@wolfcubwolfcub

Acompanhada ou sozinha, chegar ao orgasmo é atingir o ápice da excitação sexual. Porém, o clímax não resulta apenas em sensações de relaxamento, satisfação e felicidade. Isto de acordo com vários estudos, que revelam que o corpo pode ter reações inusitadas — e que não são necessariamente agradáveis — ao pico do prazer. Conheça algumas delas:

Alucinações

O orgasmo pode abrir as portas de um mundo paralelo, através das alucinações, diz um estudo realizado na Turquia em 2011. Os investigadores estudaram cerca de 50 mulheres que admitiam ter uma “resposta sexual expandida”, sendo que 75% delas relatavam sentir-se como se estivessem a deixar o próprio corpo ou a flutuar após o orgasmo. Já 24% imaginavam estar num mundo de desenhos animados.

Ataque de espirros

Sim, isso mesmo. Há relatos desta reação aos orgasmos que remontam aos anos 1900. Segundo um artigo da revista científica Journal of the Royal Society of Medicine, os investigadores acreditam que a condição pode resultar da estimulação do sistema nervoso parassimpático, desencadeando espirros após o orgasmo.

Dor de cabeça

Há mais de 60 artigos publicados sobre este tema. Um inquérito levado a cabo pela Mayo Clinic, uma organização sem fins lucrativos da área de serviços médicos e de pesquisas médico-hospitalares nos Estados Unidos, mostrou que a cefaleia pode ser uma consequência de atingir o clímax. O sintoma pode durar de alguns minutos a três horas e costuma ser forte e bilateral, podendo atingir também o pescoço.

Choro

Devido à libertação de hormonas durante o orgasmo, o choro também é uma reação inusitada comum. Conhecida como disforia pós-coital, a condição consiste em sensações de tristeza, melancolia e ansiedade após o sexo. De acordo com um estudo de 2011 publicado na revista científica International Journal of Sexual Health, uma em cada três estudantes universitárias relatava já ter experienciado pelo menos um sintoma de disforia pós-coital na vida. É importante sublinhar que isto pode ser apelas um reflexo biológico dos efeitos hormonais e neurológicos que ocorrem durante o sexo.

 

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Moda

As 12 peças de vestuário Parfois que vai querer usar este outono

Desde coletes a casacos.

Saúde

7 sinais físicos que indicam que está mais stressado do que pensa

Esteja atento ao que o seu corpo lhe diz.

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.