Já há alguns anos que adotei o hábito da minha mãe de experimentar produtos de beleza. Por um lado faz bem para mim – estou sempre a cuidar da minha pele, atenta às mudanças e empolgada com os possíveis resultados. Por outro lado, acabei por descobrir que nem sempre o preço dita a qualidade de um produto e que aquilo que funciona muito bem para algumas pessoas, para mim pode nem fazer diferença.

Uma coisa é certa: sou fiel àquilo que gosto e, se estes produtos continuam no meu armário de skincare, é porque não os troco por nada!

Creme de contorno de olhos CIEN Q10

Já que falei na minha mãe… Este aqui foi um achado dela. Sou brasileira e vivi no outro lado do Atlântico por 25 anos, onde o Lidl (ainda) não chegou. Portanto nunca tinha ouvido falar na marca Cien. Os cremes anti-rugas Q10 já entraram em alguns rankings internacionais como os mais eficazes e com o melhor custo-benefício – inclusive numa análise da DECO Proteste de 2014 – e foi assim que a minha mãe ficou a conhecer o produto. Claro, o creme custa 2,29 euros, o que faz ser um bocado fácil sair na frente quando o quesito é “custo”, porém, para mim o benefício também é de destacar.

Com Q10, uma coenzima presente nas nossas células e que é antioxidante, o creme também tem ácido hialurónico, responsável pela manutenção da hidratação da pele, e vitamina E, que também tem ação antioxidante. Não sei se são todos estes compostos ou o simples facto de estar a hidratar especificamente esta região do rosto, mas desde que comecei a usar o creme sinto que as linhas de expressão pararam de aumentar e que a minha pele está muito mais hidratada nesta zona.

Aplico na ponta dos dedos anelares e dou leves toques ao redor dos olhos, todos os dias, à noite e de manhã. Já uso há 3 anos e depois de experimentar outros cremes para os olhos (mais caros), sempre voltei a este.

Dispositivo de limpeza facial Luna 2 mini

Faz pouco mais de um ano que experimentei o dispositivo da marca sueca Foreo. Vou ser sincera, não acreditava muito que seria algo que eu usaria no futuro – minha rotina de cuidados com a pele naquele tempo era basicamente lavar o rosto uma vez por dia com as mãos e um gel (que vou falar mais para frente). Mas depois de um mês a usar este dispositivo, mudei de ideia.

O Luna é um dispositivo de limpeza facial feito de silicone e com tecnologia de potência sônica (são 8 mil pulsações por minuto) que promete eliminar 99,5% da sujidade, óleo e pele morta. A orientação é usar à noite, com o rosto já limpo da maquilhagem, e pela manhã antes da rotina habitual de produtos de cuidado com a pele. Geralmente aplico um pouco de gel no rosto seco, molho o dispositivo e começo a usar pelo queixo, subindo para a testa e finalizando na zona do nariz. 1 minuto é suficiente e são as pulsações do próprio dispositivo que ditam o tempo de cada zona do rosto.

Mais de um ano depois, já não vivo sem. O efeito imediato foi uma pele muito mais lisa, e a longo prazo percebi uma redução nos pontos negros e borbulhas.

Loção hidratante CeraVe

Já escrevi sobre este creme hidratante aqui. Resumindo: mais um achado da minha mãe! A CeraVe é uma marca de produtos desenvolvidos com dermatologistas e que têm como base dois princípios: a combinação de três ceramidas essenciais e ácido hialurónico.

Foram duas semanas para identificar o resultado: pele definitivamente mais hidratada, principalmente nas zonas do cotovelo e joelho, que são naturalmente mais secas. Foi esse creme que acabou com o meu problema de canelas rachadas, muito comum no inverno. Costumo comprar o frasco de um litro que já tem lugar cativo no meu armário da casa de banho.

Protetor solar Eucerin Sun Gel-Creme

Indicação da farmacêutica, e que me conquistou! Este é o único produto da lista que testei há menos de um ano, mas já posso dizer que não troco. Usar protetor solar todos os dias é uma regra que assumi como definitiva há cerca de 5 anos. Mas não é fácil para quem tem pele oleosa achar um produto que não deixe a pele toda melada, principalmente quando o objetivo é usar outros produtos antes (como o sérum, o hidratante, o creme de olhos…).

Já testei muitos, uns que gostei mais do que outros. O principal para mim é que seja um protetor solar sem cor, com proteção suficiente, sem cheiro e seco. E este faz o trabalho muito bem, e por um preço justo – custa entre 10 e 15 euros.

Bioderma Sébium Gel moussant

Não posso dizer que tenho pele acneica, mas definitivamente tenho tendência à oleosidade. Por isso que a maioria dos produtos que uso são de linhas voltadas para peles oleosas ou com acne. Este gel para a limpeza do rosto ganhou-me porque, apesar de ser focado nas peles com borbulhas, não a deixa seca. Também não faz muita espuma, que para mim é um problema já que depois demoro muito mais tempo para tirar o produto da pele.

Uso com o Luna (que falei acima) e com água fria! Duas vezes ao dia, sempre antes de aplicar os meus cremes de skincare.

Palavras-chave

Assine a ACTIVA

Deixe-se inspirar, assine a ACTIVA, na sua versão em papel ou digital, a partir de €2,00 a edição. Saiba tudo aqui ASSINAR

Relacionados

Beleza

Testei - e rendi-me - a este hidratante de farmácia

Pele radicalmente mais hidratada em poucos dias.

Beleza

Testámos os gadgets de beleza que conquistaram 20 milhões de pessoas

Os dispositivos LUNA não saem dos nossos feeds de Instagram. Mas será que valem mesmo a pena? Esta é a experiência de duas jornalistas da ACTIVA.

Beleza

Tudo o que a vitamina C pode fazer (de bom) pela sua pele

E como usar!

Mais no portal

Celebridades

Tom Felton atualiza estado de saúde após ter sido transportado para o hospital

O ator de 'Harry Potter' sentiu-se mal durante uma partida de golf.

Lifestyle

Netflix cancela série com mistério por resolver

Saiba qual!

Lifestyle

55% dos portugueses gostaria de viajar com os animais de estimação

A revelação é de um estudo da eDreams.

Lifestyle

Onde acampar este outono?

Confira 10 sugestões.

Moda

Josefinas lança a mala de outono perfeita

Chama-se 'The Bucket Bag' e está disponível em três cores.

Comportamento

9 características das relações bem-sucedidas

Saiba se a sua preenche todos os "requisitos".

Saúde

Dois grandes mitos que a estão a impedir de atingir aquele número na balança

Conheça-os e saiba como os ultrapassar.

Lifestyle

BoatLovers: um barco aqui tão perto

Para tornar muito mais fácil alugar ou comprar um barco nasceu esta empresa, dos fundadores da HomeLovers.

Saúde

Viver Sem Fumo: o método criado por Cristiana Machado, que garante resultados em 15 minutos

Lifestyle

Afinal, por que motivo usamos a aliança na mão esquerda?

Explicamos tudo.

Saúde

Estes alimentos típicos da cozinha japonesa podem ajudar-nos a viver mais anos

Gosta de molho de soja? Então este artigo é para si.