Para mim, cuidar da pele do corpo é tão importante quanto cuidar da pele do rosto. Porém, apesar da minha dedicação, só decidi começar a apostar na esfoliação a seco recentemente.

Os benefícios de usar uma escova corporal são conhecidos no mundo da beleza há décadas, mas nunca pensei que esta ferramenta fosse indicada para mim. A ideia parecia-me dolorosa e inútil. Spoiler alert: eu estava errada. Este hábito tradicional do Ayurveda, um sistema de medicina alternativa desenvolvido na Índia, não só ajuda a eliminar toxinas e células mortas, mas deixa a pele super lisa e melhora significativamente a circulação.

Depois de experimentar este tratamento em casa, eu só conseguia pensar o seguinte: “Oh, meu Deus! Onde é que estiveste durante toda a minha vida?” Continue a ler para perceber porquê.

Benefícios

A esfoliação a seco é usada por terapeutas alternativos para ajudar a desintoxicar e descongestionar o corpo. A técnica promove a circulação sanguínea, melhorando o fluxo de sangue fresco e rico em nutrientes para a superfície da pele, o que se reflete num tom uniforme e na suavidade ao toque, conforme o líquido preenche as camadas superiores da epiderme.

Este hábito também estimula a drenagem linfática. O sangue transporta fluido linfático, que é filtrado pelos nódulos linfáticos. A esfoliação a seco acelera o bombeamento do sangue, o que ajuda a levar a linfa pelo corpo, removendo toxinas e patógenos mais rapidamente. Por fim, tal como o nome indica, esfolia. Ou seja, elimina a sujidade e a oleosidade do dia a dia, bem como as células mortas da pele. Como resultado, aumenta a renovação celular e deixa a derme mais radiante e macia.

Fora da Caixa neste momento: escova personalizada da Eisenberg Paris

Como fazer?

Existe um método para que este ritual de tonificação e esfoliação seja bem-sucedido, e não envolve escovar o corpo aleatoriamente. Primeiro, certifique-se de que a a sua pele está completamente seca. De seguida, já com a escova nas mãos, faça movimentos firmes de baixo para cima, começando pelos pés, passando pelas pernas, barriga, braços e colo. Na barriga, os movimentos devem ser circulares — não escove para a frente e para trás, para não se magoar —, no sentido dos ponteiros do relógio. Quando terminar, tome um duche e hidrate bem a pele.

Quanto à frequência, cada caso é um caso. Quem tem uma pele mais resistente pode fazer o tratamento uma ou duas vezes por semana. Pessoas com a pele seca, sensível ou fina devem esfoliar duas vezes por mês. De sublinhar que a esfoliação a seco deve ser evitada em peles com feridas, muito sensíveis, com alergias ou qualquer outro tipo de lesão.

Manutenção da escova

Opte por escovas de cerdas naturais e firmes. No momento da higienização da ferramenta, pode lavá-la com champô de bebé pelo menos duas vezes por mês, para se livrar do acúmulo de pele morta. O nível da água deve ser o suficiente para cobrir as cerdas, mas não chegar até à madeira, que deve manter-se sempre seca. 

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Moda

Conheça a coleção de outono Parfois

Da roupa aos acessórios.

Lifestyle

Perda gestacional e interrupção voluntária da gravidez: este livro fala de ambas

"Camila, meu amor" conta na primeira pessoa a história de Renata Alves Marvão.

Nas Bancas

ACTIVA de outubro: as mulheres que são forças de mudança

A edição deste mês, com Vera Kolodzig na capa, já está nas bancas!

Celebridades

Kate regressa ao trabalho com abordagem fresca à tendência da alfaiataria

Depois de uma pausa de verão, a duquesa de Cambridge retomou os deveres oficiais com uma visita a oficias da Força Aérea Real.

Celebridades

Sofia Vergara celebra o trigésimo aniversário do filho com festa animada

A atriz foi mãe aos 19 anos e Manolo Gonzalez Vergara é o seu único filho.

Celebridades

O motivo para Morgan Freeman usar uma luva na mão esquerda

Muitos pensam que o ator teve a mão amputada ou que se trata de uma afirmação de moda, mas não é o caso.

Celebridades

Os artistas lusófonos que já se apresentaram na plataforma internacional ColorsxStudios

Carolina Deslandes fez manchetes recentemente ao apresentar o novo single "Eco", que homenageia a fadista Amália através do refrão de "Grito", neste palco global.

Moda

Como usar cabedal com estilo e elegância

Com o aproximar da nova temporada, é altura de tirar estas peças da gaveta.

Beleza

Cabelos: conheça as tendências fortes da nova temporada

Dos cortes aos penteados, estas são algumas das apostas fortes para os meses de outono e inverno.

Comportamento

Psicóloga recomenda estratégia de 7 passos para deixar um parceiro controlador

Neste tipo de dinâmica, uma pessoa domina ou participa na intimidação do parceiro. Pode acontecer a qualquer pessoa.

Moda

Ideias de looks casuais que exigem pouco esforço

Inspire-se nestas sugestões!

Beleza

Cabelos espetados nunca mais! Este acessório veio acabar com o problema da eletricidade estática no nosso cabelo

Há um novo acessório para secador de cabelo que elimina o encrespamento