
A vida está cheia de mistérios e contradições – e quem não gosta de ser desafiado a pensar neles, de vez em quando? A todos os interessados em filosofia, psicologia, comportamento humano, temos 7 verdades paradoxais – isto é, que parecem contraditórias, mas revelam-se verdadeiras – para apresentar. E se nos deixam a pensar!
Confira:
- O paradoxo da escolha (por Barry Schwart, psicólogo) – quando o número de escolhas aumenta, também aumenta a dificuldade em tomar decisões e saber o que é melhor. Mais opções equivalem a mais stress e menos satisfação.
- O paradoxo da mudança (por Arnold Beisser, psicoterapeuta) – quanto mais tentamos ser quem não somos, mais ficamos na mesma. Quanto mais nos aceitamos como somos, mais facilmente mudamos.
- O paradoxo do amor-próprio – quanto mais nos amamos a nós, mais conseguimos amar os outros.
- O paradoxo do foco (James Clear, autor) – quanto mais nos focamos e tiramos o máximo partido de uma oportunidade, mais portunidades vêm na nossa direção.
- O paradoxo do conhecimento – quanto mais aprendemos, mais percebemos que não sabemos nada e ficamos com mais incertezas.
- O paradoxo da imperfeição – quanto mais honestos somos acerca das nossas falhas e defeitos, mais perfeitos parecemos.
- O paradoxo do luto – passar pela perda é o que nos faz verdadeiramente ter consciência do amor, beleza e bondade que nos rodeia.