@breakfast_inspo

No que toca a alimentação, desde adolescente que tenho alguns cuidados. Nunca tive tendência a engordar – mas também sabemos que aquilo que colocamos no prato vai muito além da forma como se reflete na nossa aparência. Porém, não somos de ferro e todos cometemos alguns erros.

Há alguns meses, apercebi-me que não estava a dar ao meu corpo aquilo de que precisava. Raramente comia fruta, ficava com fome pouco depois de tomar o pequeno-almoço e acabava as refeições principais sempre com a sensação de ter comido demais.

Os grandes culpados? A falta de tempo e a preguiça de preparar pratos mais nutritivos. Afinal, a fruta precisa de ser descascada, cortada, e, além disso, é precisa alguma criatividade para variar aquilo que colocamos no prato. Por isso, fui sempre apostando no “quanto mais simples, melhor“.

Tudo mudou após uma pequena chamada de atenção que tive e que me fez repensar as escolhas que estava a fazer. Quis incluir mais alimentos saudáveis na minha alimentação e, para evitar perder a desmotivação, arranjei um truque que facilitou o processo.

Chegada a casa, após uma ida ao supermercado, peguei em fruta e legumes que comprei, lavei-os, cortei-os e congelei-os. Comprei também espinafres já lavados, bem como frutos vermelhos, e coloquei os sacos no congelador. Este simples passo fez com que os meus pequenos-almoços sofressem uma tremenda reviravolta.

Ter já tudo preparado e pronto a usar eliminou as desculpas que poderia usar: falta de tempo? Deixou de se aplicar. Preguiça? Também. Junto, todos os dias, diferentes frutas e legumes com iogurte ou bebida vegetal e bato tudo na liquidificadora. Para acompanhar, pão ou granola e sementes, dependendo se a consistência ficar mais “papa” ou estilo batido.

As combinações são infinitas e, desde que fiz esta mudança, notei também que diminuiu a minha vontade de petiscar entre refeições – quando o faço, aposto em frutos secos – e deixei de notar retenção de líquidos nas pernas. Tudo isto, sem olhar para calorias, mas sim para a quantidade de nutrientes do que como.

Nunca pensei que um bom pequeno-almoço fizesse tanta diferença. Afinal, é mesmo a refeição mais importante do dia – e só nos apercebemos disso depois de vermos resultados. Pela minha experiência, só tenho bem a dizer. E vocês? Contem-nos os vossos truques e dicas de alimentação saudável, nas redes sociais, e identifiquem a @activarevista.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Mais no portal

Beleza

Os motivos para o açúcar ser a kryptonite da pele

De acordo com um dermatologista.

Diz Quem Sabe

Como ter um Natal mais saudável (e ainda poupar algum dinheiro)

Beleza

Conheça o método de limpeza dupla da pele para remover impurezas e maquilhagem

Aqui, no que diz respeito a produtos de limpeza de pele, um é pouco, dois é bom e três é demais.

Saúde

Sente desejos por doces? Eis o que o seu corpo está a tentar dizer-lhe

Uma nutricionista explicam os vários motivos que levam o corpo a querer açúcar.

Comunidade Activa

Morreu Pedro Oliveira, um dos nossos

Ex-diretor da Exame Informática, era o atual diretor de parcerias e Novos Negócios e head of digital da Trust in News. Tinha 49 anos.

Moda

As novidades da Zara, Mango e H&M que aliam elegância e conforto

Não temos de sacrificar uma mais-valia pela outra.

Comportamento

"Ghosting": 5 motivos para alguém desaparecer de uma relação sem deixar rasto

O termo é usado para descrever um término repentino, sem explicações, e deriva da palavra "ghost", que significa fantasma em português.

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.