Os champôs sólidos estão a tornar-se cada vez mais populares no mundo da beleza não só por serem ecológicos, mas também porque a maioria deles não contém químicos tóxicos como sulfatos e parabenos.

Por mais apelativo que isto possa parecer, as mulheres com cabelos encaracolados e crespos (como é o meu caso) podem ser um pouco céticas. Afinal de contas, estas texturas requerem níveis significativamente mais altos de hidratação do que os fios lisos. Eu sou a primeira a admitir que, embora tivesse alguma curiosidade, estava ‘de pé atrás’ em relação à eficácia destes produtos e, por isso mesmo, evitei experimentá-los durante algum tempo.

O que me fez mudar de ideias? O lançamento da marca portuguesa [PH] ACTC. Um projeto fundado por Maria Lourenço, assente em três grandes pilares: sustentabilidade, transparência e factos. O mote da empresa é o verbo “cuidar” (de ti, do hoje e do amanhã) e, como tal, a sustentabilidade está presente em todos os pormenores. O packaging é de papel reciclado certificado pelo Conselho de Gestão Floresta e todas as encomendas são enviadas sem plástico, utilizando a menor caixa possível, com um mínimo de 70% de material reciclado e seladas com fita de papel (sem solventes).

Além disso, as entregas são 100% neutras em carbono, ou seja, há um equilíbrio das emissões de gases com efeito de estufa ao ‘compensar’, ou remover da atmosfera, uma quantidade equivalente àquela que foi produzida. Outra coisa que me chamou a atenção foi o facto de as imagens da campanha incluírem mulheres de várias etnias e com diferentes tipos de cabelo. Haverá algo mais aliciante do que sentirmo-nos vistas e incluídas?

Uma agradável surpresa

Dito isto, vamos à minha experiência. Terça-feira à noite, depois de um treino exaustivo. O meu cabelo estava uma lástima e pareceu-me ser o momento ideal para pôr o Champô Sólido Hidratante & Reparador à prova. Segundo a marca, ele foi “desenvolvido para uma limpeza suave, conferindo ao cabelo hidratação, brilho e suavidade”. Os principais ingredientes ativos são a pró-vitamina B5 (aumenta o brilho, a suavidade e resistência do cabelo), o extrato de calêndula (acalma o couro cabeludo sensível) e a aveia coloidal (repara e hidrata o cabelo e o couro cabeludo).

As instruções dizem que o produto deve ser aplicado diretamente no cabelo molhado e massajado até fazer espuma. Eu tomei a liberdade de acrescentar um passo entre os já mencionados: dividir o cabelo em várias secções, de modo a garantir que ele tocava diretamente no couro cabeludo. Para começar, tenho de dizer que a textura é maravilhosa! A barra parecia suave como manteiga e deslizou com facilidade pelos fios – algo que não acontece com frequência quando se tem cabelo crespo.

É preciso ter em mente que, como a fórmula não contém sulfatos, o champô sólido não faz tanta espuma. Eu reparei nisto durante a aplicação, porém não senti em momento algum que o meu cabelo não estivesse a ficar limpo. Na verdade, durante todo o processo, tive a sensação de que ele estava ricamente hidratado. Também fiquei bastante satisfeita com a quantidade de lubrificação conseguida após a utilização do champô. Algo que deixou os fios prontinhos para receberem o amaciador e, de seguida, serem desembaraçados.

Em geral, estou surpreendida pela positiva com a performance do champô sólido e tenciono incluí-lo na minha rotina de cuidados. O meu cabelo e o planeta agradecem.

Palavras-chave

Relacionados

Fora da Caixa

"Co-Wash". O que é e os motivos para incluí-lo nos cuidados com o cabelo natural

Se tem caracóis e o seu cabelo está sempre sedento, muito provavelmente, vai adorar os benefícios desta alternativa.

Fora da Caixa

Estas lojas online são verdadeiros paraísos para quem tem caracóis

Encontro tudo o que preciso (e muito mais) para cuidar do meu afro nestas plataformas.

Fora da Caixa

Este é o segredo para manter o cabelo natural hidratado entre lavagens

Esta rotina é incrível para matar a sede dos cabelos crespos e encaracolados.

Mais no portal

Celebridades

Ben Affleck e Jennifer Lopez namoram em público

O casal já não esconde que reatou o namoro.

Lifestyle

Dê uma nova vida à casa de banho com estas 5 ideias

Dicas simples que podem fazer toda a diferença.

Beleza

Eis a tendência de manicure mais arrojada para este verão

Quem se atreve a experimentar?

Saúde

A nossa libido aumenta mesmo durante a ovulação?

Sempre ouvimos dizer que sim. Entenda se é verdade.

Saúde

Este alimento é capaz de reduzir o colesterol quase instantaneamente

Inclua-o na sua alimentação diária.

Saúde

Gravidez: casos leves de Covid-19 não prejudicam o bebé

As informações são reveladas por um recente estudo.

Beleza

Não vai acreditar nesta nova tendência de cores de cabelo

Uma opção para as mais aventureiras.

Moda

7 macacões perfeitos para o verão

De assinatura Zara.

Saúde

5 mitos acerca de pessoas ansiosas

Entenda algumas das características associadas à ansiedade e que não são verdade.

Moda

Verde pastel: estas fotos servem de inspiração para começar a vestir a cor do momento

A cor faz sucesso entre os Millennials e a Geração Z.