@hannahfaithlord

“Não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos”, escreveu famosamente a autora francesa Anaïs Nin.

A investigação psicológica alinha-se bem com essa ideia, especialmente quando se trata de julgamento social. “A maneira como avaliamos os outros não é apenas uma função das suas características objetivas; é também um reflexo do nosso ponto de vista, que é moldado pelas nossas experiências de vida, objetivos e valores, bem como pelos nossos desejos e medos ocultos”, explica a psicóloga Juliana Breines na revista Psychology Today.

Quer isto dizer que as coisas que mais criticamos e elogiamos nos outros dizem algumas coisas sobre eles e, acima de tudo, muito sobre nós. E as interpretações podem ser surpreendentes. De acordo com a especialista, eis cinco conexões entre o julgamento social e o ‘eu’:

  1. Se tende a ver só o lado positivo das pessoas, pode ter um alto nível de afabilidade, um traço de personalidade caracterizado por cordialidade, gentileza e empatia. Talvez não seja surpreendente que pessoas afáveis tenham mais probabilidade de ver os outros positivamente, focando-se nas boas qualidades e dando-lhes o benefício da dúvida quando se comportam mal.

  2. Se não suporta narcisistas, é menos provável que seja narcisista. Mas se aqueles que praticam o culto da sua própria pessoa não a incomodam, então é possível que também tenha características narcisistas. Isto de acordo com um estudo publicado em 2015, sobre como o narcisismo influencia o julgamento de traços associados ao narcisismo.

  3. Se julga a personalidade de alguém com base num único comportamento, é mais provável que tenha um modelo próprio independente, que enfatiza a autonomia e a motivação interna. Por outro lado, as pessoas que não associam comportamento e personalidade com tanta força são mais propensas a terem um modelo próprio interdependente, que enfatiza os papéis sociais e o contexto.

  4. Se não gosta de outra pessoa irracionalmente, isso pode querer dizer que sente inveja ou que se sente ameaçada pelo sucesso dela. Há muitos motivos para não se gostar de alguém, mas quando o nível de desprezo parece desproporcional ao comportamento ofensivo, talvez haja qualquer coisa por trás.

  5. Se critica alguém que tem um estilo de vida diferente do seu, essa pode ser uma indicação de que tem dúvidas latentes sobre o seu próprio estilo de vida. Todos queremos sentir-nos bem com a nossa situação atual, portanto, quando vemos alguém prosperar num cenário diferente, isso pode criar um sentimento desconfortável de dissonância cognitiva. Uma forma de o cérebro lidar com isto é através de um processo chamado idealização normativa, que envolve ver o próprio status como o ideal para todas as pessoas e olhar para aqueles que não se conformam de uma forma mais negativa.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA por apenas €2,60/mês. Aproveite esta oferta especial, tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo e arquivo digital, leia em qualquer lugar e cancele quando quiser. ASSINE AQUI

Mais no portal

Beleza

Como combater a eletricidade estática no cabelo? Experimente estas dicas

São bastante simples e podem fazer toda a diferença.

Saúde

O aparelho de contenção deve ser usado para sempre? As respostas às dúvidas mais comuns no pós-tratamento

Um artigo de opinião assinado pelo chefe ortodontista da cadeia de clínicas especializadas em ortodontia invisível Impress.

Nas Bancas

Maria Joana Almeida explica o novo normal do sexo em tempos de pandemia

A terapeuta sexual falou com a ACTIVA sobre o impacto dos tempos que correm na intimidade e revelou benefícios surpreendentes.

Moda

Armário cápsula de primavera: as peças essenciais para as influencers francesas

Inspire-se nestes visuais.

Backstage

Sónia Balacó: o 'making of' de uma produção de moda que é também uma viagem criativa e mágica

Atriz, modelo, poeta, leitora, Sónia Balacó transformou uma produção de moda numa viagem pela magia e pela criatividade, e falou connosco sobre o que é hoje o centro da sua vida. 

Comportamento

5 sinais de que alguém está a fingir emoções

Um comportamento conhecido como "atuação superficial", que consiste na (auto)regulação das expressões emocionais.

Comportamento

Como prever o divórcio? Pessoas contam as histórias de casamentos mais insólitas

Algumas são mesmo difíceis de acreditar.

Comportamento

Os 4 principais fatores que destroem relações

Para manter a harmonia, há que evitar certas atitudes. Saiba quais.

Saúde

Estes são alguns dos melhores chás para aliviar sintomas de gripe

Bastante comuns nesta altura do ano.

Lifestyle

Leia a ACTIVA por €2,60/mês

Moda

Consegue acreditar que este vestido custa menos de 10 euros?

E é perfeito já para a próxima estação!

Saúde

Este simples alimento é um poderoso aliado no combate à anemia

Rico em ferro, bem como de outros nutrientes, pode ser usado em qualquer refeição.