Todas nós sabemos que a drenagem linfática é ótima para combater a retenção de líquidos, atenuar a celulite e reduzir o inchaço. Porém, se não puder (ou quiser) investir neste tratamento feito por um profissional, saiba que é possível conseguir resultados semelhantes em casa.

Como? Através da automassagem.

Descobri esta técnica que estimula os gânglios linfáticos em 2009, por acaso, enquanto explorava o canal de YouTube da revista brasileira Boa Forma. Por lá, encontrei vários tutoriais ensinados pela terapeuta corporal Elizabeth Valiengo e a simplicidade dos exercícios cativou-me de imediato. Quando dei por mim, já tinha criado uma lista de reprodução com vídeos dedicados às zonas consideradas mais problemáticas para a maioria das mulheres, nomeadamente a barriga, as coxas, os braços e os glúteos, que uso como referência até hoje.

Através de movimentos rítmicos e vigorosos a ponto de deixarem a área tratada vermelha e ligeiramente aquecida, a autodrenagem linfática atinge as camadas mais profundas da pele e possibilita a redistribuição da linfa — o líquido presente entre as células, que, em excesso, causa o inchaço — pelo corpo. Como estamos sujeitas à acumulação todos os dias, particularmente no verão e após exageros na alimentação/ingestão de bebidas alcoólicas, aprender a fazer estas manobras é libertador.

Aliados perfeitos

Os movimentos são os principais responsáveis pela eliminação das toxinas, mas também é necessário usar um produto que facilite o deslizamento das mãos sobre a pele. 

No que diz respeito ao tratamento tópico da celulite e a potencializar os resultados da massagem modeladora, a cafeína é o ingrediente preferido da indústria. Usada em anticelulíticos há décadas, a substância consegue penetrar na pele até às células de gordura, quebrando-as. Além disso, também estimula a síntese de colagénio, elastina e outros componentes da epiderme, deixando-a mais firme e melhorando a aparência da ‘casca de laranja’.

Os produtos que tenho fora da caixa neste momento

Os cremes que uso todos os dias são o MY COACH! da Elancyl e o Shape da Mádara. O primeiro consiste num tratamento específico para nádegas, ancas e coxas, e tem a microalga Tisochrysis luteahera como ingrediente estrela. Um ativo natural que favorece a ativação dos adipócitos queimadores de gordura e, por conseguinte, aumenta o gasto energético. A fórmula deste gel-creme contém ainda cafeína e extrato de hera, que reforça a elasticidade e firmeza da pele, agindo sobre a qualidade do colagénio.

O segundo, por sua vez, é um creme natural certificado que foi concebido para carregar as curvas femininas de confiança. Além da cafeína, é formulado com extratos de castanha da Índia (rica em escina, que aumenta a circulação, tonifica e fortalece os vasos sanguíneos e a pele); spirulina (esta microalga com muitas proteínas naturais e aminoácidos ajuda a estimular a lipólise, ou seja, a mobilização de moléculas de gordura do tecido adiposo, e inibe a formação de novas células de gordura); e erva-mate (um antioxidante natural rico em cafeína com propriedades refirmantes). 

Com consistência e disciplina, os resultados não demoram a surgir. Aplique o creme pelo menos uma vez por dia, de preferência após um duche morno, que aumenta a microcirculação e ajuda a absorver melhor o produto, e sobre a pele limpa e seca, sem resíduos de outros cremes. 

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Moda

Conheça a coleção de outono Parfois

Da roupa aos acessórios.

Lifestyle

Perda gestacional e interrupção voluntária da gravidez: este livro fala de ambas

"Camila, meu amor" conta na primeira pessoa a história de Renata Alves Marvão.

Nas Bancas

ACTIVA de outubro: as mulheres que são forças de mudança

A edição deste mês, com Vera Kolodzig na capa, já está nas bancas!

Celebridades

Kate regressa ao trabalho com abordagem fresca à tendência da alfaiataria

Depois de uma pausa de verão, a duquesa de Cambridge retomou os deveres oficiais com uma visita a oficias da Força Aérea Real.

Celebridades

Sofia Vergara celebra o trigésimo aniversário do filho com festa animada

A atriz foi mãe aos 19 anos e Manolo Gonzalez Vergara é o seu único filho.

Celebridades

O motivo para Morgan Freeman usar uma luva na mão esquerda

Muitos pensam que o ator teve a mão amputada ou que se trata de uma afirmação de moda, mas não é o caso.

Celebridades

Os artistas lusófonos que já se apresentaram na plataforma internacional ColorsxStudios

Carolina Deslandes fez manchetes recentemente ao apresentar o novo single "Eco", que homenageia a fadista Amália através do refrão de "Grito", neste palco global.

Moda

Como usar cabedal com estilo e elegância

Com o aproximar da nova temporada, é altura de tirar estas peças da gaveta.

Beleza

Cabelos: conheça as tendências fortes da nova temporada

Dos cortes aos penteados, estas são algumas das apostas fortes para os meses de outono e inverno.

Comportamento

Psicóloga recomenda estratégia de 7 passos para deixar um parceiro controlador

Neste tipo de dinâmica, uma pessoa domina ou participa na intimidação do parceiro. Pode acontecer a qualquer pessoa.

Moda

Ideias de looks casuais que exigem pouco esforço

Inspire-se nestas sugestões!