferentes

Desligam-se, ridicularizam ou desviam-se de todas as emoções negativas. Sentem incerteza e temem sentir que não têm controlo. Usam técnicas de distração e a passagem do tempo como um substituto que cura tudo para a resolução de problemas.

Efeitos: os filhos aprendem que há algo errado com eles, não conseguem regular as emoções, acreditam que os próprios sentimentos são inadequados, errados e anormais.

Pais Desaprovadores

São semelhantes aos pais indiferentes, mas mais negativos, críticos, controladores, manipuladores e autoritários. Eles preocupam-se demasiado com a disciplina e não se preocupam o suficiente com a expressão emocional.

Efeitos: tal como acontece com quem lida com técnicas parentais evitantes, os filhos têm dificuldades em regular as emoções, acreditam que os próprios sentimentos são inadequados, errados e anormais.

Pais Permissivos

Infinitamente permissórios, oferecem pouca ou nenhuma orientação sobre a resolução de problemas ou a compreensão das emoções. Eles não estabelecem limites para o comportamento e, além disso, encorajam sentir determinadas emoções até que elas saiam do caminho por si só.

Efeitos: os filhos têm dificuldade em concentrar-se, dar-se bem com os outros e regular as próprias emoções de uma forma saudável.

Treinadores de Emoções

Têm consciência das emoções das crianças e reconhecem a expressão das mesmas como um momento perfeito para intimidade e aprendizagem. Ouvem com empatia e validam os sentimentos dos filhos, ajudando-os a rotular as emoções com palavras. Estabelecem limites quando ajudam os mais novos a resolver problemas ou a lidar com situações perturbadoras adequadamente.

Efeitos: a mestria em compreender e regular as próprias emoções ajudará as crianças a serem bem-sucedidas na vida de inúmeras formas. Elas serão mais autoconfiantes, terão um melhor desempenho em situações sociais e académicas e tornar-se-ão mais saudáveis fisicamente.

 

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Moda

Conheça a coleção de outono Parfois

Da roupa aos acessórios.

Lifestyle

Perda gestacional e interrupção voluntária da gravidez: este livro fala de ambas

"Camila, meu amor" conta na primeira pessoa a história de Renata Alves Marvão.

Nas Bancas

ACTIVA de outubro: as mulheres que são forças de mudança

A edição deste mês, com Vera Kolodzig na capa, já está nas bancas!

Celebridades

Kate regressa ao trabalho com abordagem fresca à tendência da alfaiataria

Depois de uma pausa de verão, a duquesa de Cambridge retomou os deveres oficiais com uma visita a oficias da Força Aérea Real.

Celebridades

Sofia Vergara celebra o trigésimo aniversário do filho com festa animada

A atriz foi mãe aos 19 anos e Manolo Gonzalez Vergara é o seu único filho.

Celebridades

O motivo para Morgan Freeman usar uma luva na mão esquerda

Muitos pensam que o ator teve a mão amputada ou que se trata de uma afirmação de moda, mas não é o caso.

Celebridades

Os artistas lusófonos que já se apresentaram na plataforma internacional ColorsxStudios

Carolina Deslandes fez manchetes recentemente ao apresentar o novo single "Eco", que homenageia a fadista Amália através do refrão de "Grito", neste palco global.

Moda

Como usar cabedal com estilo e elegância

Com o aproximar da nova temporada, é altura de tirar estas peças da gaveta.

Beleza

Cabelos: conheça as tendências fortes da nova temporada

Dos cortes aos penteados, estas são algumas das apostas fortes para os meses de outono e inverno.

Comportamento

Psicóloga recomenda estratégia de 7 passos para deixar um parceiro controlador

Neste tipo de dinâmica, uma pessoa domina ou participa na intimidação do parceiro. Pode acontecer a qualquer pessoa.

Moda

Ideias de looks casuais que exigem pouco esforço

Inspire-se nestas sugestões!