Há muito tempo que leio sobre os vários benefícios do chá verde. Acelera o metabolismo, emagrece, é diurético, previne doenças, retarda o envelhecimento… Mas, afinal, nunca tinha verdadeiramente experimentado incluir o chá verde na minha rotina. Assim que comecei a trabalhar a partir de casa devido à pandemia de Covid-19, achei que seria uma boa oportunidade para usar o tempo que gastava a deslocar-me até a redação para investir em novas experiências… E bebi chá verde todos os dias durante uma semana.

Antes de começar este meu experimento falei com a nutricionista Lilian Barros, que me disse que “os chás e infusões possuem diferentes benefícios dependendo da erva utilizada e devem ser adequados de acordo com cada caso”. No meu caso, queria testar os benefícios que já tinha lido sobre o chá verde. “Por ter um efeito termogênico e estimulante o chá verde acelera o metabolismo, ajudando ao emagrecimento. Tem também uma forte componente antioxidante o que o torna um excelente aliado da nossa saúde, bem estar”, explicou-me a nutricionista, o que me parece ótimo para o atual momento.

Mas antes de começar o teste, um alerta: “Este chá não deve ser consumido indiscriminadamente por qualquer pessoa, independentemente do seu desejo de perda de peso. Ele pode ter interferência com a elevação da tensão arterial em pessoas mais sensíveis ou interferir com a qualidade do sono nocturno quando consumido ao final do dia”, disse-me Lilian Barros. Não tenho problemas de pressão alta e estou com os meus exames em dia, e tive o cuidado de não beber o chá depois das 18h00, para não prejudicar as minhas boas noites de sono.

O chá verde nosso de cada dia

Comprei o chá verde em folhas e preparei de acordo com algumas instruções específicas. Eu uso duas colheres de chá verde para um litro e meio de água. A água não pode ser muito fria nem muito quente: a temperatura deve estar em torno dos 60 aos 85 graus celsius, que é basicamente quando as bolhinhas começam a formar no fundo da chaleira. A infusão também deve durar cerca de 5 minutos.

Para dar um sabor também adiciono limão, gengibre e hortelã. Depois, coloco o bule de chá no frigorífico para beber gelado ao longo do dia. Decidi intercalar o chá com água, e por isso um bule de um litro e meio dura 2 dias.

Resultados

Beber chá verde ao longo do dia provocou um primeiro efeito imediato: uma maior frequência de idas à casa de banho. Isso porque além de ser um chá diurético, ou seja, elimina o excesso de água e líquidos do organismo, eu também passei a consumir mais água do que costumava. E este efeito diurético teve como consequência o primeiro bom resultado: senti-me menos inchada, dia após dia.

Também senti que beber o chá verde fez o meu apetite reduzir. Talvez porque quando tinha fome durante à tarde estava a consumir algo com sabor que eliminava a necessidade de ir buscar algo para comer fora das horas das refeições.

Parei de beber cafezinho depois do almoço e o chá verde foi suficiente para me manter alerta e bem disposta durante a tarde. Isso porque também tem cafeína, mesmo que seja em menor quantidade em relação ao café. Portanto posso dizer que o chá verde contribuiu para o meu bem estar.

Depois de sete dias, senti-me bem disposta e levemente menos inchada, o que dá a impressão que emagreci. Não tenho balança em casa e não posso garantir que perdi peso com o chá verde, até porque acredito que teria que associar este hábito com uma alimentação equilibrada e rotinas de exercícios físicos. Ultimamente tenho alternado entre o chá verde e o chá de hibisco. E apesar de não beber todos os dias, acredito que o chá gelado ao longo do dia pode agora fazer parte do meu dia-a-dia.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Assine a ACTIVA e deixe-se inspirar com a oferta que preparámos a pensar em si. ASSINAR

Mais no portal

Mulheres Inspiradoras

Optometrista Vera Carneiro é consultora do Programa da Visão da OMS

A portuguesa está a contribuir para a implementação das recentes recomendações e iniciativas da Organização Mundial de Saúde e Nações Unidas, relativas aos cuidados para a saúde da visão.

Moda

8 truques de moda que aprimoram o estilo pessoal

Ganhe confiança no seu estilo com estes conselhos de styling (e não só)

Saúde

Sabe quais as funções do estrogénio e da progesterona?

Entenda como estas hormonas a podem afetar.

Saúde

5 artigos de fitness que precisa de ter em casa - e que não ocupam espaço

Quer poupar no ginásio? Confira esta seleção.

Beleza

Será esta a solução para as borbulhas?

E pontos negros.

Famílias Felizes

Famílias Felizes: vamos combater a 'ignorância' sobre o Natal?

Se dizemos tantas vezes que o Natal é para as crianças, não chegou a altura de pensarmos que esta época do ano também deve ser valorizada por nós? E recordar a essência, a sua história, é também uma forma de dar mais sentido a este tempo tão especial.

Moda

Os looks que vamos querer usar nos últimos 31 dias do ano

Inspire-se nestas sugestões.

Comportamento

9 regras para fazer um pedido de desculpa genuíno

De acordo com uma psicóloga.

Moda

15 ténis brancos aprovados para o outono

Queremos um de cada, por favor!

Saúde

Drew Barrymore começa todas as manhãs com esta bebida que divide opiniões

A atriz partilhou a sua rotina matinal, que conta com um hábito que não é consensual entre os especialistas em bem-estar.

Moda

3 acessórios de inverno que estão a tomar o street style de assalto

São os complementos ideais para qualquer visual quentinho.

Moda

Eis a deslumbrante e arrojada coleção de festa da Zara

Conheça as propostas da popular marca espanhola para recebermos a quadra festiva com muita alegria (e estilo).