A Quinta é um livro de Joanne Ramos publicado pelas Edições Saída de Emergência. Trata-se de uma leitura que aborda os sacrifícios que as mulheres são capazes de fazer por aqueles que mais amam. Através da história de várias personagens, abordam-se diferentes temáticas que poderão criar identificação com muitas leitoras.

A obra é apresentada como distopia, mas atenção que tem apenas noções leves desse subgénero. Afinal, só o conceito de espaço onde mulheres geram bebés para a elite é que pode ser considerado mais irrealista. De resto, todos os elementos são inspirados em situações reais com as quais a autora contactou. Joanne Ramos inspira-se em casos de mulheres que migraram das Filipinas para os EUA com o objetivo de trabalhar e encontrar maior qualidade de vida. Para elas e para a família que ficou no país de origem. É nestes casos que a autora reflete sobre os muitos sacrifícios que são feitos, sobre a forma como estas mulheres são usadas e sobre as comunidades que acabam por formar.

Jane é a protagonista, mas Ate, Reagan e Mae também têm grande destaque. São mulheres que se colocaram para segundo planos por diferentes motivos. Sendo assim, é inevitável que tenhamos maior ligação com umas e não tanto com outras. Mesmo assim, entende-se os motivos das quatro. É curioso ver as cooperações obtidas e forma como, por vezes, se usam umas às outras. A autora faz assim pensar que qualquer pessoa pode ser manipulada, sendo para isso apenas necessário saber com que traços de personalidade se deve jogar.

Ao longo da leitura, somos sempre levados a refletir sobre alguns dilemas morais. O que as personagens fizeram foi correto? O que faríamos nós se estivéssemos naquela situação? Seríamos capazes de perdoar? Conseguiríamos fazer tal sacrifício? Qual o limite do amor? Tudo isto, e muito mais, faz-nos perceber que , só em situações limite, temos verdadeiro conhecimento de quem nós somos e do que somos capazes de fazer ou até aguentar. 

Joanne Ramos cria uma história interessante, mas que tem a sua maior força nas personagens e nas ligações que estabelecem. Existem momentos que podem parecer demasiado parados devido às reflexões feitas, mas que fazem sentido no contexto geral. Uma leitura pertinente e agradável. 

Sinopse:
Golden Oaks é um retiro luxuoso onde as mulheres encontram todo o tipo de serviços: refeições orgânicas, professores de fitness, massagens diárias – e tudo a custo zero. De facto, quem aqui reside ainda recebe uma elevada quantia de dinheiro. A contrapartida? Durante nove meses não pode deixar o espaço, os seus movimentos são monitorizados e tem de cortar os laços com a sua vida anterior enquanto se dedica a uma única tarefa: produzir o bebé perfeito para os clientes super-ricos. Jane, uma imigrante das Filipinas, está desesperada por um futuro melhor quando, depois de um processo rigoroso, é selecionada para ser “Hospedeira” em Golden Oaks – ou na Quinta, como os residentes lhe chamam. Mas grávida, frágil e preocupada com o bem-estar da sua
família, Jane está determinada a contactar os seus. No entanto, se deixar a Quinta, perde a recompensa financeira que poderia mudar a sua vida para sempre.

Palavras-chave

Mais no portal

Moda

Inspire-se no que há de novo nestas marcas de moda populares

A nova estação traz muitas novidades e estas marcas dão o mote para o que vamos querer usar nos dias quentes.

Exclusivo
Beleza

Bárbara Corby: "Considero que a beleza vem de dentro"

A influencer é o novo rosto da Vichy em Portugal, depois de ter sido embaixadora digita da marca durante algum tempo. Em conversa com a ACTIVA falou sobre o novo papel e a a relação que tem com o mundo da beleza.

Imagem de Sucesso

Como usar o cinto para modernizar looks e valorizar a silhueta

Quer seja fino, grosso, de metal ou de couro, o cinto pode ser um grande aliado para no que toca ao styling.

Mulheres Inspiradoras

Joana Pessoa: um novo fado

É fadista desde os 15 anos, mas isso está longe de resumir a sua vida. Estivemos à conversa sobre escolhas, caminhos, filhos, divórcio, destino, amor, velhice, para voltarmos ao fado e fecharmos o círculo. Levei-lhe quase quatro horas de vida. É o que dá conversar com uma das mulheres mais interessantes que já entrevistei.

Celebridades

O momento exato em que o palácio anunciou a morte do duque de Edimburgo

Algumas pessoas já foram deixar flores nos portões de Buckingham para homenagear Philip, que morreu nesta quinta-feira, 9 de abril. Veja as primeiras imagens.

Comportamento

Existem quatro tipos de vinculação num relacionamento - saiba qual é o seu

Este tipo de apego é construído na infância e pode acabar por ter repercussões na vida adulta.

Lifestyle

O guia de cinco passos para começar a praticar o "self-care"

Este tipo de cuidados consigo mesma é capaz de gerar mais qualidade de vida e bem-estar.

Celebridades

Os motivos para a polícia ter ido nove vezes à mansão de Meghan e Harry na Califórnia

O afastamento da família real trouxe vários problemas de segurança para a vida dos duques de Sussex nos Estados Unidos.

Moda

Estas novidades de moda prometem fazer furor nos meses quentes

São mais de 20 artigos que aliam elegância, estilo e cor. A combinação ideal para receber a primavera.

Moda

Conheça esta coleção de roupa sustentável para a primavera/verão

Com direção criativa de Sara Carbonero.