Ao senhor de óculos embaciados pela máscara e que passeia os dois cães, tão velhinhos que dói, e que me contou como um deles, que acolheu já adulto depois de ter sido abandonado, esteve um dia inteiro sem comer ou beber água porque ele teve de ir tratar de uns assuntos com o filho, ali para os lados de Santarém, e sabe, menina, eles são como crianças.

Àquela mulher com um filho que, enquanto os mais novos brincavam um pouco, porque a saudade, essa sim, é também um vírus, partilhou as angústias de ter atrasado a ida do filho para o primeiro ano e como ele passava as tardes sentado numa mesa a seu lado, a treinar a caligrafia, enquanto ela trabalhava, fazendo-me sentir como o amor pode ser tão grande que até afoga, mas o que lhe dizer a não ser que não se preocupasse, que eles apanham tudo e chegam lá como os outros, e ela suspira e fala de como tudo isto é difícil, pois é, e por isso todos os dias sai de casa ao final do dia e leva-o para ali, para o meio da calma, para serem apenas mãe e filho, só isso, tanto nisso.

Ao casal novo que corre todos os sábados e domingos de manhã e a quem eu desejo que estejam sempre na vida tão síncronos como os seus passos, porque gosto de uma boa história de amor, e a quem nunca falha aquele bom dia, tão vigoroso como a sua corrida e a sua juventude.

À rapariga, dona do rafeiro castanho que gosta de festas e de correr que nem um louco, ribanceira abaixa, ribanceira acima, e que o apresentou ao meu filho para que este também corresse relva fora, a atirar-lhe uma bola esfarelada vezes sem conta e a rebolar, feliz, nariz com focinho, até ficar exausto.

À vizinha do andar de baixo, que deixa pastilhas e chocolates de leite no saquinho que o meu filho um dia desceu por uma corda até ao primeiro andar, ele que agora lhe retribui os mimos com desenhos que são à sua maneira uma carta de amor, com muitas princesas, porque ela é uma menina e gosta de princesas, e como lhe vou dizer outra coisa a não ser pois sim, deve gostar, quem não gosta de princesas, amor?

A todos eles obrigada.

Vivemos num tempo estranho, em que mediamos a distância na rua a que passamos dos outros, em que corremos a tapar a cara quando se avista alguém, em que não contemplamos os rostos, em que não vemos sorrisos, em que as crianças se encolhem com medo quando alguém se avizinha. Mas são todas estas pessoas – e muitas outras mais – que aligeiram os dias, que me recordam que, para lá da distância, da ausência, do medo e da desconfiança, ainda existe o nós. Para todos eles, mesmo àqueles que nunca mais verei, o meu obrigada.

Ps: todos os intervenientes estiveram sempre de máscara e à devida distância.

Palavras-chave

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.

Beleza

Beleza: as novidades que estão na ordem do dia

Os produtos que temos de experimentar