Confesso que tentei. Tentei mesmo descobrir quem é tal de Sophia, que dá nome ao novo restaurante que passou a habitar uma das esquinas da praça Dom Luís, em Lisboa. Como boa jornalista, fiz perguntas diretas e indiretas sobre o tema, e nada. Portanto, deixo aqui a pouca informação que recolhi. Antes de mais, a Sophia – garantiram-me – não é uma personagem de ficção, é uma mulher real, que aprendeu a cozinhar com a sua Nonna, de nome Isabella, a observar atentamente como ela misturava com mestria os ingredientes da boa e natural comida italiana. As suas receitas estão num caderno de família – outras são da própria Sophia –  que agora podemos experimentar no novo restaurante do grupo Capricciosa, que aposta na frescura dos ingredientes e numa comida saudável, mas que nos conforta a alma.

No Sophia Natural Italian, o cenário mistura o vintage com um toque de kitsch que tornam o espaço acolhedor. A loiça lembra mesmo a das nossas avós, e queremos ficar horas aconchegados no sofá a experimentar o que por ali se faz, com o toque quente e retro do papel de parede às flores e dos candeeiros com franjas. A carta é um reflexo do mundo encantado desta mulher misteriosa que nos convida a comer… como em sua casa, pois claro. Os pratos, esses, são tipicamente italianos – da Focaccia de batata com chip de pimentos assados e beringela (4 euros) ao pão de alho trufado (3,5 euros) do couvert, aos desafios das entradas, em que destacamos o Carpaccio de courgette com limão e funcho (7 euros) e a Burrata trufada com focaccia (10 euros), é um mundo de propostas. As pizas de massa com fermentação natural são as estrelas do menu – e as preferidas da família de Sophia segundo consta – sendo que A MInha Sophia, de legumes grelhados, tomate, mozarela, beringela, pasta de azeitonas, alho e parmesão (15 euros), revelou-se uma escolha mais do que acertada.

Na secção Pratos da Nonna, deliciosa a Polenta de legumes com trufa, parmesão e rúcula (13 euros), mas também nos desafiam o Risotto de cogumelos e parmesão (15 euros), ou a Papardelle fresca com bolonhesa vegan (14 euros), no tppo da minha lista para quando lá voltar. Quem gosta de carne pode dedicar-se ao Frango grelhado com caponata de lentilhas e abacate (15 euros) ou ao Rosbife de abacate e tagliatelle dresco trufada (18 euros).

Para terminar, entre os vários doces típicos, destaque para o Tiramissu da Nonna (5,5 euros) e para a Panacotta de Iogurte e Frutos de Bosque (5 euros)

Importante para dar tanto sabor aos pratos é que nesta cozinha não entram açúcares refinados ou alimentos processados e as farinhas integrais têm prioridade. A aposta é forte os vegetais, mas também há carne e peixe, privilegiando-se as preparações em forno de lenha ou um bom guisado como nos tachos da avó da Sophia.

Para experimentar das 12h00-15h30 e das 19h00- 22h30, na Praça Dom Luís I n.34 Cais do Sodré. E pode ser que tenha a sorte de encontrar a Sophia por lá (eu infelizmente não tive!)

Tel.: 210 499 710; www.sophia.com.pt

Palavras-chave

Assine a ACTIVA e receba uma fabulosa OFERTA da LIERAC. ASSINE AQUI

Mais no portal