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Qualquer relação a longo prazo exige trabalho. Nenhum casal consegue evitar obstáculos ou discussões para sempre – e está tudo bem. Somos diferentes e o mais importante é aprender a viver harmoniosamente com essas diferenças. Por isso mesmo, o psicólogo Rubin Khoddam reuniu 5 técnicas comuns na terapia de casal e que pode experimentar na sua relação.

Espreite:

  1. Expressar valorização – com o passar do tempo e da “novidade”, podemos esquecer-nos de expressar aquilo que valorizamos no outro. Façam o exercício de, todas as noites, em conjunto, dizer aquilo pelo que estão gratos (em relação ao outro ou ao dia em si).
  2. Praticar a escuta reflexiva – esta é uma das melhores formas de melhorar a comunicação do casal. Uma boa forma de o praticar é ir repetindo aquilo que o outro disse – isto prova que estamos atentos e ainda “valida” o que foi dito.
  3. Agendar conversas importantes – quando os assuntos são mais sensíveis, pode ser importante definir um dia e horário específico para o discutir. Escolham um momento em que os dois estejam o mais disponíveis e calmos possível, de modo a poderem dedicar-se apenas ao que precisa de ser falado.
  4. Desligar-se dos telemóveis – passamos cada vez mais horas nos telemóveis – e desligar-nos mais frequentemente dos mesmos é uma tarefa que devemos praticar, de modo a dedicarmos mais tempo àqueles que amamos.
  5. Divertir-se – pensem o qe mais gostam de fazer juntos e procurem investir nisso. Seja viajar, seja ver filmes e séries juntos – o que quer que seja, procurem nunca deixar de o fazer. A rotina pode ser nossa inimiga e, quando sentimos que está a tomar conta da nossa relação, há que fazer um esforço para recuperar aquilo que nos dá mais prazer enquanto casal.

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