Depois de identificar o tipo de cabelo, há outro espetro que deve ser considerado no momento de escolher os produtos mais adequados: a porosidade, ou seja, quão bem o cabelo absorve e retém a humidade.

O tipo de porosidade consiste na facilidade (ou não) com que a a água, óleos e outros produtos navegam pela cutícula, que atua como uma barreira protetora da haste. Inicialmente, é determinado pela genética, mas pode mudar com o passar do tempo devido a fatores externos como, por exemplo, ferramentas de styling ativadas por calor, manipulação excessiva e/ou processos químicos. Até mesmo o atrito excessivo causado por lenços e chapéus pode danificar a cutícula e, por conseguinte, mudar o relacionamento desta camada externa com a humidade.

Dito isto, existem três níveis de porosidade: alta, média e baixa. A média é a ideal, porque contém a quantidade mais saudável de humidade, mas nenhuma delas é necessariamente má; simplesmente requerem o uso de produtos específicos.

Os Testes

Não precisa de gastar dinheiro ou da ajuda de um especialista para descobrir qual é o seu tipo de porosidade. Pode fazê-lo confortavelmente em casa, através destes três testes caseiros:

Interpretar os Resultados

Alta porosidade significa que as cutículas estão soltas a ponto de o cabelo ter pequenas lacunas e orifícios. O cabelo tem muita humidade (e também perde humidade com facilidade), o que pode causar frizz, emaranhados, ressecamento e quebra. Isto não quer dizer necessariamente que o cabelo está estragado e pouco saudável; ele pode ser mais delicado e fino, e requer cuidados extra. 

Evite glicerina e silicones, porque são difíceis de remover e podem acumular-se, deixando o cabelo com uma aparência seca. Aposte em amaciadores, hidratantes, manteigas (a de karité, por exemplo) e óleos para selar as cutículas danificadas e impedir que o excesso de humidade penetre nos fios. Para além disto, não se esqueça de aplicar um protetor térmico antes de utilizar qualquer ferramenta de styling ativada pelo calor.

Porosidade média significa que as cutículas são um pouco mais frouxas, sendo que a quantidade certa de humidade entra e sai sem problemas. Experimente fazer tratamentos de hidratação profunda e de proteína para manter o equilíbrio. Também é recomendado o uso de amaciadores à base de líquidos, como leites e cremes, além de manteigas e óleos.

Baixa porosidade significa que as cutículas são apertadas e se sobrepõem. O cabelo tem dificuldade em ‘agarrar-se’ à humidade (mesmo quando tenta molhá-lo) e também resiste a qualquer tipo de produto químico que penetre. Isto é mau? Nadinha. Simplesmente, este cabelo fica ‘tímido’ no contacto com a humidade e precisa de um empurrão na direção certa. 

Evite produtos pesados, uma vez que só irão acumular-se sobre o cabelo. Em vez disso, procure champôs clarificantes e amaciadores sem proteínas, de modo a evitar que os fios fiquem rígidos e quebradiços. Os produtos com ingredientes humectamentes e emolientes super penetrantes (como a glicerina e o mel) são ideais para hidratar este cabelo.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Fora da Caixa

Sabia que existem vários tipos de cabelo encaracolado? Usei este sistema para identificar o meu

Da escolha de produtos ao número de vezes que os uso por semana, esta informação ajudou-me a fazer escolhas melhores.

Fora da Caixa

Porque é que os cabelos afro encolhem tanto?

No dia em que me apercebi da existência do fator encolhimento, chorei de frustração. Mas, afinal, por que motivo isto acontece?

Beleza

Cabelo natural. Estas são as tendências que vão dominar 2021

São três e prometem trazer ainda mais versatilidade aos cabelos crespos e encaracolados.

Mais no portal

#VozActiva

Vera Kolodzig: "É cada vez mais importante vivermos em compaixão"

No Voz ACTIVA deste mês, a nossa protagonista de capa Vera Kolodzig fala sobre a missão de inspirar as pessoas a viverem de uma maneira mais positiva.

Nas Bancas

ACTIVA de outubro: as mulheres que são forças de mudança

A edição deste mês, com Vera Kolodzig na capa, já está nas bancas!

Celebridades

Kate regressa ao trabalho com abordagem fresca à tendência da alfaiataria

Depois de uma pausa de verão, a duquesa de Cambridge retomou os deveres oficiais com uma visita a oficias da Força Aérea Real.

Celebridades

Sofia Vergara celebra o trigésimo aniversário do filho com festa animada

A atriz foi mãe aos 19 anos e Manolo Gonzalez Vergara é o seu único filho.

Celebridades

O motivo para Morgan Freeman usar uma luva na mão esquerda

Muitos pensam que o ator teve a mão amputada ou que se trata de uma afirmação de moda, mas não é o caso.

Celebridades

Os artistas lusófonos que já se apresentaram na plataforma internacional ColorsxStudios

Carolina Deslandes fez manchetes recentemente ao apresentar o novo single "Eco", que homenageia a fadista Amália através do refrão de "Grito", neste palco global.

Saúde

Vírus que ataca plantas de feijão-frade pode proteger os pulmões do cancro metástico

A técnica preveniu, ou pelo menos minimizou, a disseminação de tumores malignos e melanoma em ratos-domésticos.

Moda

Como usar cabedal com estilo e elegância

Com o aproximar da nova temporada, é altura de tirar estas peças da gaveta.

Beleza

Cabelos: conheça as tendências fortes da nova temporada

Dos cortes aos penteados, estas são algumas das apostas fortes para os meses de outono e inverno.

Comportamento

Psicóloga recomenda estratégia de 7 passos para deixar um parceiro controlador

Neste tipo de dinâmica, uma pessoa domina ou participa na intimidação do parceiro. Pode acontecer a qualquer pessoa.

Moda

Ideias de looks casuais que exigem pouco esforço

Inspire-se nestas sugestões!

Beleza

Cabelos espetados nunca mais! Este acessório veio acabar com o problema da eletricidade estática no nosso cabelo

Há um novo acessório para secador de cabelo que elimina o encrespamento