Passar um fim-de-semana longe da correria, do stress e do ‘estar sempre ligado’ é sempre uma ideia muito atrativa. Contudo, quando estamos limitados a dois dias de descanso, é demasiado comum pensarmos que não vale a pena fazer as malas e rumar para longe. O ‘trabalho’ que isso dá não compensa o esforço, dizemos a nós próprios. Mas encontrar locais perto de casa, que têm tudo aquilo que procuramos quando nos queremos evadir do quotidiano, não significa necessariamente duas ou três horas de automóvel, com os miúdos a atazanarem-nos a paciência com a tradicional pergunta, repetida à exaustão: “Falta muito para chegar?”  

Mesmo pertinho de Lisboa, há um resort que junta uma série de atributos que o tornam numa excelente escolha para momentos de evasão, mesmo condensados em dois dias. Falamos do Praia do Sal, em Alcochete, uma proposta aliciante também para uns dias de férias, porque há mesmo muito para fazer. Para quem viva longe da capital, é uma forma de conhecer Lisboa, mas sem ter de ‘mergulhar’ na confusão das grandes metrópoles. Para outros, uma oportunidade de explorar o que se esconde na outra margem do Tejo. Seja como for, há muito a descobrir e a fazer, além de tirar fotos para o Instagram aproveitando o lindíssimo enquadramento da praia e do moinho.

Reunimos sete motivos que explicam porque este resort do grupo StayUpon (que também tem o UponLisbon, em Lisboa) merece mesmo uma visita:

Vamos a isso?

1.Os quartos.

O alojamento do Praia do Sal tem 80 apartamentos de diferentes tipologias (T0 a T3). O que impera são os tons calmos e relaxantes, os materiais naturais, como as madeiras, e as janelas amplas, com estores elétricos para assegurar uma noite tranquila. No caso do T0, encontra uma simpática varanda (há outras opções com terraço), ideal para gozar os fins de tarde, e com uma torneira que ajuda a limpar os pés geralmente cheios de areia das crianças – uma ideia excelente. Todos os quartos/apartamentos estão equipados com uma kitchenette (com placa, mini-frigorifico, loiça e uma máquina de café) escondida de forma hábil atrás de uma porta deslizante. Já a cama, asseguramos, é mesmo muito confortável.

2. O SPA

No site do resort pode ler-se que este espaço foi pensado para o nosso bem-estar. Nada como experimentar para comprovar que esta afirmação é verdadeira. ‘Testámos’ o ex-libris dos tratamentos, e o nome não podia ser mais explícito na referência à envolvência deste espaço. A massagem de relaxamento com assinatura do resort foi batizada ‘Massagem dos Moinhos’ e começa com uma esfoliação dos pés, realizada com sal, ou não fossem as Salinas de Samouco mesmo ali ao lado. Com a duração de cerca de uma hora, tem a particularidade de, como me explicou a massagista Inês Costa, apesar de ser de relaxamento poder incidir com maior pressão em alguma zona do nosso corpo que acuse desconforto. Surpresa! No meu caso, como sempre, foram as costas a merecer mais atenção. No final, estava quase a dormir na marquesa, para o que contribuíram as mãos ágeis da Inês e os óleos aromáticos. Fiquei calminha o resto do dia, verdade seja dita.

O SPA tem também piscina aquecida, jacuzzi, sauna, banho turco e duche de contrastes, além de outros tratamentos e massagens que pode consultar no site.

Email: spa@praiadosal.com | Telefone: 210 515 801

3. O Ginásio sustentável

Na área do spa, encontra também um ginásio sustentável. Nenhum dos equipamentos utiliza eletricidade. O ginásio do Praia do Sal está equipado com equipamento da marca NOHrD, que são fabricados artesanalmente com madeira proveniente de florestas geridas de forma sustentável.

4. A Piscina Infinita

No fundo do resort, já quase junto à Praia dos Moinhos, surge o segredo bem mais guardado. E fãs do Instagram, tirem o telefone do bolso, porque este é o ponto mais instagramável do Praia do Sal. Aos nossos olhos, surge a piscina exterior de resort. Infinita, claro. Com um dos moinhos mesmo ali, enquadrado pela espantosa vista do Tejo. Impossível resistir à foto… e a ao mergulho.

Depois, é ler um livro numa das espreguiçadeiras e aproveitar a vista.

Fica só uma sugestão: a zona da piscina ganhava se tivesse um pequeno bar de apoio.

5. O Restaurante Omagio Praia

Nenhuma experiência num resort fica concluída sem conhecer o restaurante. Neste caso, chama-se Omaggio e pretende ser uma um local de referência na celebração da autêntica gastronomia italiana. A missão está nas mãos do Chef Fabio Paixão da Silva, que apresenta uma carta que incluiu os clássicos sabores italianos. Quer uma pizza? Tem muitas e sempre de base de fermentação lenta. Uma burrata tipicamente italiana? Vamos a isso. Uma pasta fresca? Não diga mais nada!

No nosso caso, começámos pelo Covert: Azeitonas Marinadas, manteiga de alho e ervas, azeite com vinagre balsâmico, focaccia, ciabatta e pão do forno do restaurante. Seguimos pelas entradas e provámos um delicioso Creme de tomate com ovo e croutons e uma Burrata All´Omaggio, artesanal, com tomate cereja, tomate seco, pesto de pinhão e manjericão e salicórnia de Alcochete. Mas há também o Carpaccio di Carne, a Mozzarella fresca DOP, pesto de tomate seco, presunto de parma, rúcula, azeitonas taggiasche e azeite virgem extra ou os Bolinhas de risotto com grana padano, fumados italianos, mozzarella e manjericão. Mas isto é apenas uma parte…

Há saladas – como a Caprese, com Mozzarella DOP, fatias de tomate, manjericão e molho pesto, a Insalata di Rucola e Gamberetti, com Rucola, tomate cereja, camarão e lascas de grana padano ou a Insalata di Pollo e Pancetta, com alface romana,Tomate cereja, peito de frango grelhado, bacon, croutons e molho césar. Os fãs de risotto tèm várias escolhas, como o Risotto Gamberi e Vongole, com camarão e ameijoa, ou o sempre clássico Risotto ai Funghi, com cogumelos Porcini, Paris, Shitaki, Pleurotus, Grana Padano. Para sabores mais intensos, atrevam-se no Risotto “Farinheira” e Verdure, com farinheira, grelos e grana padano.

Pastas não faltam, por isso destacamos apenas três: Linguine nero feito em casa, gambas, ameijoa boa, alho e coentros, o Fettuccine de beterraba feito em casa, molho de tomate, espargos e cogumelos perfumados com azeite de trufa (delicioso!) ou a Tagliatelle Alla Carbonar, com bacon, gema de ovo e grana padano. Pizas há mesmo para todos os gostos, da clássica Margherita à Omaggio, com tomate San Marzano, Fior di Latte, Camarão, Rúcula, Burrata e pesto de manjericão. Mas nada como ver a carta!

Nos peixes, destaque para o Polvo confitado com puré de batata doce, tomate assado e azeitonas taggiasche, os Carabineiros Flamejados, servido com Tagliatelle feito em casa salteado alho, azeite virgem extra e ervas aromáticas; na carne, tem o OssoBuco de vitela mirandesa, cozinhado a baixa temperatura servido com risotto de açafrão, legumes e molho de cogumelos porcinni ou o prato com Corte tradicional italiano (Lombo e Vazia “T-Bone”) grelhado, servido com tomate assado, gremolata e batatas fritas (servido mal passado).

Terminamos com um doce típico, neste caso o Cheesecake de ricotta com sorbet de limão e a Panna Cotta com molho de frutos vermelhos (4,5). Espaço houvesse e perdíamo-nos no Tiramisú ou nas bolas de gelado artesanal.

E boas notícias: há menu para miúdos.

Obrigatório mesmo é experimentar o cocktail de assinatura Praia do Sal, mas cuidado: é tão fresco e leve que pode perder a conta. Além disso, encontra uma carta de vinhos nacionais e italianos e uma maravilhosa sangria de limoncello, com uma bola de gelado de lima lá dentro

Email: reservas@omaggio.pt | Telefone: 210 515 800

6. O Pequeno-almoço

Apesar de ser uma unidade de hoteleira de quatro estrelas podemos afirma sem medo: o pequeno-almoço – incluído no preço – supera o que encontramos em muitos hotéis de cinco estrelas Vários tipos de pães, queijos e charcutaria, iogurtes, muesli, granola, cereais, frutas variadas, ovos, panquecas, sumos vários, bebidas quentes – vale mesmo a pena demorar neste momento e começar bem o dia.

7. Os passeios

Mesmo junto ao hotel, espreita-nos a praia dos Moinhos, onde é possível fazer kitesurf ou paddel surf. Pode sempre pegar nas bicicletas disponibilizadas pelo resort a custo gratuito e conhecer as redondezas. Ali perto, tem as Salinas do Samouco, que valem mesmo a pena uma visita (informe o hotel para receber um voucher e não pagar a visita), onde alimentam e nidificam flamingos, a chilreta, o pernilongo e o borrelho-de-coleira-interrompida, entre outros. Aqui, aproveite por isso os postos de observação de árvore espalhados ao longo do trajeto de cerca de seis quilómetros e aproveite para mostrar às crianças como é feita a produção de sal. Tem também passeios a cavalo, que pode incluir ou não uma prova gastronómica (espreite no site da Pátio do Tejo), e todos os sábados, das 9h às 10h15, há aula de yoga na praia, em frente aos desportos náuticos.

E o mais importante de tudo: não perder mesmo o momento do por do sol.


Praia do Sal Resort
Email: reservas@praiadosal.com | Telefone: 212 343 165

Palavras-chave

Mais no portal

Mais Notícias

Eduardo Gageiro, exposição e livro

Eduardo Gageiro, exposição e livro

“Dizer que somos a primeira geração de mulheres a trabalhar é uma grande treta”

“Dizer que somos a primeira geração de mulheres a trabalhar é uma grande treta”

Carro do Ano: BYD Seal ganha (quase) tudo

Carro do Ano: BYD Seal ganha (quase) tudo

PlayStation 5 Pro vai ser três vezes mais rápida

PlayStation 5 Pro vai ser três vezes mais rápida

Quase 200 farmácias recolhem hoje medicamentos para apoiar IPSS

Quase 200 farmácias recolhem hoje medicamentos para apoiar IPSS

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Um de Nós Mente’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Um de Nós Mente’

Leite de vaca: Afinal, é bom ou mau para a saúde?

Leite de vaca: Afinal, é bom ou mau para a saúde?

O curioso gosto musical do príncipe George

O curioso gosto musical do príncipe George

Hotelaria algarvia com linha de apoio de 10 ME para medidas de eficiência hídrica

Hotelaria algarvia com linha de apoio de 10 ME para medidas de eficiência hídrica

Suinicultores obrigados a declarar porcos em abril

Suinicultores obrigados a declarar porcos em abril

Filho de Pimpinha Jardim celebra 4.º aniversário

Filho de Pimpinha Jardim celebra 4.º aniversário

"Cartas da Guerra" de Lobo Antunes: Escritas do fundo do mundo num filme de Ivo M. Ferreira

A cultura é alimento. Joana Ribeiro na capa da PRIMA

A cultura é alimento. Joana Ribeiro na capa da PRIMA

Entrevista: o lado lúdico da designer Elena Salmistraro

Entrevista: o lado lúdico da designer Elena Salmistraro

Príncipes de Gales

Príncipes de Gales "devastados e chocados" com as especulações à sua volta

Exame Informática TV nº 855: As novidades da Xiaomi, Honor e o portátil transparente da Lenovo

Exame Informática TV nº 855: As novidades da Xiaomi, Honor e o portátil transparente da Lenovo

As Revoluções Francesas na VISÃO História

As Revoluções Francesas na VISÃO História

À luz das velas: 18 castiçais para tornar uma mesa mais bonita

À luz das velas: 18 castiçais para tornar uma mesa mais bonita

Luís Montenegro: Tudo sobre o homem por detrás do político!

Luís Montenegro: Tudo sobre o homem por detrás do político!

Bruna Gomes está de volta à TVI em novo programa

Bruna Gomes está de volta à TVI em novo programa

As previsões do tempo para a semana da Páscoa

As previsões do tempo para a semana da Páscoa

Dino Alves apresenta coleção na Moda Lisboa inspirada no futebol

Dino Alves apresenta coleção na Moda Lisboa inspirada no futebol

Juros a descer e agências de rating calmas. Promessa de contas certas tranquiliza investidores

Juros a descer e agências de rating calmas. Promessa de contas certas tranquiliza investidores

Dos idos de Março 62 às eleições de Março 24

Dos idos de Março 62 às eleições de Março 24

Karlie Kloss celebra o aniversário do filho mais velho, Levi

Karlie Kloss celebra o aniversário do filho mais velho, Levi

Boas companhias em forma de mesa

Boas companhias em forma de mesa

Sony PlayStation Pulse Elite: Há vida além da consola

Sony PlayStation Pulse Elite: Há vida além da consola

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Verity’

Tempos de Antena ‘Miúdos a Votos’: ‘Verity’

Os lucros históricos dos bancos em quatro gráficos

Os lucros históricos dos bancos em quatro gráficos

O outono/inverno de Luís Carvalho inspirado na natureza

O outono/inverno de Luís Carvalho inspirado na natureza

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Os lugares desta História, com Isabel Stilwell: Elvas, capital do Império onde o sol nunca se põe

Descubra a casa de uma família portuguesa em Paris

Descubra a casa de uma família portuguesa em Paris

Passatempo

Passatempo "O 25 de abril visto por ti"

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Lisboa através dos tempos na VISÃO História

Sabe o que é basorexia? Perguntas e respostas sobre um fenómeno intrigante e pouco conhecido

Sabe o que é basorexia? Perguntas e respostas sobre um fenómeno intrigante e pouco conhecido

Em “Cacau”: Sal vinga-se de Regina e espanca-a

Em “Cacau”: Sal vinga-se de Regina e espanca-a

IA vai eliminar quase meio milhão de empregos em Portugal na próxima década. Mas vai criar mais de 400 mil

IA vai eliminar quase meio milhão de empregos em Portugal na próxima década. Mas vai criar mais de 400 mil

Costa e Guterres encontram-se hoje em doação de tapeçaria portuguesa à ONU

Costa e Guterres encontram-se hoje em doação de tapeçaria portuguesa à ONU

J. L. Barreto Guimarães, Poesia para médicos

J. L. Barreto Guimarães, Poesia para médicos

MNE português rejeita que tenha havido verdadeira eleição na Rússia

MNE português rejeita que tenha havido verdadeira eleição na Rússia

"A Terra Prometida": Um épico dinamarquês, com mais uma grande interpretação de Mads Mikkelsen

Quiz VISÃO Se7e: 10 perguntas para testar a sua cultura geral

Quiz VISÃO Se7e: 10 perguntas para testar a sua cultura geral

Ainda é obrigatório algum selo no para-brisas do carro? E que documentos temos de ter connosco?

Ainda é obrigatório algum selo no para-brisas do carro? E que documentos temos de ter connosco?

Airbus apresenta protótipo da aeronave citadina CityAirbus NextGen

Airbus apresenta protótipo da aeronave citadina CityAirbus NextGen

VOLT Live: a experiência da DPD na utilização de furgões elétricos

VOLT Live: a experiência da DPD na utilização de furgões elétricos

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites