Há restaurantes indianos e napoleses onde gostamos de ir de vez em quando saborear pratos que não fazemos em casa, ricos em texturas e especiarias. E, depois, há restaurantes indianos e nepalesas excecionalmente bons. Estes, mais raros, têm um novo membro da família – chama-se OVEN e tem na direção do simpático e talentoso chef Hari Chapagain o maestro certo para mostrar aos lisboetas e aos turistas a riqueza desta gastronomia milenar.

A “estrela” deste restaurante é o forno tradicional, conhecido na Índia como “Tandoor”, que veio diretamente da Índia para a Rua dos Fanqueiros, em Lisboa, e que demorou quatro meses a chegar e ser montado. Construído em cobre e barro, os detalhes foram idealizados por Hari e o forno pode ser visto por todos os clientes, em lugar de destaque junto ao balcão da cozinha. O “Tandoor” é um elemento fundamental da culinária indiana desde tempos ancestrais e tem a particularidade de cozinhar os alimentos a temperaturas entre os 300 e os 400 graus. Pesa 325 quilos e de lá saem autênticos ‘milagres’, pratos com nomes com que estamos familiarizados, mas com uma riqueza de sabor, a que as especiarias dão um contributo muito especial, que nos apanha desprevenidos – no bom sentido. 

Do forno, sai o Naan, o famoso pão que aqui, acredite, é bem diferente do servido habitualmente noutros restaurantes – escolhi o Peshwari Naan com frutos secos, coco e natas -, mas também saem os pratos de carne como a Chicken Tikka, o Lamb Chop e o Tandoori Chicken. Entre as propostas nepalesas, o Chef destaca um dos pratos mais populares do seu país natal, o MO:MO (também conhecido como Dumplings, recheados com frango laminado e especiarias, guarnecidos com um molho à base de tomate e sésamo), para além do Goat Curry e do Sekuwa (carnes marinadas e cozinhadas no forno). Como não como carne, para prato principal o chef sugeriu um salmão feito no forno que estava delicioso. E aqui tenho de acrescentar que na carta há diversas opções para vegetarianos.

Na carta de sobremesas – caso consiga lá chegar -, entre as propostas  tradicionais estão a Gulab Jamoon e o Kulfi, podendo também surpreender-se com alternativas de fusão como as chamuças com chocolate (a mistura entre o crocante e o doce resulta mesmo) ou o Hot Brownie Sizzler.

Para acompanhar a refeição, a escolha pode ser entre bebidas como a Lassi (à base de yogurte), a Nimbu Paani, (limonada indiana) e a cerveja indiana, juntam-se a vinhos portugueses.

Quem é o chef Hari?.
Hari nasceu no Nepal, numa família de chefs, de onde saiu aos 23 anos rumo à Europa, ao encontro de oportunidades de trabalho, tendo vivido durante alguns anos entre Portugal e Espanha. Pôde entregar-se ao que mais gostava de fazer, cozinhar, experimentado novos práticos e técnicas, acrescentando assim várias aprendizagens, que lhe deram a experiência necessária para construir a sua carreira.

Morada: Rua dos Fanqueiros, 232; 1100-232 Lisboa
Reservas: 926 023 243
ovenlisboa@gmail.com,

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Mais no portal

Saúde

7 sinais físicos que indicam que está mais stressado do que pensa

Esteja atento ao que o seu corpo lhe diz.

É só uma sugestão

O meu antes e depois de usar a nova base da Make Up Factory

A coleção Light Weight promete uma aplicação leve, de acabamento luminoso e que se funde naturalmente com a nossa pele. E cumpre!

Saúde

A aparência das palmas das mãos pode indicar se tem cancro

Esteja atenta.

Celebridades

Médico legista afirma que Gabby Petito foi assassinada

As autoridades já confirmaram que o corpo encontrado pertence à blogger.

Lifestyle

Quer passar umas férias na casa de Winnie the Pooh?

Uma casa inspirada no Winnie the Pooh, da Disney, no Bosque dos Cem Acres, disponível no Airbnb

Moda

10 casacos para usar na próxima estação

Conheça estas sugestões de diferentes estilos.

Saúde

Os bebés devem ou não usar sapatos?

Veja a explicação de um ortopedista.

Celebridades

Morreu o ator que deu vida a Stanford Blatch, em "O Sexo e a Cidade"

Willie Garson tinha 57 anos.

Comportamento

Diferenças comuns que podem colocar a sua relação em perigo

De acordo com uma psicóloga.

Lifestyle

“Y: O Último Homem” estreia hoje no Disney+

Um drama de 10 episódios baseado na banda desenhada da DC Comics.