A Odisseia de Baldassare é um livro de autoria de Amin Maalouf galardoado com vários prémios. Agora, surge numa nova edição pelas mãos da Marcador, surgindo com uma imagem mais moderna. Esta é uma obra que remete para o século XVII e que tem Baldassare Embriaco como protagonista. Trata-se de um homem que culto, instrospetivo, que acaba por se deixar envolver fortemente nas superstições de que o mundo poderá acabar em 1666, o chamado “Ano da Besta”,

Como forma de encontrar a salvação divina. Baldassare inicia uma viagem para recuperar um livro que possuirá uma informação vital. O centéssimo nome de Deus. Este é o mote para uma aventura que se tornará maior do que o objetivo final que tinha sido definido. 

A obra é escrita na primeira pessoa, num registo de diário de viagem em que o protagonista relata os acontecimentos, descreve os locais por onde passa, as pessoas que conhece, obstáculos que encontra e pensamentos com os quais se debate. É graças a este relato intimista que ficamos a conhecer melhor o homem e percebemos que esta viagem física é também inteletual e espiritual. Baldassare passa por uma grande transformação, resultado da experiência e do confrontos com ideiais.

É uma história cativante para quem gosta de História. Os factos são apresentados de forma cativante, misturando curiosidade com tensão, emoção e até humor. As questões morais apresentadas continuam a ser pertinentes e falam sobre diferenças culturais, religiosas, sobre o que é certo e errado, o que é o sacrifício e a felicidade. 

Ler este livro foi uma boa surpresa. A Odisseia de Baldassare entrelaça entretenimento com informação, ao mesmo tempo que nos faz questionar sobre a nossa própria conduta. Sobre o que faríamos se estivéssemos no lugar das personagens. Uma obra que merece receber atenção.

Sinopse:

Existem noventa e nove nomes para Deus no Alcorão. Será possível que haja um centésimo nome secreto? Neste conto de magia e mistério, de amor e perigo, a missão final de Baldassare é encontrar o segredo que pode salvar o mundo. Antes do amanhecer do apocalíptico «Ano da Besta».

Em 1666, Baldassare Embriaco, um comerciante levantino genovês, embarca numa aventura que o levará por todo o mundo civilizado, de Constantinopla, através do Mediterrâneo, até Londres, pouco antes do Grande Incêndio.

A missão urgente de Baldassare é localizar uma cópia de um dos livros mais raros e cobiçados alguma vez impressos, um volume chamado O Centésimo Nome, cujo conteúdo é considerado de vital importância para o futuro do mundo. Existem noventa e nove nomes para Deus no Alcorão, e saber este centésimo nome mais secreto irá, acredita Baldassare, garantir a sua salvação.

Palavras-chave

Mais no portal

Celebridades

Não vai acreditar nos visuais das Kardashians nas primeiras aparições públicas

Veja a evolução das mulheres do clã Kardashian-Jenner na passadeira vermelha (e na vida).

Moda

Este é o visual favorito das influencers portuguesas para dias passados em casa

Muitas das mulheres portuguesas mais influentes nas redes sociais estão rendidas a este "uniforme trendy" do confinamento.

Lifestyle

6 dicas para reduzir encargos com o crédito habitação

O crédito habitação e as despesas que estão associadas a este contrato representam uma fatia significativa do orçamento das famílias.

Moda

Irina Shayk arrasadora em sobrecamisa com efeito envernizado

Descobrimos de onde é esta peça, que custa menos de 40 euros.

Fora da Caixa

A técnica de finalização ideal para cabelos encaracolados, ondulados e crespos

Uso-a para aplicar tudo, desde leave-ins, passando por óleos, a cremes hidratantes.

Celebridades

Karol Conká saiu do BBB - Quem vamos odiar agora?

"Cancelada" é a palavra de ordem e o reality show brasileiro parece intensificar este hábito (perigoso) da internet.

Moda

Como não amar as novas Josefinas?

A marca portuguesa apresenta um novo modelo de calçado.

Celebridades

Mia Farrow sobre alegados abusos sexuais de Woody Allen: "Eu própria não conseguia acreditar"

Novo documentário traz revelações inéditas.

Finanças de A a Z

Os hábitos financeiros que devemos evitar a todo o custo

O novo episódio da rubrica Finanças de A a Z foca-se nas práticas que são inimigas da estabilidade financeira.

Nas Bancas

Bárbara Tinoco: "As mulheres mais novas têm tudo a aprender com as mais velhas"

Uma conversa imperdível com a cantora e compositora de 22 anos.

Editorial

Beleza com saúde física e mental

"A nossa magia está muito mais naquilo que transmitimos do que naquilo que somos. E o amor próprio é o melhor tratamento". O editorial deste mês de Natalina de Almeida, a diretora da ACTIVA.

Moda

Esta cor foi a grande estrela da Semana da Moda de Nova Iorque

Saiba como usá-la.