Ok, não há como dizer isto de outra forma: são realmente simpáticos! Falamos do grupo de apaixonados por comida – ‘foodies como está na moda chamar – que estão à frente do Bômau, um restaurante junto ao Largo do Rato, em Lisboa, que promete juntar vários sabores do mundo numa só refeição. Aproveitando a reabertura dos restaurantes e contando com a esplanada ampla e muito simpática, fomos até conhecer a equipa e experimentar o que por lá se comia. E após experimentar várias das opções propostas, a resposta é mais do que positiva: comida muito saborosa, criações originais e uma atenção à sustentabilidade que é fundamental nos dias que correm.

O menu tem como base os ‘liders’ (mini-hambúrgueres), wraps, skewers (espetadas grelhadas) e saladas, além de uma multiplicidade de entradas que nos desafiam à experimentação. As receitas são originais e confecionadas com ingredientes frescos e, na medida do possível, locais, para diminuir a pegada ecológica. Não há alimentos processados e as práticas e técnicas que utilizam são sustentáveis, minimizando o desperdício. Aqui tudo é feito internamente, desde a moagem dos grãos das inúmeras especiarias, aos molhos, passando pelo pão e wraps da responsabilidade de Yaser Balaoot, o padeiro sírio. Estas são as chaves do Bomau que nos convida a dar a volta ao mundo em redor de uma mesa, proposta ainda mais apelativa numa altura em que já sentimos saudades de simplesmente viajar.

Do menu, experimentámos o Classic Veggie Slider, Chips de Mandioca, Veggie Fritters, o Dip board com Hummus, babaganoush, tzatziki, flatbread e ainda o Scoville Board, com quatro tipos de picante. Ou seja, opções vegan são bastantes e não ficam por aqui (não conseguia era ir mais longe!). E os cocktails são também deliciosos. Recomendamos o o cocktail de primavera, que mistura gin e um xarope caseiro de tomilho fresco e limões biológicos de produção local.


Conclusão: se quiser passar pelo número 61 da Rua Alexandre Herculano encontra um pequeno restaurante, com um mundo de sabores lá dentro, cujas influências e inspirações chegam de várias partes do globo, quer pelas diferentes origens da equipa – Índia, Dinamarca, Síria e Portugal – quer pelas suas memórias e viagens. Na equipa estão Kanan e Vijay Jayachandran, arquitetos de profissão, mas apaixonados por comida. Nascidos na Índia, viveram 25 anos na Califórnia, de onde partiram para, em Lisboa, realizarem o seu sonho de desenvolver um projeto de restauração que reunisse num só espaço os sabores que mais gostam e que cozinham em casa. A eles juntaram-se Ida Rosendal, dinamarquesa, ‘foodie’ assumida, uma simpatia a servir à mesa e com experiência na área de gestão, Rita Romão, já com andanças no universo da gastronomia, e Leonor Freitas, que até aqui se dedicou à área social, e que tem o seu foco no serviço ao cliente. são os restantes elementos desta equipa, em que todos também cozinham. Como empresa, o Bômau tem por base uma economia social, em que os colaboradores podem ser coproprietários, compondo uma equipa de relações fortes e duradoras, muito focada no sucesso do projeto.

Morada: Rua Alexandre Herculano, 61, Lisboa; telef.: 21 388 0431;

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

ASSINE AGORA A REVISTA ACTIVA COM OFERTA ISDIN. DEIXE-SE INSPIRAR. Saiba tudo aqui. ASSINAR

Relacionados

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Saúde

O vegetarianismo melhora a vida sexual? Eis o que diz a Ciência

Não podemos subestimar o poder de uma dieta à base de plantas.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?

Mais no portal

Beleza

Outubro Rosa: como cuidar da pele, cabelo e unhas de pacientes oncológicos

Num mês em que se assinala o Mês de Prevenção para o Cancro da Mama, a La Roche-Posay reforça a importância em adequar os cuidados pessoais durante e após os tratamentos oncológicos.

Mulheres Inspiradoras

O novo álbum de Adele é uma verdadeira lição de crescimento pessoal

'30' está prestes a ser lançado e a artista incluiu nele várias fases que enfrentou recentemente, associadas ao divórcio de Simon Konecki.

Lifestyle

Vila do Conde recebe novo Mercadona

Este é o 26º supermercado da cadeia em Portugal.

Celebridades

Kate deslumbra ao apostar numa das maiores tendências da temporada

Veja um dos visuais mais recentes da duquesa de Cambridge.

Saúde

7 cuidados a ter com a nossa higiene íntima

Fique com alguns conselhos que ajudam as mulheres a prevenir o desconforto na zona íntima.

Lifestyle

Já é possivel encomendar de vários restaurantes e só pagar uma taxa de entrega

Conciliar gostos diferentes tornou-se de repente muito mais fácil.

Diz Quem Sabe

Intolerâncias alimentares e novos estilos de vida

Um artigo de opinião assinado pela Dra. Andreia Monteiro, médica especialista em imuno-hemoterapia, medicina antienvelhecimento e estética.

Lifestyle

Sugestões assustadoras para celebrar o Halloween

Temos de celebrar à altura, certo?

Moda

Tipia: a coleção de acessórios com letras que lembram as antigas Iluminuras

De assinatura Inês Telles.

Moda

Cachecóis Maxi: a aposta da Parfois para o inverno

Conheça algumas sugestões da marca.

Saúde

Devemos lavar os dentes antes ou depois do pequeno-almoço?

Entenda qual a prática mais benéfica.

Saúde

4 vilões na alimentação que pioram os sintomas da TPM

Saiba o que evitar nessa altura do mês.