Confesso que tentei. Tentei mesmo descobrir quem é tal de Sophia, que dá nome ao novo restaurante que passou a habitar uma das esquinas da praça Dom Luís, em Lisboa. Como boa jornalista, fiz perguntas diretas e indiretas sobre o tema, e nada. Portanto, deixo aqui a pouca informação que recolhi. Antes de mais, a Sophia – garantiram-me – não é uma personagem de ficção, é uma mulher real, que aprendeu a cozinhar com a sua Nonna, de nome Isabella, a observar atentamente como ela misturava com mestria os ingredientes da boa e natural comida italiana. As suas receitas estão num caderno de família – outras são da própria Sophia –  que agora podemos experimentar no novo restaurante do grupo Capricciosa, que aposta na frescura dos ingredientes e numa comida saudável, mas que nos conforta a alma.

No Sophia Natural Italian, o cenário mistura o vintage com um toque de kitsch que tornam o espaço acolhedor. A loiça lembra mesmo a das nossas avós, e queremos ficar horas aconchegados no sofá a experimentar o que por ali se faz, com o toque quente e retro do papel de parede às flores e dos candeeiros com franjas. A carta é um reflexo do mundo encantado desta mulher misteriosa que nos convida a comer… como em sua casa, pois claro. Os pratos, esses, são tipicamente italianos – da Focaccia de batata com chip de pimentos assados e beringela (4 euros) ao pão de alho trufado (3,5 euros) do couvert, aos desafios das entradas, em que destacamos o Carpaccio de courgette com limão e funcho (7 euros) e a Burrata trufada com focaccia (10 euros), é um mundo de propostas. As pizas de massa com fermentação natural são as estrelas do menu – e as preferidas da família de Sophia segundo consta – sendo que A MInha Sophia, de legumes grelhados, tomate, mozarela, beringela, pasta de azeitonas, alho e parmesão (15 euros), revelou-se uma escolha mais do que acertada.

Na secção Pratos da Nonna, deliciosa a Polenta de legumes com trufa, parmesão e rúcula (13 euros), mas também nos desafiam o Risotto de cogumelos e parmesão (15 euros), ou a Papardelle fresca com bolonhesa vegan (14 euros), no tppo da minha lista para quando lá voltar. Quem gosta de carne pode dedicar-se ao Frango grelhado com caponata de lentilhas e abacate (15 euros) ou ao Rosbife de abacate e tagliatelle dresco trufada (18 euros).

Para terminar, entre os vários doces típicos, destaque para o Tiramissu da Nonna (5,5 euros) e para a Panacotta de Iogurte e Frutos de Bosque (5 euros)

Importante para dar tanto sabor aos pratos é que nesta cozinha não entram açúcares refinados ou alimentos processados e as farinhas integrais têm prioridade. A aposta é forte os vegetais, mas também há carne e peixe, privilegiando-se as preparações em forno de lenha ou um bom guisado como nos tachos da avó da Sophia.

Para experimentar das 12h00-15h30 e das 19h00- 22h30, na Praça Dom Luís I n.34 Cais do Sodré. E pode ser que tenha a sorte de encontrar a Sophia por lá (eu infelizmente não tive!)

Tel.: 210 499 710; www.sophia.com.pt

Palavras-chave

Mais no portal

Beleza

"Pre-poo": os grandes benefícios deste tratamento para cabelos crespos

E para todos os tipos de caracóis, que estão sempre sedentos de hidratação.

#VozActiva

Isabela Valadeiro: "Se não salvarmos os oceanos, não há futuro"

A nossa protagonista de julho fala sobre a relação com o mar e da necessidade de preservarmosos oceanos no #VozActiva deste mês.

Saúde

5 mitos e verdades sobre proteção solar

O verão chegou esta segunda-feira, dia 21, e nunca é demais recordar a importância de manter a pele protegida. Em qualquer altura o ano.

Moda

Descobrimos onde pode comprar um casaco desportivo igualzinho ao de Bella Hadid

A modelo rendeu-se a uma criação que custa menos de 50 euros.

Comportamento

5 hábitos de bons ouvintes - e como eles podem melhorar relações

Pode parecer simples e intuitivo mas ouvir (mesmo) outra pessoa requer um esforço sincero e muita prática.

Diz Quem Sabe

Saiba como preparar a mente para o regresso ao escritório em seis passos

Um artigo de opinião assinado por Joana Freitas, mental coach e CEO da empresaespecializada em serviços de Gestão de Stress Up Your Mind.

Diz Quem Sabe

Todos juntos para um bom ritmo cardíaco

O Dia Mundial do Ritmo Cardíaco assinalou-se no passado dia 13 de junho e inspirou este artigo de opinião assinado pelo Dr. Rogério Ferreira, médico especialista em medicina interna.

Diz Quem Sabe

Eu sou a minha paixão, não a minha doença

Um artigo de opinião assinado por Elsa Mateus, presidente da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas.

Celebridades

Karlie Kloss mostra os bastidores da nova realidade como mãe

"A primeira saída à noite da mamã", diz a legenda de uma fotografia (literalmente) sem filtros.

Comportamento

Saiba como quebrar um ciclo de procrastinação

Em apenas quatro passos, de acordo com um especialista.

Celebridades

Khloé Kardashian admite que fez rinoplastia

A estrela abriu o coração sobre os rumores de cirurgia plástica num episódio especial de "Keeping Up with the Kardashians".

Moda

Os vestidos de verão que adoramos neste momento

Tem espreitado as novidades da Zara recentemente?