O natural não tem de ser sinónimo de chato ou de convencional. Esta foi a lição mais importante que retirei do meu primeiro contacto com a linha de maquilhagem da Mádara, que é tão boa para a pele quanto para o planeta.

A marca, que até agora só se especializava em cuidados de pele, decidiu dar o salto para a maquilhagem, mas sem esquecer as suas raízes. O resultado? Uma gama orgânica, 100% vegan e sustentável – boas notícias para os amantes da beleza limpa e ecológica.

Sem mais demoras, passemos à experiência. Antes de testar os produtos na minha pele, a maquilhadora Beatriz Curica fez uma breve apresentação da linha, que se estreou na Semana da Moda de Paris, em setembro de 2019, quando foi usada no desfile da Dawei, por iniciativa da makeup artist finlandesa Jenny Jansson.

Por enquanto, conta apenas com seis produtos (conheça-os na galeria, abaixo) e a ideia é expandir o número assim que os especialistas que trabalham no laboratório em Riga, na Letónia, cheguem às fórmulas corretas de rímeis e eyeliners, por exemplo, que respeitem o ADN e os padrões de qualidade da marca.

Depois de ficar familiarizada com a linha e de explicar à Beatriz como gosto de me maquilhar no meu dia-a-dia, passámos à aplicação dos produtos. Todos eles, sem exceção, são cremosos e aveludados ao ponto de poderem ser aplicados com as mãos. Aliás, é mesmo essa a ideia: beleza descomplicada a todos os níveis.

Para além disso, as listas de ingredientes demonstram que o desafio de produzir maquilhagem com ingredientes sem adição de produtos químicos foi superada com sucesso. Como alternativa, surgem extratos orgânicos de plantas e pigmentos minerais refinados de damasco, ameixa, aloe vera, mirtilo, peónia, arroz, argão e cominho preto, entre outros, que garantem que os cuidados com a pele nunca são descurados.

Outro ponto positivo é que toda a linha de maquilhagem da Mádara é bastante pigmentada e vem numa variedade de tons abrangente, de modo a responder às necessidades específicas de diferentes tonalidades de pele. Isto é particularmente importante para as mulheres negras, como eu, e de outras etnias, que por vezes têm dificuldade em encontrar opções que valham (mesmo) a pena.

O balanço da experiência é bastante positivo e, sem dúvida, colocou a cosmética biológica no meu radar. Numa altura em que estamos cada vez mais conscientes daquilo que colocamos no nosso cabelo e no nosso corpo, o mesmo princípio deveria ser aplicado à pele. Assim sendo, os produtos fabricados com matérias-primas naturais e éticas devem ganhar cada vez mais espaço, para que se reforce a convicção de que é possível expressarmo-nos visualmente enquanto cuidamos da pele e do planeta.

Palavras-chave

Mais no portal

Diz Quem Sabe

Se os brinquedos dos seus filhos falassem, o que diriam?

"Ter muitos brinquedos não é mau. Mas ter muitos brinquedos disponíveis de uma só vez poderá provocar excesso de estimulação e superexcitação". Um artigo de opinião assinado pela coach infantil e parental Sara Nunes.

Comportamento

As mulheres perdem três horas de sono por noite por causa dos parceiros

De acordo com um estudo britânico, que analisou dois mil casais, essas horas equivalem a 45 dias por ano.

Ora Bem

Ora bem: vamos falar de bem-estar?

Conheça a nova rubrica dedicada ao mundo do lifestyle.

Celebridades

Kate quebrou 'regra de moda' e é bem capaz de ter lançado uma tendência

A duquesa usou um visual considerado fora de época e provou que, no que diz respeito a moda, as regras foram feitas para serem quebradas.

Lifestyle

O vídeo viral que mostra uma mensagem enviada por engano no primeiro enconto

Jovem denunciou o comentário ofensivo que recebeu por parte do rapaz que estaria a conhecer.

Nas Bancas

Conheça Cristina Mota Capitão e Rosário Sommer: as fundadoras da Generosa

Uma marca de plantas e acessórios que tornam a vida mais feliz - ou, nas palavras das próprias, oferece felicidade envasada.

Moda

Estes acessórios estão a dar a volta à cabeça de muitas noivas portuguesas

Literalmente! Conheça a nova coleção de Cata Vassalo e deixe-se inspirar para o seu grande dia.

Saúde

As 7 previsões de Bill Gates para o mundo pós-pandemia

Confira o que o empresário que previu a atual situação tem a dizer acerca do futuro.

Lifestyle

Caril de Legumes e Caju: a receita perfeita para um jantar especial

Uma receita de Joana Roque.

Finanças de A a Z

Cartão de crédito: amigo ou inimigo? Saiba a resposta

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z fala sobre a relação que temos com os cartões de crédito, que nem sempre é saudável.

Moda

H&M junta-se à Lee para uma coleção de denim com muita identidade

A pensar num ambiente mais sustentável, surgem peças intemporais e outras que são assumidamente tendência.

Celebridades

Paris Hilton submete-se a tratamento de fertilidade para ser mãe

A cantora encontra-se numa relação com Carter Reum.