Passar um fim-de-semana longe da correria, do stress e do ‘estar sempre ligado’ é sempre uma ideia muito atrativa. Contudo, quando estamos limitados a dois dias de descanso, é demasiado comum pensarmos que não vale a pena fazer as malas e rumar para longe. O ‘trabalho’ que isso dá não compensa o esforço, dizemos a nós próprios. Mas encontrar locais perto de casa, que têm tudo aquilo que procuramos quando nos queremos evadir do quotidiano, não significa necessariamente duas ou três horas de automóvel, com os miúdos a atazanarem-nos a paciência com a tradicional pergunta, repetida à exaustão: “Falta muito para chegar?”  

Mesmo pertinho de Lisboa, há um resort que junta uma série de atributos que o tornam numa excelente escolha para momentos de evasão, mesmo condensados em dois dias. Falamos do Praia do Sal, em Alcochete, uma proposta aliciante também para uns dias de férias, porque há mesmo muito para fazer. Para quem viva longe da capital, é uma forma de conhecer Lisboa, mas sem ter de ‘mergulhar’ na confusão das grandes metrópoles. Para outros, uma oportunidade de explorar o que se esconde na outra margem do Tejo. Seja como for, há muito a descobrir e a fazer, além de tirar fotos para o Instagram aproveitando o lindíssimo enquadramento da praia e do moinho.

Reunimos sete motivos que explicam porque este resort do grupo StayUpon (que também tem o UponLisbon, em Lisboa) merece mesmo uma visita:

Vamos a isso?

1.Os quartos.

O alojamento do Praia do Sal tem 80 apartamentos de diferentes tipologias (T0 a T3). O que impera são os tons calmos e relaxantes, os materiais naturais, como as madeiras, e as janelas amplas, com estores elétricos para assegurar uma noite tranquila. No caso do T0, encontra uma simpática varanda (há outras opções com terraço), ideal para gozar os fins de tarde, e com uma torneira que ajuda a limpar os pés geralmente cheios de areia das crianças – uma ideia excelente. Todos os quartos/apartamentos estão equipados com uma kitchenette (com placa, mini-frigorifico, loiça e uma máquina de café) escondida de forma hábil atrás de uma porta deslizante. Já a cama, asseguramos, é mesmo muito confortável.

2. O SPA

No site do resort pode ler-se que este espaço foi pensado para o nosso bem-estar. Nada como experimentar para comprovar que esta afirmação é verdadeira. ‘Testámos’ o ex-libris dos tratamentos, e o nome não podia ser mais explícito na referência à envolvência deste espaço. A massagem de relaxamento com assinatura do resort foi batizada ‘Massagem dos Moinhos’ e começa com uma esfoliação dos pés, realizada com sal, ou não fossem as Salinas de Samouco mesmo ali ao lado. Com a duração de cerca de uma hora, tem a particularidade de, como me explicou a massagista Inês Costa, apesar de ser de relaxamento poder incidir com maior pressão em alguma zona do nosso corpo que acuse desconforto. Surpresa! No meu caso, como sempre, foram as costas a merecer mais atenção. No final, estava quase a dormir na marquesa, para o que contribuíram as mãos ágeis da Inês e os óleos aromáticos. Fiquei calminha o resto do dia, verdade seja dita.

O SPA tem também piscina aquecida, jacuzzi, sauna, banho turco e duche de contrastes, além de outros tratamentos e massagens que pode consultar no site.

Email: spa@praiadosal.com | Telefone: 210 515 801

3. O Ginásio sustentável

Na área do spa, encontra também um ginásio sustentável. Nenhum dos equipamentos utiliza eletricidade. O ginásio do Praia do Sal está equipado com equipamento da marca NOHrD, que são fabricados artesanalmente com madeira proveniente de florestas geridas de forma sustentável.

4. A Piscina Infinita

No fundo do resort, já quase junto à Praia dos Moinhos, surge o segredo bem mais guardado. E fãs do Instagram, tirem o telefone do bolso, porque este é o ponto mais instagramável do Praia do Sal. Aos nossos olhos, surge a piscina exterior de resort. Infinita, claro. Com um dos moinhos mesmo ali, enquadrado pela espantosa vista do Tejo. Impossível resistir à foto… e a ao mergulho.

Depois, é ler um livro numa das espreguiçadeiras e aproveitar a vista.

Fica só uma sugestão: a zona da piscina ganhava se tivesse um pequeno bar de apoio.

5. O Restaurante Omagio Praia

Nenhuma experiência num resort fica concluída sem conhecer o restaurante. Neste caso, chama-se Omaggio e pretende ser uma um local de referência na celebração da autêntica gastronomia italiana. A missão está nas mãos do Chef Fabio Paixão da Silva, que apresenta uma carta que incluiu os clássicos sabores italianos. Quer uma pizza? Tem muitas e sempre de base de fermentação lenta. Uma burrata tipicamente italiana? Vamos a isso. Uma pasta fresca? Não diga mais nada!

No nosso caso, começámos pelo Covert: Azeitonas Marinadas, manteiga de alho e ervas, azeite com vinagre balsâmico, focaccia, ciabatta e pão do forno do restaurante. Seguimos pelas entradas e provámos um delicioso Creme de tomate com ovo e croutons e uma Burrata All´Omaggio, artesanal, com tomate cereja, tomate seco, pesto de pinhão e manjericão e salicórnia de Alcochete. Mas há também o Carpaccio di Carne, a Mozzarella fresca DOP, pesto de tomate seco, presunto de parma, rúcula, azeitonas taggiasche e azeite virgem extra ou os Bolinhas de risotto com grana padano, fumados italianos, mozzarella e manjericão. Mas isto é apenas uma parte…

Há saladas – como a Caprese, com Mozzarella DOP, fatias de tomate, manjericão e molho pesto, a Insalata di Rucola e Gamberetti, com Rucola, tomate cereja, camarão e lascas de grana padano ou a Insalata di Pollo e Pancetta, com alface romana,Tomate cereja, peito de frango grelhado, bacon, croutons e molho césar. Os fãs de risotto tèm várias escolhas, como o Risotto Gamberi e Vongole, com camarão e ameijoa, ou o sempre clássico Risotto ai Funghi, com cogumelos Porcini, Paris, Shitaki, Pleurotus, Grana Padano. Para sabores mais intensos, atrevam-se no Risotto “Farinheira” e Verdure, com farinheira, grelos e grana padano.

Pastas não faltam, por isso destacamos apenas três: Linguine nero feito em casa, gambas, ameijoa boa, alho e coentros, o Fettuccine de beterraba feito em casa, molho de tomate, espargos e cogumelos perfumados com azeite de trufa (delicioso!) ou a Tagliatelle Alla Carbonar, com bacon, gema de ovo e grana padano. Pizas há mesmo para todos os gostos, da clássica Margherita à Omaggio, com tomate San Marzano, Fior di Latte, Camarão, Rúcula, Burrata e pesto de manjericão. Mas nada como ver a carta!

Nos peixes, destaque para o Polvo confitado com puré de batata doce, tomate assado e azeitonas taggiasche, os Carabineiros Flamejados, servido com Tagliatelle feito em casa salteado alho, azeite virgem extra e ervas aromáticas; na carne, tem o OssoBuco de vitela mirandesa, cozinhado a baixa temperatura servido com risotto de açafrão, legumes e molho de cogumelos porcinni ou o prato com Corte tradicional italiano (Lombo e Vazia “T-Bone”) grelhado, servido com tomate assado, gremolata e batatas fritas (servido mal passado).

Terminamos com um doce típico, neste caso o Cheesecake de ricotta com sorbet de limão e a Panna Cotta com molho de frutos vermelhos (4,5). Espaço houvesse e perdíamo-nos no Tiramisú ou nas bolas de gelado artesanal.

E boas notícias: há menu para miúdos.

Obrigatório mesmo é experimentar o cocktail de assinatura Praia do Sal, mas cuidado: é tão fresco e leve que pode perder a conta. Além disso, encontra uma carta de vinhos nacionais e italianos e uma maravilhosa sangria de limoncello, com uma bola de gelado de lima lá dentro

Email: reservas@omaggio.pt | Telefone: 210 515 800

6. O Pequeno-almoço

Apesar de ser uma unidade de hoteleira de quatro estrelas podemos afirma sem medo: o pequeno-almoço – incluído no preço – supera o que encontramos em muitos hotéis de cinco estrelas Vários tipos de pães, queijos e charcutaria, iogurtes, muesli, granola, cereais, frutas variadas, ovos, panquecas, sumos vários, bebidas quentes – vale mesmo a pena demorar neste momento e começar bem o dia.

7. Os passeios

Mesmo junto ao hotel, espreita-nos a praia dos Moinhos, onde é possível fazer kitesurf ou paddel surf. Pode sempre pegar nas bicicletas disponibilizadas pelo resort a custo gratuito e conhecer as redondezas. Ali perto, tem as Salinas do Samouco, que valem mesmo a pena uma visita (informe o hotel para receber um voucher e não pagar a visita), onde alimentam e nidificam flamingos, a chilreta, o pernilongo e o borrelho-de-coleira-interrompida, entre outros. Aqui, aproveite por isso os postos de observação de árvore espalhados ao longo do trajeto de cerca de seis quilómetros e aproveite para mostrar às crianças como é feita a produção de sal. Tem também passeios a cavalo, que pode incluir ou não uma prova gastronómica (espreite no site da Pátio do Tejo), e todos os sábados, das 9h às 10h15, há aula de yoga na praia, em frente aos desportos náuticos.

E o mais importante de tudo: não perder mesmo o momento do por do sol.


Praia do Sal Resort
Email: reservas@praiadosal.com | Telefone: 212 343 165

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Esperança de vida aos 65 anos estimada em 19,30 anos no último triénio

Esperança de vida aos 65 anos estimada em 19,30 anos no último triénio

Hospital de Ponta Delgada assegura que

Hospital de Ponta Delgada assegura que" segurança dos doentes está garantida"

Portugal faz bem: matéria natural

Portugal faz bem: matéria natural

Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo vencem Campeonato de Portugal de Novas Energias

Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo vencem Campeonato de Portugal de Novas Energias

Agenda pais e filhos para dezembro

Agenda pais e filhos para dezembro

JL 1361

JL 1361

Fátima Lopes inaugura nova loja na Avenida da Liberdade, em Lisboa

Fátima Lopes inaugura nova loja na Avenida da Liberdade, em Lisboa

Manifestação no Campus de Justiça em solidariedade com ativistas em julgamento

Manifestação no Campus de Justiça em solidariedade com ativistas em julgamento

Volta a Portugal em design nos dois apartamentos da Santo Infante

Volta a Portugal em design nos dois apartamentos da Santo Infante

VISÃO Júnior de dezembro de 2022

VISÃO Júnior de dezembro de 2022

Rota do Vinho de Talha: Uma viagem no Alentejo, de copo na mão

Rota do Vinho de Talha: Uma viagem no Alentejo, de copo na mão

O centenário de Saramago

O centenário de Saramago

As maiores fortunas de Portugal na capa da EXAME de Dezembro

As maiores fortunas de Portugal na capa da EXAME de Dezembro

Exame Informática TV 791: auriculares sem fios, o impressionante Odyssey Ark e smartphones recondicionados

Exame Informática TV 791: auriculares sem fios, o impressionante Odyssey Ark e smartphones recondicionados

Moda: Fundo preto

Moda: Fundo preto

Atitude, arrojo e inovação: Recorde os

Atitude, arrojo e inovação: Recorde os "looks" de Letizia na entrega dos prémios Francisco Cerecedo

JL 1359

JL 1359

Universidade de Évora e Cruz Vermelha testa com sucesso baterias de segunda vida em cenário de catástrofe

Universidade de Évora e Cruz Vermelha testa com sucesso baterias de segunda vida em cenário de catástrofe

Criado primeiro centro integrado de Esclerose Múltipla no país

Criado primeiro centro integrado de Esclerose Múltipla no país

Primeiro contacto: Toyota bZ4X, o elétrico com garantia de um milhão de quilómetros para a bateria

Primeiro contacto: Toyota bZ4X, o elétrico com garantia de um milhão de quilómetros para a bateria

Clara de Sousa confeciona deliciosos bolos de azeite. Veja a receita!

Clara de Sousa confeciona deliciosos bolos de azeite. Veja a receita!

João Quadros: “Fui woke antes de a palavra ser conhecida. Já em pequeno, detestava quando diziam piropos na rua à minha irmã”

João Quadros: “Fui woke antes de a palavra ser conhecida. Já em pequeno, detestava quando diziam piropos na rua à minha irmã”

Universidade de Évora e Cruz Vermelha testa com sucesso baterias de segunda vida em cenário de catástrofe

Universidade de Évora e Cruz Vermelha testa com sucesso baterias de segunda vida em cenário de catástrofe

5 momentos a não perder neste Natal em Lisboa

5 momentos a não perder neste Natal em Lisboa

Porque é que numa maratona se correm exatamente 42,195 quilómetros?

Porque é que numa maratona se correm exatamente 42,195 quilómetros?

EXAME 464 - Dezembro de 2022

EXAME 464 - Dezembro de 2022

Abra as portas ao Natal e vista a casa a rigor

Abra as portas ao Natal e vista a casa a rigor

Mais ricos de Portugal estão ainda mais ricos

Mais ricos de Portugal estão ainda mais ricos

VISÃO Júnior, uma prenda de Natal original

VISÃO Júnior, uma prenda de Natal original

Adepto que invadiu o campo no Portugal-Uruguai foi deportado do Qatar

Adepto que invadiu o campo no Portugal-Uruguai foi deportado do Qatar

Isabel Preysler conta como está a filha, Tamara Falcó, após a separação e fala da sua relação com Mario Vargas Llosa

Isabel Preysler conta como está a filha, Tamara Falcó, após a separação e fala da sua relação com Mario Vargas Llosa

Sara Matos apresenta Júlia, a trigémea de “Sangue Oculto”

Sara Matos apresenta Júlia, a trigémea de “Sangue Oculto”

Mesa com tecnologia inovadora foi premiada

Mesa com tecnologia inovadora foi premiada

Adepta da Croácia é a “bomba” sexy do Mundial

Adepta da Croácia é a “bomba” sexy do Mundial

Três homens sobrevivem a 11 dias de travessia atlântica agarrados a leme de um navio

Três homens sobrevivem a 11 dias de travessia atlântica agarrados a leme de um navio

Charlene e Charlotte, acompanhadas dos gémeos Gabriella e Jacques, dão início às celebrações de Natal no Mónaco

Charlene e Charlotte, acompanhadas dos gémeos Gabriella e Jacques, dão início às celebrações de Natal no Mónaco

Quase 70% das crianças internadas com síndrome multissistémica eram saudáveis

Quase 70% das crianças internadas com síndrome multissistémica eram saudáveis

Mortandade de bivalves na ria Formosa ameaça sustentabilidade da amêijoa

Mortandade de bivalves na ria Formosa ameaça sustentabilidade da amêijoa

Musk: implantes de chips no cérebro estão a 6 meses de distância. E ele quer um

Musk: implantes de chips no cérebro estão a 6 meses de distância. E ele quer um

Natal: Presentes essenciais

Natal: Presentes essenciais

Meghan brilha de verde, enquanto William e Kate aterram em Boston

Meghan brilha de verde, enquanto William e Kate aterram em Boston

Tutankhamon, Nefertiti e Cleópatra: Do Antigo Egito a faraós superstars, na Fundação Gulbenkian

Tutankhamon, Nefertiti e Cleópatra: Do Antigo Egito a faraós superstars, na Fundação Gulbenkian