Ok, não há como dizer isto de outra forma: são realmente simpáticos! Falamos do grupo de apaixonados por comida – ‘foodies como está na moda chamar – que estão à frente do Bômau, um restaurante junto ao Largo do Rato, em Lisboa, que promete juntar vários sabores do mundo numa só refeição. Aproveitando a reabertura dos restaurantes e contando com a esplanada ampla e muito simpática, fomos até conhecer a equipa e experimentar o que por lá se comia. E após experimentar várias das opções propostas, a resposta é mais do que positiva: comida muito saborosa, criações originais e uma atenção à sustentabilidade que é fundamental nos dias que correm.

O menu tem como base os ‘liders’ (mini-hambúrgueres), wraps, skewers (espetadas grelhadas) e saladas, além de uma multiplicidade de entradas que nos desafiam à experimentação. As receitas são originais e confecionadas com ingredientes frescos e, na medida do possível, locais, para diminuir a pegada ecológica. Não há alimentos processados e as práticas e técnicas que utilizam são sustentáveis, minimizando o desperdício. Aqui tudo é feito internamente, desde a moagem dos grãos das inúmeras especiarias, aos molhos, passando pelo pão e wraps da responsabilidade de Yaser Balaoot, o padeiro sírio. Estas são as chaves do Bomau que nos convida a dar a volta ao mundo em redor de uma mesa, proposta ainda mais apelativa numa altura em que já sentimos saudades de simplesmente viajar.

Do menu, experimentámos o Classic Veggie Slider, Chips de Mandioca, Veggie Fritters, o Dip board com Hummus, babaganoush, tzatziki, flatbread e ainda o Scoville Board, com quatro tipos de picante. Ou seja, opções vegan são bastantes e não ficam por aqui (não conseguia era ir mais longe!). E os cocktails são também deliciosos. Recomendamos o o cocktail de primavera, que mistura gin e um xarope caseiro de tomilho fresco e limões biológicos de produção local.


Conclusão: se quiser passar pelo número 61 da Rua Alexandre Herculano encontra um pequeno restaurante, com um mundo de sabores lá dentro, cujas influências e inspirações chegam de várias partes do globo, quer pelas diferentes origens da equipa – Índia, Dinamarca, Síria e Portugal – quer pelas suas memórias e viagens. Na equipa estão Kanan e Vijay Jayachandran, arquitetos de profissão, mas apaixonados por comida. Nascidos na Índia, viveram 25 anos na Califórnia, de onde partiram para, em Lisboa, realizarem o seu sonho de desenvolver um projeto de restauração que reunisse num só espaço os sabores que mais gostam e que cozinham em casa. A eles juntaram-se Ida Rosendal, dinamarquesa, ‘foodie’ assumida, uma simpatia a servir à mesa e com experiência na área de gestão, Rita Romão, já com andanças no universo da gastronomia, e Leonor Freitas, que até aqui se dedicou à área social, e que tem o seu foco no serviço ao cliente. são os restantes elementos desta equipa, em que todos também cozinham. Como empresa, o Bômau tem por base uma economia social, em que os colaboradores podem ser coproprietários, compondo uma equipa de relações fortes e duradoras, muito focada no sucesso do projeto.

Morada: Rua Alexandre Herculano, 61, Lisboa; telef.: 21 388 0431;

Palavras-chave

Relacionados

Saúde

Podcast: Sandra Gomes Silva responde às nossas questões sobre vegetarianismo

Os prós e os contras de um tipo de alimentação que leva em conta preocupações éticas e ambientais. Afinal, precisamos mesmo da carne para sermos saudáveis?

Saúde

O vegetarianismo melhora a vida sexual? Eis o que diz a Ciência

Não podemos subestimar o poder de uma dieta à base de plantas.

Nas Bancas

Receitas (de chef): desperdício zero

Sabia que está a deitar fora uma das melhores partes dos seus legumes?

Mais no portal

Beleza

"Pre-poo": os grandes benefícios deste tratamento para cabelos crespos

E para todos os tipos de caracóis, que estão sempre sedentos de hidratação.

#VozActiva

Isabela Valadeiro: "Se não salvarmos os oceanos, não há futuro"

A nossa protagonista de julho fala sobre a relação com o mar e da necessidade de preservarmosos oceanos no #VozActiva deste mês.

Saúde

5 mitos e verdades sobre proteção solar

O verão chegou esta segunda-feira, dia 21, e nunca é demais recordar a importância de manter a pele protegida. Em qualquer altura o ano.

Moda

Descobrimos onde pode comprar um casaco desportivo igualzinho ao de Bella Hadid

A modelo rendeu-se a uma criação que custa menos de 50 euros.

Comportamento

5 hábitos de bons ouvintes - e como eles podem melhorar relações

Pode parecer simples e intuitivo mas ouvir (mesmo) outra pessoa requer um esforço sincero e muita prática.

Diz Quem Sabe

Saiba como preparar a mente para o regresso ao escritório em seis passos

Um artigo de opinião assinado por Joana Freitas, mental coach e CEO da empresaespecializada em serviços de Gestão de Stress Up Your Mind.

Saúde

Todos juntos para um bom ritmo cardíaco

O Dia Mundial do Ritmo Cardíaco assinalou-se no passado dia 13 de junho e inspirou este artigo de opinião assinado pelo Dr. Rogério Ferreira, médico especialista em medicina interna.

Diz Quem Sabe

Eu sou a minha paixão, não a minha doença

Um artigo de opinião assinado por Elsa Mateus, presidente da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas.

Celebridades

Karlie Kloss mostra os bastidores da nova realidade como mãe

"A primeira saída à noite da mamã", diz a legenda de uma fotografia (literalmente) sem filtros.

Comportamento

Saiba como quebrar um ciclo de procrastinação

Em apenas quatro passos, de acordo com um especialista.

Celebridades

Khloé Kardashian admite que fez rinoplastia

A estrela abriu o coração sobre os rumores de cirurgia plástica num episódio especial de "Keeping Up with the Kardashians".

Moda

Os vestidos de verão que adoramos neste momento

Tem espreitado as novidades da Zara recentemente?