@hannesjocarter

À medida que as temperaturas descem e os dias vão ficando mais escuros, as pessoas procuram conforto de várias formas. Uma delas é “algemar” uma nova conexão durante os meses de outono e inverno.

Esta tendência é conhecida como cuffing season (“temporada de algemas”, em tradução livre) nos países anglófonos e, dependendo de como os envolvidos encararem a situação, pode ser uma bênção ou um pesadelo. Eis tudo o que precisa de saber:

O que é?

O termo apareceu no Urban Dictionary em 2011 e, desde então, floresceu como tema em programas de televisão, filmes e, claro, memes. Este fenómeno descreve solteiros que procuram um parceiro essencialmente para ‘hibernarem’ juntos durante os meses frios. Regra geral, a cuffing season começa em outubro e dura até fevereiro, sendo que a natureza de curto prazo do romance pode não ser óbvia para ambas as partes até ao Dia dos Namorados.

Os motivos para ser apelativa 

As pessoas procuram relacionamentos durante a cuffing season por motivos emocionais e físicos, diz a terapeuta sexual certificada Holly Richmond ao portal mindbodygreen. “O lado emocional é que temos a época de festas, na qual as pessoas vão visitar a família e alguns solteiros sentem-se solitários, diferentes ou tristes por não terem alguém”, explica. “O lado físico, penso eu, é mais uma componente da biologia evolutiva. Somos animais de matilha e, nos meses de inverno, tínhamos de passar tempo juntos, literalmente, para nos aquecermos”.

Alguns estudos sugerem que as pessoas se sentem mais solitárias quando o clima está frio em geral e, curiosamente, as temperaturas baixas também despontam o interesse em filmes românticos. “Os indivíduos estão literal e psicologicamente à procura de calor durante os meses mais frios”, remata a especialista em relacionamentos Babita Spinelli ao mesmo site. “E esses meses despertam o desejo de garantir que não estão sozinhos”.

Além disso, acrescenta Richmond, com dias mais curtos, menos luz e a realidade do transtorno afetivo sazonal e da depressão sendo mais proeminentes no inverno, “olhar para outras pessoas em busca de conforto e conexão faz todo o sentido”.

A comunicação é essencial

A cuffing season pode causar problemas quando os parceiros não estão em sintonia. “Muitas vezes”, sublinha Richmond, “uma pessoa investe mais emocionalmente do que a outra, e depois acaba magoada”. Por isso mesmo, é importante garantirem que as expectativas e intenções em torno da relação estão alinhadas.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Comportamento

Porque é que os humanos fazem sexo? Estudo descobre 237 razões

De acordo com os autores, os resultados refutaram muitos estereótipos de género.

Moda

11 formas de usar blazers com calças de ganga neste outono

Inspire-se nestes visuais de influencers.

Activa Brand Studio

Estes são os visuais de Catarina Gouveia perfeitos para estarmos em casa... e fora!

Nas Bancas

A ACTIVA de novembro, com Eunice Muñoz na capa, já nas bancas!

Uma edição especial, que dá a conhecer a história de vida e as histórias do teatro da atriz.

Lifestyle

Sim, é possível fazer uma granola na frigideira

Opte pela versão caseira deste pequeno almoço apreciado por muitos, sem ter de recorrer ao forno. Simples e mais que saboroso!

Lifestyle

A felicidade é já aqui!

Uma escapadinha em família a menos de 30 minutos de Lisboa

Comportamento

As palavras gregas para amor incluem 7 tipos que podemos experienciar

Saiba quais são e no que consiste cada um deles.

Moda

Sweaters e saias: a fórmula mais simples e elegante para os meses de outono/inverno

Inspire-se nesta combinação elegante de peças para o dia a dia.

Comportamento

Saiba o que gemer (ou não) durante o sexo diz sobre si

Porque será que algumas pessoas são mais barulhentas que outras? Descubra a explicação para esta e outras questões e saiba como pode alterar a sua 'performance'.

Mulheres Inspiradoras

Alemã cria anticoncecional masculino inovador

Que funciona através de ultrassom.

Comportamento

Traição emocional: o que é e como saber se está a acontecer no seu relacionamento

Uma especialista explica quando é que amizades com terceiros podem ser ameaçadoras para uma relação amorosa.

Saúde

Afinal, o descafeinado é ou não saudável?

Entenda o processo de eliminação da cafeína e o respetivo nível de segurança.