Sejam misturas caseiras ou produtos de skincare formulados com ingredientes orgânicos naturais e certificados, somos todos consumidores cada vez mais conscientes em relação ao que escolhemos aplicar na nossa pele. E com razão! Afinal de contas, estas opções são mais saudáveis e seguras tanto para nós como para o planeta. 

Contudo, pode ser confuso decifrar todos os componentes derivados de diferentes plantas (e das suas sementes, cascas, raízes e flores), bem como de superalimentos, vitaminas, minerais etc. Por conseguinte, torna-se complicado decidir o que levar para casa. Com isso em mente, fiz um apanhado das marcas que têm funcionado para mim nos últimos meses, sendo que todas elas oferecem cuidados naturais de luxo a preços simpáticos.

________________________________________________
Freshly Cosmetics

@freshlycosmetics_pt

Esta marca espanhola especializada em cosméticos naturais nasceu em 2016 e chegou ao mercado nacional há relativamente pouco tempo. Porém, já gera muito buzz em Portugal.Isto porque os seus produtos acumulam milhares de críticas positivas e, mais importante ainda, respondem a todo o tipo de necessidades. Cuidar do cabelo? Check. Uma rotina facial completa? Check. Tudo o que precisamos para cuidar do corpo? Check. Além disso, tem uma gama para bebés e crianças e outra para animais de estimação.

Fora da Caixa neste momento

Golden Radiance Body Oil: um verdadeiro tudo-em-um para quem procura combater a celulite, reduzir a aparência de estrias e cicatrizes, um efeito redutor ou apenas uma poderosa tecnologia antioxidante. Este óleo corporal é um dos best-sellers da marca por conter uma combinação de 12 óleos naturais para melhorar a aparência da pele do corpo, seja qual for a preocupação. 100 ml P.V.P. 26 euros | 200 ml P.V.P. 46 euros.

Hyaluronic Energy Body Serum: este sérum corporal é ideal para quem tem pernas cansadas, retenção de líquidos e varizes. A fórmula combina oito ingredientes ativos vegetais exclusivos, incluindo solidago para estimular a circulação e reduzir o inchaço; alga vermelha para drenar líquidos e tonificar; dois tipos de ácido hialurónico vegano para hidratar e reestruturar; e poderosos ingredientes ativos marinhos naturais para reduzir a escamação. 100 ml P.V.P. 26 euros | 200 ml P.V.P. 46 euros.

Pacific Ocean Moisturizing Gel: o Santo Graal das peles mistas e oleosas. Este creme hidratante em gel é oil free, e não-comedogénico, tendo sido concebido para não obstruir os poros. Além disso, entre vários ingredientes-estrela, a fórmula contém um complexo de duas moléculas de ácido hialurónico vegetal de origem biotecnológica para hidratar e reestruturar a pele; retinol vegan para tratar as manchas escuras; e malaquila para proteger a pele da poluição. 50 ml P.V.P. 29 euros.

Bloom Orchid Face Cream: um dos produtos mais recomendados da marca para quem tem pele sensível, desidratada, reativa e/ou atópica, como é o meu caso. Este creme facial reduz a sensibilidade, o ressecamento e o efeito dos radicais livres graças a um cocktail que mistura agastache mexicana, concentrado de plantas xéricas, ácido hialurónico vegano e o poderoso antioxidante astaxantina, que protege e hidrata a pele por 24 horas. 50 ml P.V.P. 29 euros.

________________________________________________
Bio-Oil

@biooilportugal

A Bio-Oil dispensa apresentações. Aliás, já falei sobre o Óleo para Cuidado da Pele nesta rubrica. “Então, porque é que estás a fazê-lo novamente?” perguntam vocês. Porque a marca tem uma versão natural e vegan deste produto icónico que tem de ser partilhada com o mundo.

Fora da Caixa neste momento

O Óleo de Cuidado para a Pele (Natural) contém mais de 11 extratos de plantas exclusivos que trabalham não só para prevenir a formação de estrias durante a gravidez, estirões de crescimento na adolescência e períodos de rápido ganho de peso, mas também para ajudar a atenuar cicatrizes, sejam recentes ou não. Além do mais, é uma ‘bomba’ de hidratação para a pele (com o bónus de ser de rápida absorção), tem um efeito calmante e até combate os sinais de envelhecimento.

A melhor parte? É adequado para todos os tipos de pele e pode ser aplicado no rosto e corpo. Sem parafina, perfume e potenciais alérgenos, este lançamento dá resposta aos consumidores que procuravam os mesmos benefícios da fórmula original, mas com componentes clean. 60 ml P.V.P. 15,99 euros | 125 ml P.V.P. 24,59 euros | 200 ml P.V.P. 36,59 euros.

________________________________________________
The Ordinary

@theordinary

Um arranhão, uma mordida ou uma queimadura. Qualquer um deles é o suficiente para as peles escuras ficarem com uma mancha, por vezes, para a vida. 

Antes de mais, é importante explicar o que é uma ‘pele escura’, bem como os motivos para ela precisar de cuidados diferentes dos restantes fototipos. Encontrei a melhor explicação no canal de YouTube da dermatologista britânica Vanita Rattan, especialista em tratamentos para a hiperpigmentação em peles étnicas:

“Se uma pessoa tende a bronzear, e não queimar, durante a exposição ao sol, então considera-se que tem pele escura. Isto significa que os melanócitos [as células que produzem o pigmento melanina] são maiores e mais fáceis de acionar”.

Quer isto dizer que qualquer processo inflamatório ou irritação pode promover o escurecimento da epiderme e isto inspira, sim, uma outra abordagem ao skincare. Esta informação teria sido bastante útil na minha adolescência, quando eu não hesitava em espremer borbulhas no rosto, quer elas estivessem prontas para rebentar ou não, sem ter consciência de que esse hábito poderia deixar algumas ‘lembranças’ indesejadas. E deixou.

Agora, aos 31 anos, decidi declarar guerra às manchas e cicatrizes com a ajuda da popular The Ordinary, mais uma marca repetente nestas lides. Para atingir este objetivo, incluí elementos de uma rotina concebida pela consultora de skincare Amnah Mushtaq aos meus cuidados diários.

Fora da caixa neste momento

Vitamin C Suspension 30% in Silicone: tem propriedades antioxidantes e oferece 30% de vitamina C no seu estado mais puro (ácido L-ascórbico), que se mantém estável devido à ausência de água na fórmula. Este ativo clareia e ilumina a pele. 30 ml P.V.P. 7,80 euros.

The Ordinary Lactic Acid 5% + HALactic Acid 5% + HA: uma fórmula de peeling superficial com 5% de ácido láctico, mais 2% de ácido hialurónico. Oferece uma esfoliação muito suave, que não irrita a pele, ajudando na melhor absorção dos produtos clareadores que se seguem.⁣ 30 ml P.V.P. 7,30 euros.

Alpha Arbutin 2% + HA: está comprovado cientificamente que inibe a produção de melanina e a atividade da tirosinase. Por conseguinte, este sérum concentrado com 2% deste clareador de pele que é tipicamente derivado da planta uva ursina, mais ácido hialurónico diminui a hiperpigmentação. 60 ml P.V.P. 19,70 euros.

The Ordinary Azelaic Acid Suspension 10%Azelaic Acid Suspension 10%: clinicamente comprovado como tratamento para o melasma. Estudos concluíram que o ácido azelaico tópico a 20% não só é superior a 2% de hidroquinona, mas também é tão eficaz quanto 4% de hidroquinona. Contudo, não tem os efeitos colaterais indesejados deste agente clareador que, segundo a agência federal dos EUA Food and Drug Administration (FDA), não pode ser descartado como um potencial cancerígeno. 100 ml P.V.P.25,80€

A experiência retratada neste artigo aconteceu a convite da marca e o texto reflete a opinião pessoal dos autores.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Mais no portal