@sarashakeel

Desde o início da pandemia da Covid-19 que se registaram grandes aumentos no que toca aos níveis de ansiedade da população, no geral. E isso, para muitos, refletiu-se no sono – e nos sonhos! Muitas pessoas reportaram sonhos mais vívidos, nesta altura, e uma recente pesquisa da Sapienza University de Roma revelou os 7 temas mais comuns dos mesmos.

Os investigadores entrevistaram 598 pessoas entre os 18 e os 70 anos, desde o final de abril de 2020 – uma das alturas mais dramáticas da pandemia em Itália. Além dos sonhos, as pessoas responderam a questões relacionadas com os medos de adoecer ou ver aqueles de quem gostam doentes. Avaliou-se ansiedade, depressão e preocupação.

Dos mais de 1000 sonhos “recolhidos”, estes foram os principais temas:

  1. Relacionamentos – desde os amorosos, aos de amizade ou familiares. Muitos incluíam cenas perturbantes, como traições ou violência. Outros, mostravam cenas felizes, como que a traduzir o desejo de uma maior proximidade, algo que a pandemia veio limitar.
  2. Ambiente humano – locais familiares foram frequentes nos sonhos – desde as próprias casas a espaços como aeroportos ou hospitais. Sentimentos de perda de controlo também eram comuns nestes casos, bem como cenas pós apocalípticas.
  3. Natureza – temas associados aos quatro elementos (terraa, fogo, ar e água) foram comuns, sobtretudo incluíndo catástrofes naturais.
  4. Desafios – a dificuldade para superar obstáculos foi algo com que as pessoas sonharam muito durante a pandemia, incluíndo resolver puzzles ou enigmas. Também surgiram associadas as viagens com perda de bilhetes ou medos de descoberta de falsa identidade.
  5. Covid-19 – os sonhos com o próprio vírus também aconteceram com frequência, surgindo o medo do contágio e a atitude despreocupada de outros, como tossir sem cuidados. Houve também preocupações com a própria segurança/ morte e dos entes queridos.
  6. Violência – agressões físicas e sexuais também apareceram frequentemente nos sonhos das pessoas. Assassinatos, cenários de guerra e tortura também.
  7. Experiências físicas – o medo da contaminação levou a que muitos sonhassem com a doença, levando a sensações físicas incomuns. Sonhos com a boca e dentes aconteceram com frequência e , em muitos, também os animais eram afetados de formas estranhas.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Comportamento

Porque é que os humanos fazem sexo? Estudo descobre 237 razões

De acordo com os autores, os resultados refutaram muitos estereótipos de género.

Moda

11 formas de usar blazers com calças de ganga neste outono

Inspire-se nestes visuais de influencers.

Activa Brand Studio

Estes são os visuais de Catarina Gouveia perfeitos para estarmos em casa... e fora!

Nas Bancas

A ACTIVA de novembro, com Eunice Muñoz na capa, já nas bancas!

Uma edição especial, que dá a conhecer a história de vida e as histórias do teatro da atriz.

Lifestyle

Sim, é possível fazer uma granola na frigideira

Opte pela versão caseira deste pequeno almoço apreciado por muitos, sem ter de recorrer ao forno. Simples e mais que saboroso!

Lifestyle

A felicidade é já aqui!

Uma escapadinha em família a menos de 30 minutos de Lisboa

Comportamento

As palavras gregas para amor incluem 7 tipos que podemos experienciar

Saiba quais são e no que consiste cada um deles.

Moda

Sweaters e saias: a fórmula mais simples e elegante para os meses de outono/inverno

Inspire-se nesta combinação elegante de peças para o dia a dia.

Comportamento

Saiba o que gemer (ou não) durante o sexo diz sobre si

Porque será que algumas pessoas são mais barulhentas que outras? Descubra a explicação para esta e outras questões e saiba como pode alterar a sua 'performance'.

Mulheres Inspiradoras

Alemã cria anticoncecional masculino inovador

Que funciona através de ultrassom.

Comportamento

Traição emocional: o que é e como saber se está a acontecer no seu relacionamento

Uma especialista explica quando é que amizades com terceiros podem ser ameaçadoras para uma relação amorosa.

Saúde

Afinal, o descafeinado é ou não saudável?

Entenda o processo de eliminação da cafeína e o respetivo nível de segurança.